GESTÃO DO HOSPITAL PÚBLICO *REGIONAL, QUE PARECE SER SÓ *MUNICIPAL: “Falta coragem e sobra cumplicidade”

Publicado por: suporte


Divinews:Ao que parece, o prefeito Vladimir quer terceirizar a gestão do Hospital, entregando-o a uma organização social. Qual a sua opinião?
 
Gigante: A experiência de terceirização no Brasil é lastimável, permeada por denúncias de corrupção, nepotismo, desvio de dinheiro público para financiar campanhas eleitorais, apadrinhamento político e serviço de má qualidade. Penso que não é a melhor opção. Paralelamente, o Supremo Tribunal Federal tem dado mostra de que a terceirização do atendimento à saúde fere a Constituição Federal, visto ser uma responsabilidade inerente à função do Estado.
 
Divinews: Recentemente a SEMUSA promoveu uma visita de técnicos à Uberlândia para conhecerem a realidade daquela cidade. Foi noticiado que todos voltaram encantados com a terceirização da saúde pública lá adotada. Qual sua opinião sobre esse resultado?
 
Gigante: Ledo engano! A Justiça Federal determinou o cancelamento do contrato de terceirização, a prefeitura de Uberlândia teve que reassumir o serviço, sobrando-lhe um rombo de R$ 300 milhões decorrentes de dívidas trabalhistas e previdenciárias não quitadas pela Organização Social envolvida na terceirização. Não podemos correr tal risco em Divinópolis, pois isto poderia levar a municipalidade à insolvência.
 
Divinews: Então qual é a saída para o hospital regional?
 
Gigante: A pactuação de assistência à saúde, definida entre os entes federados, determina que o Governo do Estado se responsabilize pelo tratamento hospitalar. O Governo de MG possui a Fhemig – Fundação Hospitalar do Estado de Minas Gerais, que administra hospitais públicos em Belo Horizonte e hospitais regionais no interior. Nada mais natural que a Fhemig, com a sua experiência de quarenta anos, assuma também a gestão do nosso HP. No entanto, infelizmente, a maioria de nossos políticos não quer cobrar esta responsabilidade de seus parceiros no Palácio da Liberdade. Sobra cumplicidade e falta coragem. Preferem jogar toda a culpa no Governo Federal, que, diga-se de passagem, também tem pouca vocação para a saúde pública.
 
Divinews: Na Audiência Pública desta última terça-feira (19) a representante da Gerência Regional de Saúde/MG disse que a Fhemig está impossibilitada de assumir a gerência do hospital regional, por determinações legais. Qual a sua opinião?
 
Gigante: Interessante, pois esta proposta do Sintram já esta colocada há mais de seis meses e só agora surge esta informação. Por outro lado, sabemos de inaugurações de hospitais regionais administrados por governos de vários estados espalhados por este Brasil afora. Será que a lei só impede em Minas Gerais? Se existe ilegalidade é preciso informar qual o dispositivo afetado para uma análise jurídica pertinente.    
 

Continua depois da publicidade

 

* O hospital é Regional, portanto, nas decisões os prefeitos e secretários de saúde dos municípios que serão atendidos, em tese, deveriam participar, contudo, todas as decisões são emanadas somente através dos gestores da saúde do município de Divinópolis.

Continua depois da publicidade
Continua depois da publicidade

comentários

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

🛈 Aviso sobre comentários no Divinews

Os comentários publicados nesta página são de inteira responsabilidade de seus autores. O Divinews Portal de Notícias Ltda não se responsabiliza pelas opiniões, acusações, ofensas ou informações expressas por terceiros.

Comentários que contenham conteúdo difamatório, injurioso, racista, discriminatório, ameaçador ou que incentivem a violência poderão ser removidos sem aviso prévio.

Em caso de requisição judicial, o Divinews fornecerá às autoridades competentes as informações de identificação do usuário, incluindo o endereço de IP da máquina utilizada, conforme prevê a legislação brasileira.

Continua depois da publicidade

artigos  relacionados