Por não pagamento dos servidores hoje, 18 (sexta-feira); Sintram envia Nota de Repúdio para Prefeitura de Divinópolis

Publicado por: Redação

Como anteriormente noticiado pelo Divinews de que o pagamento dos servidores públicos municipais seria realizado neste dia 18, sexta-feira. Fato este que não ocorreu. E também o Divinews nesta última quinta-feira (17), também noticiou que não seria feito, através da matéria “Pagamento dos Servidores Municipais de Divinópolis, condicionado a vários SE”, após entrevista com a secretária de fazenda. Em consequência deste não pagamento, o SINTRAM emitiu uma Nota de Repúdio, explicando que: “Há  sete dias, a diretoria do sindicato se encontrou com o prefeito Galileu Machado, ouvindo dele a garantia de que nesta sexta-feira (18), seria completado o pagamento de dezembro, como também garantiu que até o fim de janeiro será quitado o 13º salário”, foi com base nesta reunião que o Divinews divulgou que o pagamento seria realizado nesta sexta-feira (18)

 

Continua depois da publicidade

LEIA TAMBÉM

Pagamento dos servidores municipais de Divinópolis condicionado à vários “SE”

 

NOTA DE REPÚDIO

O Sindicato dos Trabalhadores Municipais de Divinópolis e Região Centro-Oeste (Sintram) vem a público manifestar seu veemente repúdio pela falta de pagamento dos servidores municipais. Há sete dias, a diretoria do Sindicato se encontrou com o prefeito Galileu Machado, ouvindo dele a garantia de que nesta sexta-feira (18), seria completado o pagamento de dezembro, como também garantiu que até o fim de janeiro será quitado o 13º.

Contrariando a afirmação do próprio prefeito, a Prefeitura não vai fazer nenhum depósito nesta sexta-feira para os trabalhadores. Mais uma vez, o município argumenta que a culpa é do governo do Estado, que não estaria repassando as verbas para o município.

Não resta dúvida que o governo do Estado tem sido irresponsável com as prefeituras e vem promovendo desde a administração anterior o confisco de recursos que pertencem aos municípios. Entretanto, também não há dúvidas de que as prefeituras que se prepararam para atravessar esse período de crise, com gestões enxutas e administrando com responsabilidade e honestidade o dinheiro público, estão pagando seus servidores rigorosamente em dia.

Ao contrário de agir com o rigor que o momento exige, o prefeito Galileu Machado e a Câmara Municipal agiram irresponsavelmente com a aprovação de uma reforma administrativa que teve como alvo apenas aumentar o salário de uma única servidora, que percebia pouco mais de R$ 5 mil e, agora, tem vencimentos próximos a R$ 12 mil. Além disso, Galileu reconduziu às suas funções todos os ocupantes de cargos comissionados que haviam sido exonerados para viabilizar a implantação da reforma. Ou seja, a reforma foi apenas um jogo de cena para beneficiar uma única servidora, não trazendo nenhum resultado prático, quer seja na economia de recursos para o município, quer seja na melhoria do atendimento ao cidadão.

Vale destacar que o salário tem natureza alimentar, condição que faz ser injustificável qualquer medida que cause algum dano ao servidor ou irregularidade no depósito dos vencimentos. É pertinente apontar que outro princípio constitucional que predomina neste fato em tela é o da isonomia entre os servidores públicos, não existindo nesta condição a classificação que estabeleça algum tipo de prioridade para o pagamento dos salários.

Diante de um quadro sem perspectiva, com o Executivo não mantendo o que é apalavrado e a cada dia arrochando ainda mais os servidores, o Sintram repudia veementemente a atitude do prefeito e sua equipe econômica e pede mais responsabilidade com o trabalhador e com o cidadão. A falta de pagamento não gera transtorno somente para os servidores, tem reflexo direto no atendimento público, no comércio da cidade e praticamente em toda engrenagem que move a cidade.

O Sintram espera, também, que a Câmara Municipal saia de sua zona de conforto e tome atitudes em defesa dos servidores, não ficando apenas nos discursos fisiologistas que não passam a porta do plenário. Que os nobres parlamentares legislem mais em favor das causas coletivas e menos em favor dos interesses pessoais e de grupos políticos.

Por fim, o Sintram, como legítimo representante do servidor público de Divinópolis, aguarda que essa situação seja regularizada com o enxugamento efetivo da máquina pública, numa gestão transparente e eficiente. O funcionalismo está cansado dessa falta de perspectiva e compromisso. Somos nós, servidores, que estamos arcando mensalmente com juros e tantos transtornos devido a esses atrasos, vivenciando mês após mês uma total falta de respeito por parte da administração municipal.

 

 

Entre no grupo do Whatsapp do Divinews e fique por dentro de tudo o que acontece em Divinópolis e região

comentários

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Estamos felizes por você ter escolhido deixar um comentário. Lembre-se de que os comentários são moderados de acordo com nossa política de privacidade.

Continua depois da publicidade