400 autuações foram lavradas por descumprimento das normas sanitárias em Divinópolis (veja imagens)

Publicado por: Redação

A Secretaria Municipal de Saúde  (Semusa), por meio da Vigilância em Saúde, divulgou nesta segunda-feira (29), o balanço do plantão fiscal em Divinópolis na última sexta (27), sábado (27) e domingo (28). Segundo a pasta foram realizadas 410 fiscalizações nos dois últimos finais de semana. (Confira as imagens ao fim da reportagem)

Neste último final de semana, de 26 a 28 de março, fiscais da Vigilância Sanitária realizaram 130 inspeções com o registro de 100 infrações, sendo 94 festas e aglomerações. Na área conhecida como 49, aproximadamente 20 pessoas foram conduzidas à delegacia pela Polícia Militar. Foram registradas infrações em duas clínicas de bronzeamento, dois supermercados e dois bares. Uma clínica de bronzeamento foi interditada.

Continua depois da publicidade

De 15 a 19 de março, os fiscais da Vigilância realizaram 280 fiscalizações, que terminaram em 20 infrações registradas e oito interdições. Entre os estabelecimentos que foram infracionados estão quatro lojas, quatro clínicas de estética, três lanchonetes/restaurantes, três bares, dois salões de beleza e outros como escola, academia, fábrica e construção civil. Quatro estabelecimentos de estética foram interditados, mais dois salões de beleza, uma loja e uma escola.

Denúncias Improcedentes

O volume de denúncias improcedentes, 66 somente no último final de semana, dificulta o trabalho da fiscalização. A grande maioria das denúncias improcedentes se referem a “perturbação do sossego” e não a aglomerações.

De acordo com a gerente de Vigilância Sanitária, Tatiane Freitas, os fiscais realizam fiscalização de denúncias que se referem às aglomerações de pessoas e/ou funcionamento irregular de estabelecimentos que descumprem os decretos restritivos relacionados à Onda Roxa. “Infelizmente muitas pessoas estão confundindo som alto com aglomeração. Uma denúncia improcedente faz com que a equipe de fiscais se desloque até um local em que não há aglomeração, e deixe de estar presente em um local que realmente está com aglomeração de pessoas”, explicou.

O art. 15, do Decreto nº 14.291/21 que mantém a Onda Roxa, diz que “qualquer cidadão que tiver conhecimento de irregularidade sanitária ou descumprimento de medidas de prevenção à COVID-19, previstas neste Decreto ou outros atos regulares, poderá denunciar por meio do Aplicativo App Divinópolis ou via Whatsapp, no número (37)99111-0030, por mensagem”.

Mas o mesmo artigo diz ainda que “denúncias falsas serão objeto de investigação própria e, se for o caso, instauração de procedimento criminal competente”.

 

 

 

Entre no grupo do Whatsapp do Divinews e fique por dentro de tudo o que acontece em Divinópolis e região

comentários

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Estamos felizes por você ter escolhido deixar um comentário. Lembre-se de que os comentários são moderados de acordo com nossa política de privacidade.

  1. Anônimo disse:

    Não havia aglomeração no 49. As pessoas estavam esparramadas pela beira do rio em grupos de 3 ou 4. A polícia chegou e obrigou todos a se aglomerarem para as duas agentes vigilância sanitária pegar os nomes. Foi uma operação midiática!!!

    1. Anônimo disse:

      ce tava la neee

  2. Francisco disse:

    O pior é que a atual administração, parece que esqueceu um pouco da cidade, basta dar uma passada lá na avenida Divino Espírito Santos, e ver a situação dos canteiros centrais, totalmente abandono, maior matão em pleno centro da cidade…..😞😞😞

Continua depois da publicidade