A Câmara Municipal de Cláudio realiza, durante a sessão plenária hoje (6), a eleição para o cargo de 2º secretário da Mesa Diretora. A votação está marcada para as 18h, no Plenário Paulina Dutra Alves, e será transmitida ao vivo pelos canais oficiais do Legislativo, permitindo que a população acompanhe o processo.
A eleição ocorre após a vacância do cargo, em razão do pedido de desligamento do vereador Evandro da Ambulância (PL), que deixou a função por motivos de foro pessoal.
Vaga foi aberta após renúncia de Evandro da Ambulância
O cargo de 2º secretário ficou vago após o vereador Evandro da Ambulância (PL) formalizar seu desligamento da Mesa Diretora. Com isso, a Câmara precisou convocar uma nova eleição para preencher a função e garantir a continuidade dos trabalhos administrativos do Legislativo.
O parlamentar que for eleito exercerá o cargo até o fim do mandato da atual Mesa Diretora, previsto para 31 de dezembro de 2026.
Maurilo do Sindicato é o único candidato
Encerrado o prazo para registro das candidaturas, apenas o vereador Maurilo do Sindicato (PL) apresentou requerimento para disputar a vaga.
Antes da votação, o pedido de registro da candidatura será lido em plenário, conforme determina o rito previsto pelo Regimento Interno da Câmara Municipal.
Eleição será aberta e por votação nominal
A escolha do novo 2º secretário será realizada por votação nominal e aberta, seguindo as normas do Regimento Interno da Casa Legislativa.
Para ser eleito, Maurilo do Sindicato precisará obter maioria simples dos votos dos vereadores presentes à sessão. Caso todos os 11 parlamentares participem da votação, serão necessários pelo menos seis votos favoráveis para a confirmação no cargo.
Função integra a Mesa Diretora da Câmara
O cargo de 2º secretário faz parte da composição da Mesa Diretora, órgão responsável pela condução dos trabalhos legislativos e administrativos da Câmara Municipal.
Entre as atribuições da função estão o auxílio nos expedientes oficiais da Casa, a organização dos registros administrativos, o apoio às atividades regimentais e a colaboração na condução dos trabalhos durante as sessões legislativas.
A definição do novo integrante da Mesa Diretora garantirá a recomposição do colegiado responsável pela administração do Poder Legislativo de Cláudio até o encerramento do atual mandato.






