Divinópolis realiza 1ª Feira de Libras com curso focado em inclusão e educação bilíngue

Evento promovido por alunos do curso básico reuniu comunidade surda, visitantes e destacou a importância da Língua Brasileira de Sinais.

Publicado por: Redação

Foi realizada em Divinópolis na última semana, dia 28 de maio, a primeira edição da Feira de Libras de 2025. Organizado pelos estudantes do Curso Básico de Libras oferecido pela Superintendência Regional de Ensino (SRE) de Divinópolis, o evento teve como objetivo promover a inclusão e valorizar a Língua Brasileira de Sinais (Libras) como instrumento de cidadania e comunicação.

Com carga horária de 180 horas/aula, o curso acontece às segundas e quartas-feiras na Escola Estadual Dona Antônia Valadares, sob a orientação do professor Luiz Mar, especialista em Letras Libras.

Continua depois da publicidade

A feira reuniu visitantes, membros da comunidade surda da cidade e região, além da participação do presidente da Sociedade dos Surdos de Divinópolis, Gabriel Valerio. Durante o evento, foram ressaltadas a relevância da Libras na vida cotidiana das pessoas surdas e a urgência de ampliar sua presença em espaços educacionais e institucionais.

Dentre as atividades realizadas, houve jogos interativos em Libras, apresentações sobre a história da educação de surdos, legislações específicas, alfabeto sinalizado, expressões faciais, variações regionais da linguagem e configurações de mãos — elementos fundamentais na comunicação visual.

Foto: Professores e estudantes do Curso Básico de Libras em Divinópolis, que ocorreu na Escola Estadual Dona Antônia Valadares. – Reprodução/Internet.

Apesar dos avanços, a comunidade surda ainda carece de maior apoio para que a inclusão plena se concretize, especialmente no acesso à educação e nos serviços públicos. Um exemplo de referência na região é a AAVIDA, única escola especializada para surdos no Centro-Oeste mineiro, que oferece ensino bilíngue a crianças e adultos.

Os alunos responsáveis pela feira agradeceram à direção da Escola Dona Antônia Valadares por disponibilizar o espaço para a realização do curso, à SRE Divinópolis pelo apoio institucional, ao professor Luiz Mar pela condução das aulas e à comunidade surda e aos visitantes pela presença e troca de experiências.

#LibrasDivinópolis #FeiraDeLibras2025 #EducaçãoInclusiva #ComunidadeSurda #LibrasÉDireito #InclusãoSocial #SREDivinópolis #AAVIDA

Continua depois da publicidade
Continua depois da publicidade

comentários

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

🛈 Aviso sobre comentários no Divinews

Os comentários publicados nesta página são de inteira responsabilidade de seus autores. O Divinews Portal de Notícias Ltda não se responsabiliza pelas opiniões, acusações, ofensas ou informações expressas por terceiros.

Comentários que contenham conteúdo difamatório, injurioso, racista, discriminatório, ameaçador ou que incentivem a violência poderão ser removidos sem aviso prévio.

Em caso de requisição judicial, o Divinews fornecerá às autoridades competentes as informações de identificação do usuário, incluindo o endereço de IP da máquina utilizada, conforme prevê a legislação brasileira.

Continua depois da publicidade

artigos  relacionados