Câmara de Divinópolis voltar ter tradução em sinais de libras com aprovação de Projeto de Lei

Publicado por: Redação

Por: Dafne Siqueira ->

Foi aprovado na Câmara de Divinópolis, na tarde de ontem, quinta-feira (08), na Câmara de Divinópolis, o projeto que altera a lei 7.625/2012 que dispõe sobre obrigatoriedade de treinamento em sinais de LIBRAS em órgãos especificados no município de Divinópolis. O projeto é de autoria do vereador Zé Luiz da Farmácia, que em seu discurso citou a importância dessa inclusão, relacionando a lei com o evento da posse do atual presidente Jair Bolsonaro, quando sua esposa Michele Bolsonaro foi intérprete de LIBRAS em seu discurso.

Continua depois da publicidade

Esteve presente durante a votação a primeira e única intérprete de LIBRAS que a Câmara de Divinópolis já teve, a professora Andréia Martins. Em 2012, foi iniciado um projeto de inclusão para a interpretação, através do Setor de Comunicação Especial mas o projeto foi interrompido em 2014. A professora se entusiasma, para ela a aprovação desse projeto foi uma conquista, durante a entrevista ela ressalta a importância dessa inclusão com a nova alteração da lei. “É um direito que a pessoa surda tem de ser inserida na sociedade”, afirma.

O autor do projeto vereador Zé Luiz da Farmácia também se pronuncia sobre a aprovação. “Nosso desejo é que não só quem estiver aqui no plenário, mas também quando as reuniões estiverem sendo transmitidas, através dos canais de TV, que elas possam ser informadas”, disse. Para ele é muito importante a inclusão das pessoas com deficiência auditiva no meio político, para que possam estar sendo informadas e estarem por dentro de tudo que ocorre nas reuniões, interagindo e compreendo a sua importância na sociedade.

Por corte de despesas, o ex-vereador Rodyson do Zé Milton (PSDB), quando presidente da Câmara cortou a participação de tradutor de libras.

Entre no grupo do Whatsapp do Divinews e fique por dentro de tudo o que acontece em Divinópolis e região

comentários

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Estamos felizes por você ter escolhido deixar um comentário. Lembre-se de que os comentários são moderados de acordo com nossa política de privacidade.

Continua depois da publicidade