Segundo informações da Assessoria de Comunicação da Superintendência da Policia Federal em Minas Gerais, a operação de combate as abuso sexual infantojuvenil na qual cumprido um mandado de busca e apreensão na cidade de Curitiba, no Paraná, a investigação foi feita por policiais federais de Divinópolis a partir de informações recebidas da Policia Civil. Com isso foram iniciadas investigações pela Polícia Federal que revelaram indícios de que imagens contendo cenas de abuso sexual infantojuvenil estejam sendo produzidas mediante extorsão vinda de outro país.
A Operação Schutz, de combate aos crimes de produção e compartilhamento de arquivos contendo abuso sexual infantojuvenil, alcançou também Divinópolis, já que ao menos três vítimas são da região. Contudo, a PF não informou de quais cidades.
Ainda de acordo com a PF, em razão do envolvido residir no exterior, será necessária a cooperação internacional para que ele responda pelos crimes de produzir, armazenar e compartilhar material contendo cenas envolvendo abuso sexual infantil e, se condenado, pode receber a pena de até dezoito anos de reclusão.
A PF reitera o alerta aos pais e responsáveis sobre a importância de monitorar e orientar seus filhos no mundo virtual e físico, protegendo-os dos riscos de abusos sexuais. A prevenção é fundamental para garantir a segurança e o bem-estar das crianças e adolescentes.






