Publipost: XVI Festival de Gastronomia Rural de Itapecerica será realizado de 30/5 a 2/6

Publicado por: Redação

De 30 de maio a 2 de junho, fim de semana do feriado de Corpus Christi, será realizado o XVI Festival de Gastronomia Rural de Itapecerica, cidade considerada o “berço cultural do Centro-Oeste mineiro”. O evento, referência no gênero em toda Minas Gerais, é uma das maiores festas do estado, atraindo todos os anos milhares de turistas da região e de todo o país. A abertura oficial será realizada no dia 30 de maio, às 19 horas, em frente à Prefeitura.

Cozinheiros, quitandeiras, agricultores, produtores de queijos, linguiças, cachaças e artesãos locais são o elenco principal da tradicional festa. As grandes estrelas do festival, que ocupa as ruas e praças centrais do município, caprichosamente ambientada com cenografia típica, são os mais de 70 pratos diferentes, preparados com as mais variadas iguarias da cozinha regional e transmitidos de geração em geração, repletos de história e sabor. O evento celebra todo o processo que leva o alimento do campo à mesa, destacando a importância dos ingredientes locais, muitos deles produzidos por pequenos agricultores do município.  O melhor da culinária da roça é oferecido em barracas, tendas, bares e restaurantes.

Continua depois da publicidade

A verdadeira jornada gastronômica oferece pratos como angu mole com molho de carne desfiada e couve, carne de porco na lata com farofa, linguiça, chouriço, buchinho recheado, moranga recheada com carne da roça, arroz com suã, costelão com milho e batata ao molho com arroz, feijão tropeiro, frango com quiabo e angu de milho, além de doces e quitandas. Também há opções de bebidas produzidas artesanalmente, como cervejas e cachaças.

Durante o festival são realizadas oficinas culinárias com chefs de renome, entre eles Flávio Trombino, do restaurante Xapuri, Marcia e Elzinha Nunes, do restaurante Dona Lucinha, ambos de Belo Horizonte, nacionalmente conhecidos, o chef Toninho Lacerda, do Senac Minas, e muitos outros. Nas oficinas, os chefs preparam deliciosas receitas diante dos olhos do público.

Além das comidas típicas, o festival apresenta uma excelente programação cultural, com diversos artistas locais e regionais e outros de renome nacional, como Mococa e Paraíso, Alan e Alex, Roberta Miranda, Falcão e Vardel, Duduca e Dalvan, Bruno Rosa e, fechando com chave de ouro, a dupla sensação do momento, Clayton e Romário.

O Festival de Gastronomia Rural tem grande relevância no fomento da economia local, uma vez que, além de todo o giro de capital ocorrido na festa em si, movimenta todo o setor de comércio e serviços da cidade, como hotelaria, supermercados, salões de beleza, lojas de roupas e sapatos, entre outros.

Itapecericanos e turistas podem se preparar para um evento grandioso, com uma infraestrutura de excelência, gastronomia e shows musicais de primeira linha.

O XVI Festival de Gastronomia Rural de Itapecerica, apresentado pela Cemig, é realizado pela Prefeitura Municipal de Itapecerica, por meio da Secretaria Municipal de Cultura, Turismo e Esportes, com gestão da Trium Brasil e Espaço Ampliar, patrocínio da Multimarcas Consórcios e Temperos NaPanela e apoio de demais empresas e instituições.

 

Entre no grupo do Whatsapp do Divinews e fique por dentro de tudo o que acontece em Divinópolis e região

comentários

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Estamos felizes por você ter escolhido deixar um comentário. Lembre-se de que os comentários são moderados de acordo com nossa política de privacidade.

  1. Mariana Rodrigues Almeida Amaral disse:

    Estou animada para ir conhecer

Continua depois da publicidade