Anvisa lança painel preços de medicamentos; farmácias e drogarias não podem cobrar valor acima do permitido

Publicado por: Lorena Moura

A Anvisa lançou um inovador painel de consulta de preços de medicamentos no Brasil, visando simplificar o acesso da população aos valores máximos permitidos pela Câmara de Regulação do Mercado de Medicamentos (CMED). Em comunicado, a Anvisa enfatizou que farmácias, drogarias, laboratórios, distribuidores e importadores não têm permissão para cobrar acima dos preços estabelecidos pela CMED.

Anteriormente, a lista de preços máximos permitidos estava disponível no portal da Anvisa e era atualizada mensalmente. Com o novo painel, os consumidores agora podem fazer consultas mais específicas, utilizando o nome do medicamento, o princípio ativo ou o número de registro.

Continua depois da publicidade

Caso os consumidores identifiquem preços acima do permitido em algum estabelecimento, a orientação da agência é que encaminhem uma denúncia à CMED, contribuindo para o monitoramento do mercado e coibindo práticas abusivas.

A Anvisa esclarece que o painel tem como objetivo auxiliar na consulta de preços de medicamentos, mas não substitui as listas oficiais de preços publicadas mensalmente.

O Preço Máximo ao Consumidor (PMC) é o valor máximo permitido para a venda de medicamentos em farmácias e drogarias, enquanto o Preço Máximo de Venda ao Governo (PMVG) é estabelecido para vendas de medicamentos listados ou por decisão judicial. Este corresponde a um desconto mínimo obrigatório em relação ao Preço Fábrica (PF), que é o valor máximo pelo qual um laboratório ou distribuidor pode comercializar um medicamento no mercado brasileiro.

Fonte: Agência Brasil

Entre no grupo do Whatsapp do Divinews e fique por dentro de tudo o que acontece em Divinópolis e região

comentários

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Estamos felizes por você ter escolhido deixar um comentário. Lembre-se de que os comentários são moderados de acordo com nossa política de privacidade.

Continua depois da publicidade