Por depredarem Palácio do Planalto e insuflar avanços contra o Congresso e STF, moradores de Divinópolis são condenados a 14 anos de prisão

Publicado por: Redação

O Supremo Tribunal Federal (STF) condenou mais 15 pessoas, entre elas estão duas de Divinópolis, Odiceia Andrade Campos e Marco Afonso Campo dos Santos, por suposta participação nos atos de 8 de janeiro de 2023 – O julgamento que ocorreu em plenário virtual  terminou com três votos contra e oito votos a favor de que os denunciados pela PGR  fossem condenados a 14 anos de prisão, 12 anos e seis meses de reclusão e mais 1 anos e seis meses de detenção, e a pagar multa de 1/3 do salário mínimo por 100 dias, ou seja, R$ 47 mil reais, no total, isso além de também pagar uma indenização ao Estado no valor de R$ 30 milhões, compartilhado com os demais condenados.

Marco Antônio Campo dos Santos, de 61 anos é apontado pela PGR como um dos manifestantes que supostamente depredou o interior do Palácio do Planalto e insuflou os demais a avançarem contra os prédios do Congresso e do STF.

Continua depois da publicidade

O morador de Divinópolis (MG), “destruiu e concorreu para a destruição, inutilização e deterioração de patrimônio da União, fazendo-o com violência à pessoa e grave ameaça, emprego de substância inflamável e gerando prejuízo considerável para a vítima”, segundo relatório do inquérito.

Odiceia Andrade e Marco Afonso após prisão em Brasília, e após terem sidos denunciados pela PGR  estavam em liberdade provisória, sob medidas cautelares e usando tornozeleira eletrônica, além de estarem proibidos de transitar livremente, tanto no país quando viagens para o exterior, e  também usarem as redes sociais. Contudo, por descumprimento das restrições,  em março, o ministro Alexandre de Moraes, instou que Odiceia prestasse depoimento à PF.

No julgamento, a maioria dos ministros seguiu o voto do relator, ministro Alexandre de Moraes, pela aplicação de penas entre 14 e 17 anos de prisão aos réus pelos crimes de abolição violenta do Estado Democrático de Direito, golpe de Estado, dano qualificado, deterioração do patrimônio tombado e associação criminosa armada. Até o momento, 188 réus já foram condenados.

De acordo com a PGR, o grupo participou das invasões e contribuiu para a depredação das sedes dos Três Poderes agindo de “forma multitudinária, por sugestão e imitação” de uns para com os outros. “Todos atuavam em concurso de pessoas, unidos pelo vínculo subjetivo”, apontou o MPF nas alegações finais.

O voto do ministro Alexandre de Moraes foi acompanhado integralmente pelos ministros Gilmar Mendes, Dias Toffoli, Cármen Lúcia, Luiz Fux e Flávio Dino. Já os ministros Cristiano Zanin e Edson Fachin acompanharam o relator com ressalvas, enquanto os ministros André Mendonça, Nunes Marques e Barroso.

Barroso afirmou, no voto, divergir parcialmente de Moraes para afastar a condenação pela abolição violenta do Estado Democrático de Direito, afirmando que “as circunstâncias factuais objetivas descritas nos autos se moldam unicamente” ao crime de golpe de Estado e “não aos dois tipos penais concomitantemente, considerada a tentativa de deposição do governo legitimamente constituído, por meio de violência ou grave ameaça”.

 

Entre no grupo do Whatsapp do Divinews e fique por dentro de tudo o que acontece em Divinópolis e região

comentários

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Estamos felizes por você ter escolhido deixar um comentário. Lembre-se de que os comentários são moderados de acordo com nossa política de privacidade.

  1. Valdemar disse:

    É cômico quando se lê no início da informação: ” “suposta participação”, se ela estava presente, foi presa no local, não há dúvida, que sua condenação, não foi injusto. Sem anistia para golpista!!

  2. Anônimo disse:

    O Brasil pais mais corrupto do mundo , soltam todos os ladrões da lava jato , tomara que robam mais e continuem robando mais , a final foi bando de analfabetos e pobres que colocaram Lula pra roubar .

  3. Claudio Caetano disse:

    As sentenças e penas atribuídas pelo STF aos manifestantes da direita são exageradas e não se enquadram para caracterizar os supostos crimes. Não houve a caracterização de crimes relativos à abolição violênta do estado democrático do direito, golpe de estado e associação criminosa armada. Poderia ocorrer a condenação pelos crimes de dano qualificado e deterioração do patrimônio tombado desde que exista provas reais e cabais como fotos, vídeos e testemunhas. O simples fato de se encontrar no local dos fatos não pode ser caracterizado como crime. Será que a pretensão do Judiciário é a intimidação. A competência para julgar tais processos não é de alçada do STF.

  4. GERALDO MAJELA PRIMO disse:

    Que a punição sirva de exemplo para muitas outras viúvas da ditadura que residem em Divinópolis.

  5. Odivino dos ganjo disse:

    A toga será disfeita porque não são compatíveis para darem esta condenação a els

  6. Cristina disse:

    Em junho de 2006 , cerca de 500 integrantes do MST invadiu o prédio do congresso em Brasília quebrando móveis, obras de arte e até carro. Na época Lula era o presidente e pediu pra liberar todos. Eram pra estarem todos presos isso sim.

  7. Anônimo disse:

    O Cabral pegou 400 anos e esta de boa em casa.
    Isso sim é justiça

  8. Valter venancio disse:

    Estes golpistas terão muitos e longos anos para se penitenciarem de seus crimes!!!

  9. Josimar disse:

    Supostamente, então vcs querem nos convencer que nada aconteceu que o que houve foi um piquenique.

  10. Anônimo disse:

    Enquanto isso no país de justiça ao invasores de um órgão público ( e nada que o mst nunca tenha feito ) assassinos de toda espécie, estupradores, assaltantes, tiradores de vida por um celular etc, saem livre leves e soltos em audiência de custódia, a todos vcs que estão aplaudindo tomara que um da família de vocês venham a( e num futuro próximo ) passe pelo o que estou falando, vamos ver vices aplaudirem ladrão que tirou a vida de um familiar e sair todo serelepe curtindo a vida…

  11. Núcia Gouvea disse:

    Sou a favor que eles sejam penalizados nas creio ser exagerado essas sentenças,pois muitos que cometem crimes ediondos estão soltos,como os médicos de Minas gerais que traficaram órgãos humanos ou ainda dois perigosos traficantes soltos por um dos ministros do STF,sendo um de cada vez..

  12. Luiz scalco disse:

    Como disse o xandao. Esses são os únicos terroristas que filmam e produz provas contra si. Será que acharam que ia sair barato esses atos de vandalismos? Esperto foi bolsonaro que colocou fogo e tocou gasolina pra apagar e foi embora pros braços do pateta e do tio patinhas kkkkkkkk. Se lascaram.

  13. Hemerson Silva Ferreira disse:

    Parabéns em parte,falta prender o incitador deste bando. O bozolixo é o principal culpado de tudo isso.

  14. Hemerson Silva Ferreira disse:

    Parabéns em parte à justiça brasileira,más falta prender o líder do bando. O incitador destes animais o bozolixo. Enquanto este animal não for preso de verdade digo que a justiça brasileira está devendo ao nosso país.

  15. ZILDA MARIA DE ARAUJO RIBEIRO disse:

    Infelizmente, temos no Brasil muita gente que apoia os políticos que geraram essa situação e comungam com esses que depedraram as instituições públicas, que são bens de todos os brasileiros em 08 de Janeiro.
    A punição é merecida. Quem planta colhe é colhe o que plantou. No caso, queriam tolher a nossa liberdade de escolher o Governo brasileiro e perderam a liberdade deles.
    A punição eu acho adequada. Porém, acho pequeno o número dos condenados. Muitos outros estavam lá ou viabilizando meios para o acontecido.

  16. Janete disse:

    Parabéns ao Ministro Alexandre de Moraes.

  17. Janete disse:

    Parabéns!
    Muito orgulho dos magistrados. Sobretudo ao Ministro Alexandre de Moraes.

  18. Janete disse:

    A plantação é livre, mas a colheita é obrigatória.
    Se a pena não for aplicada, tal ação será banalizada e daqui um pouco, outro colonizado fará o mês.o.
    O intimidador é colonizador segue fazendo lavagem cerebral por todo país.
    Enquanto nesse País misturar política com pseudo religião, estare.os nas mãos desses doentes. Prova disso é o número de “Igrejas levantadas a cada esquina”.Certo seria que todas pagassem impostos. Pois se tornaram palcos de lavagens de dinheiro. Verdadeiros ladravazes.

  19. Anônimo disse:

    Covardia isso dai

  20. Anônimo disse:

    Covardia isso aí, porque ninguém aguenta mais tanta injustiça e roubo no Brasil, como todos sabem que houve roubo nas urnas resolveram fazer justiça com as próprias mãos

  21. Conceição Aparecida do Amaral Amaral disse:

    Divinópolis cidade Linda e respeitada.
    Divinews parabéns

  22. Weliton Andrade disse:

    Deveriam estar no conforto de seus lares mas acreditaram num golpista que não está preocupado com a pele dos outros.
    Salvando a sua é que importa

  23. ADEMIR ANTONIO STEDILE disse:

    Boa ,essas penas são muita brandas,o certo seria 30 anos ou mais,o Gado do inelegível dessa vez dançou bonito

  24. Joaquim smaral disse:

    Foi pouco deveria ser condenados 100 anos

  25. CELIA MARIA PEREIRA CARDOSO disse:

    Parabéns aos magistrados

  26. Gustavo disse:

    Vai ser TAPADA heim kkkkkkkkkkkkk

  27. CLAREL DA SILVA disse:

    Sair do sul de minas gerais pra cometer crimes em outro estado, e mesmo depois das restrições impostas, cometeram crimes de desobediência, como resultado: privação da liberdade, é mais do justo.

Continua depois da publicidade