Setor Varejista prevê crescimento de 17% nas vendas para o período da Páscoa

Publicado por: Jhenifer Gonçalves

A Páscoa neste ano será comemorada no dia 31 de março e é uma das datas mais importantes do comércio varejista de alimentos, movimentando o comércio não apenas pelo chocolate, ovos e doces que caracterizam a Páscoa. O evento reúne as famílias em refeições feitas com receitas tradicionais, especialmente os pescados. De acordo com uma pesquisa realizada pelo Núcleo de Pesquisa e Inteligência da Fecomércio junto ao comércio varejista de Minas Gerais, 75% dos comerciantes varejistas do segmento alimentício, acreditam que as vendas serão melhores ou iguais ao último ano e projetam um aumento de 17% nas vendas.

No Centro-Oeste, o Sindicato do Comércio Varejista – SinComércio prevê um movimento positivo para a data, visto que as vendas na Páscoa são boas para o varejo porque movimentam muito além dos presentes. O período influencia ainda o consumo de frutos do mar, pescados, massas, refrigerantes, sucos, vinhos, azeites e até mesmo decorações temáticas. A pesquisa realizada em toda Minas Gerais aponta os itens de maior saída como sendo: caixa de bombom (23,9%), ovo de Páscoa (22,5%), barra de chocolate (9,9%), carnes (8,5%), peixes (8,5%), doces, bolos e bebidas de chocolate (4,9%), ovos de galinha (4,9%).

Continua depois da publicidade

A pesquisa revela que a maioria dos consumidores deixam para ir às compras na semana da Páscoa, o que pode indicar que aproveitam o máximo período que antecede para pesquisar preços. A opinião da maioria dos empresários, sendo 74,6% deles, mostrou que o consumidor prefere realizar as compras na semana da data e ainda tem uma parcela que vai esperar a data comemorativa passar para aproveitar os preços melhores.

41,5% dos comerciantes se dizem impactados pela data, e já iniciaram as vendas de Páscoa, em especial, minimercados, mercearias, armazéns, padaria, açougues e peixarias, hipermercados/supermercados, comércios de bebidas e hortifrutigranjeiros.

Comércio aberto

Para atender à crescente demanda dos consumidores para com a data, na sexta-feira da Paixão de Cristo, 29 de março, o comércio varejista de gêneros alimentícios e empresas do comércio varejista estabelecidas no Shopping Pátio Divinópolis poderão utilizar da mão de obra de seus funcionários, desde que requeiram, junto ao Sincomércio, o Certificado de Adesão à cláusula autorizativa, comprometendo seguir as orientações contidas na referida convenção coletiva. A convocação ou o trabalho de empregados na ausência do certificado poderá resultar nas penalidades previstas na Convenção Coletiva de Trabalho, por adesão – Opção de Trabalho em Feriados, celebrada entre os sindicatos patronal e profissional.

Entre no grupo do Whatsapp do Divinews e fique por dentro de tudo o que acontece em Divinópolis e região

comentários

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Estamos felizes por você ter escolhido deixar um comentário. Lembre-se de que os comentários são moderados de acordo com nossa política de privacidade.

Continua depois da publicidade