‘CHAME A FRIDA’: 7º DPC de Divinópolis lança a atendente virtual da PCMG para mulheres em situação de vulnerabilidade à sua integridade física

Publicado por: Redação

 

A Polícia Civil de Minas Gerais (PCMG), por meio do 7º DPC em Divinópolis, realizou na manhã desta sexta-feira (08), no dia Internacional da Mulher,  o evento de lançamento do aplicativo “Chame a Frida”, um projeto virtual de vanguarda, que tem como objetivo atender imediatamente as mulheres em situação de vulnerabilidade à sua integridade física.

Continua depois da publicidade

O atendimento virtual “Frida” viabiliza a denúncia de casos de violência contra mulheres via Whatsapp. Por meio do “Frida”, as mulheres conseguem solicitar agendamento para formalizar medidas protetivas, solicitar cópia das medidas, tirar dúvidas sobre as leis que garantem seus direitos e punem os agressores. Também podem ser feitas denúncias de agressões a crianças, adolescentes, idosos e pessoas com deficiência. Tudo é ocorre via atendimento automático. O sistema é monitorado 24h por um policial de plantão. Frida tem um menu com diversas opções, identificando a necessidade de atendimento imediato. Por ele, a vítima pode também enviar sua localização. As respostas automáticas que esclarecem dúvidas e dão orientações foram baseadas na realidade de atendimento contando com a experiência de sua criadora, a escrivã da polícia civil Ana Rosa Campos, que atua em casos de violência contra a mulher. O aplicativo é acessível para mulheres analfabetas, por meio de áudio e fotos.

Flávio Destro, o delegado chefe do 7 Departamento de Policia Civil, explicou que o projeto já estava implantado em Itaúna, e que agora, além de Divinópolis, está em Pará de Minas Formiga e Nova Serrana, que são cidades sedes do seu departamento. Porém, já está em estudo que outros municípios também recebam o ‘Chame a Frida’, de forma gradativa. Já quanto aos crimes praticados contra a mulher, Destro avaliou que pela dedicação da equipe que se empenham muito também neste tipo de ocorrência, ele nota uma redução.

A Delegada Regional de Nova Serrana, Angelita Oliveira, ao usar a palavra no praticável se emocionou muito, indo às lagrimas. Já na entrevista, disse que é muito difícil trabalhar, vendo no dia a dia a agressão que as mulheres são vitimas e por isso a emoção no lançamento da ‘Frida’, avaliando que o aplicativo vai contribuir muito para a diminuição dos índices de violência contra a mulher, e citou que o Brasil ocupa o 5 lugar em feminicídio no mundo.

A vice-prefeita de Divinópolis, Janete Aparecida, presente no evento representando o Executivo, como sempre,  falou sobre o tema, elogiando a ação da PCMG. Além de falar sobre a atuação da Secretaria Social no atendimento às mulheres socialmente em condições de vulnerabilidade. Acrescentou ainda o pleito do município junto ao Governo Federal em politicas especificas direcionadas para a mulher.

A deputado estadual Lohanna França, expressou alegria pelo convite feito a ela, pela Policia Civil de Minas Gerais (PCMG), através do chefe do 7 Departamento,  Flávio Destro de estar presente em momento tão especial, no evento de lançamento do ‘Chame a Frida’. A parlamentar aproveitou o momento para expressar preocupação diante de um dado de uma pesquisa publicada pelo Senado, mostrando que apenas 24% das mulheres brasileiras e 21 das mineiras têm conhecimento da Lei Mari da Penha.

Abertura do evento de lançamento ‘CHAME A FRIDA’

Delegado Flávio Destro, chefe do 7º Departamento da Policia Civil

 

Delegada Angelina – Regional de Nova Serrana

Deputada Estadual – Lohanna França (PV)

Vice-prefeita de Divinópolis – Janete Aparecida

 

Entre no grupo do Whatsapp do Divinews e fique por dentro de tudo o que acontece em Divinópolis e região

comentários

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Estamos felizes por você ter escolhido deixar um comentário. Lembre-se de que os comentários são moderados de acordo com nossa política de privacidade.

Continua depois da publicidade