Depois de chuvas intensas em Itapecerica, Defesa Civil alerta para risco de enchentes em Divinópolis

Publicado por: Redação

O Rio Itapecerica, um dois rios que cortam a cidade, está experimentando um notável aumento de 45 cm em seu nível neste início de ano, após as constantes chuvas que têm marcado este mês de janeiro. O alerta emitido pela Defesa Civil nesta manhã de segunda-feira (15) destaca a possibilidade de um impacto considerável do volume de água na cidade, após as intensas precipitações em Itapecerica–MG.

A situação exige uma atenção especial das famílias que residem nas áreas ribeirinhas, uma vez que o Rio Itapecerica encontra-se atualmente 45 cm acima do nível considerado normal. A Defesa Civil reafirmou seu compromisso de monitorar de perto as condições climáticas na região e enfatiza a importância de a comunidade se cadastrar no sistema de alerta, acessível por meio de mensagem de texto (SMS). Basta enviar o CEP da residência para o número 40199.

Continua depois da publicidade

O desafio histórico enfrentado pelo Rio é evidente, uma vez que costumava demandar um aumento de pelo menos dois metros para transbordar. No ano passado, apenas 94 cm acima do normal já representavam uma ameaça ao leito, possivelmente devido ao assoreamento. O registro da maior enchente em 1985 permanece vívido na memória dos moradores mais antigos de bairros ribeirinhos, e em 2018, a água invadiu casas e áreas como o Parque da Ilha e Campo do Flamengo, destacando a necessidade de cautela diante das variações no nível do Rio Itapecerica.

Leia também:

Entre no grupo do Whatsapp do Divinews e fique por dentro de tudo o que acontece em Divinópolis e região

comentários

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Estamos felizes por você ter escolhido deixar um comentário. Lembre-se de que os comentários são moderados de acordo com nossa política de privacidade.

Continua depois da publicidade