Convênio: Ministério da Saúde quer adotar práticas de sucessos do CIS-URG Oeste a nível nacional

Publicado por: Redação

O prefeito de Itaguara e Presidente do CIS-URG Oeste, Donizete Chumbinho, mais o Secretário Executivo, José Marcio Zanardi, e o Coordenador de Frotas, Arthur Medeiros, estiveram em Belo Horizonte para assinatura de um convênio de parceria entre o Consórcio e o Ministério da Saúde – O objetivo do convênio é para estudar a viabilidade de implementar  práticas de sucessos que já são realizadas diariamente pelo CIS-URG Oeste, para que sejam incorporadas no SAMU em nível nacional.

Os procedimento adotados pelo SIS-URG Oeste, vão de encontro às intenções do Ministério da Saúde de reformular e inovar as estratégias e políticas nacionais das urgências e emergências.

Continua depois da publicidade

O convênio de R$3 milhões vale a partir de janeiro, tem duração de um ano e foi assinado pela Ministra da Saúde, Nísia Trindade Lima, e pelo prefeito de Itaguara e Presidente do CIS-URG Oeste, Donizete Chumbinho.

Os recursos serão utilizados no estudo, pesquisas, seminários e na aplicabilidade dos procedimentos na gestão de frotas, processos, administração, uso de tecnologias, medicamentos, ultrassom nas ambulâncias e diversas outras ações cotidianas do CIS-URG Oeste, todas comprovadas por documentos apresentados ao Ministério e através de recente visita de representantes do Governo Federal à sede do Consórcio, em Divinópolis.

O Coordenador de Frotas do CIS-URG Oeste, Arthur Medeiros, enaltece que a manutenção, conservação e renovação da frota é um trabalho diário e que ambulâncias podem ir além do transporte de pacientes. “Com o uso do aparelho de ultrassom nas ambulâncias, nas Unidades de Suporte Avançado (USA), conseguimos ampliar e qualificar o primeiro atendimento da urgência. Agiliza o diagnóstico e salva vidas. Será um ganho enorme para o atendimento do SAMU em todo o Brasil”.

José Marcio Zanardi, secretário executivo do CIS-URG Oeste, explica que o desafio é grande, mas gratificante. “As inovações nos responsabilizam, inclusive financeiramente. A partir desse convênio, acreditamos ainda mais que vamos contribuir para expandi-las Brasil afora, como o SUS, que hoje está no plano ideal do atendimento integral à população. Zelamos pela qualidade, rapidez e abrangência, fazendo bom uso do dinheiro público, ao mesmo tempo em que o trabalho é impactante na vida das pessoas”, completa.

Para o Presidente do Consórcio e Prefeito de Itaguara, Donizete Chumbinho, trata-se de um momento histórico. “A parceria entre o Consórcio e o Ministério da Saúde demonstra o excelente trabalho realizado pelo CIS-URG Oeste. Mais que isso, valoriza todos os profissionais, conselheiros e colaboradores que fazem parte destes quase 10 anos do Consórcio. Parabéns à nossa direção, que é exemplo de capacidade e competência. A oportunidade de contribuir para a expansão da política de urgência e emergência é algo muito importante, para os municípios, para Minas Gerais e para todo o Brasil”.

Entre no grupo do Whatsapp do Divinews e fique por dentro de tudo o que acontece em Divinópolis e região

comentários

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Estamos felizes por você ter escolhido deixar um comentário. Lembre-se de que os comentários são moderados de acordo com nossa política de privacidade.

Continua depois da publicidade