Escola municipal do Bairro São Roque é atacada por enxame de abelhas, esclareceu os Bombeiros; aulas são suspensas

Publicado por: Redação

Em Nota,  a  Secretaria  Municipal de Educação, esclareceu que na tarde de ontem, quarta-feira (27), o Centro Municipal de Educação Infantil (CMEI) Oficina da Criança, localizada no Bairro São Roque, sofreu um ataque de enxame de ‘zangões’, sendo necessário acionar o Corpo de Bombeiros e suspender as  aulas  por dois dias. Hoje, quinta-feira (28) e amanhã, sexta-feira (29), a escola estará fechada para dedetização. Contudo, posteriormente os Bombeiros informaram que o ataque foi de abelhas, pouco comum na região. 

Por volta das 07h50 de ontem (27), uma equipe do Corpo de Bombeiros Militar em Divinópolis foi acionada através da central de atendimento de emergências 193, pela direção do Cmei, para realizar uma vistoria em exame de insetos. A atividade de vistoria tem como finalidade avaliar o risco que um determinado exame oferece à circunvizinhança e estudar a melhor forma remover e em, último caso, exterminar o enxame de insetos. Segundo solicitante, após a chuva do período matutino, os insetos ficaram alvoroçados, saindo de um barranco nas adjacências e se aproximando das áreas de grande circulação das crianças do CMEI.

Continua depois da publicidade

Diante do exposto, os bombeiros, devidamente equipados, isolaram o local para avaliar a situação. Após a captura de uma das abelhas, foi possível averiguar que se tratava de uma espécie de abelhas pouco comum na região. Essa espécie em questão são de abelhas escuras, e que, apesar de não defensivas, possuem ferrão e são grandes em comparação com as abelhas mais comuns da região (europa, jataí, manduri, etc). Foi constatado que as abelhas fizeram colmeia por diversos buracos no terreno, possivelmente causada pela chegada da primavera, ou até mesmo a recente alteração brusca de clima, devido a sua característica natural de terreno arenoso, tornando a captura impossível.

Portanto, foi necessário proceder com a aplicação de uma substância venenosa para em diversos pontos e realizar o extermínio dos insetos que colocavam as crianças em riscos. Foi recomendado ao solicitante que mantivesse o local fechado nos próximos dias, dado o tempo de reação do veneno exterminador. Após este período, a equipe se disponibilizou para nova vistoria, caso fosse necessário. Não havendo risco, será recomendado a abertura do local.

Segundo especialistas o mais comum são ataques de abelhas, já que o número de zangões em uma colmeia é ínfimo. Os zangões só servem para acasalamento com a rainha e depois morrem.

 

Entre no grupo do Whatsapp do Divinews e fique por dentro de tudo o que acontece em Divinópolis e região

comentários

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Estamos felizes por você ter escolhido deixar um comentário. Lembre-se de que os comentários são moderados de acordo com nossa política de privacidade.

  1. Antonio [email protected] disse:

    O que acho Engraçado, é que em toda Matéria, não foi Citado o nome da CIDADE.
    DESCUIDO OU INCOMPETÊNCIA??.

Continua depois da publicidade