Inovação: CSSJD inicia implantação de assinaturas por meio de certificados digitais nos prontuários eletrônicos de pacientes

Publicado por: Redação

O Complexo de Saúde São João de Deus – CSSJD na vanguarda da inovação tecnológica em processos de informatização. A instituição iniciará mais uma etapa da transformação digital, em beneficio da segurança do paciente, alinhada à tecnologia, com a implantação de assinatura através Certificados Digitais nos Prontuários Eletrônicos do Paciente – PEP em todas as unidades e serviços.  

Atualmente, o profissional realiza todo o preenchimento do PEP online e, posteriormente imprime os prontuários para as devidas assinaturas. Com o novo procedimento,  inicialmente, os membros do Corpo Clínico e Equipe Assistencial receberão uma certificação digital e credenciamento do sistema, em que haverá liberação de acesso de acordo com cada função. Após a conclusão dessa etapa, as assinaturas passam a ser também no sistema. Com isso a instituição passa a ter todos os  processos totalmente automatizados, eliminando documentos em papel.

Continua depois da publicidade

Os benefícios aos pacientes são inúmeros, com destaque para a segurança, pois sua implantação acelerará não apenas o atendimento, como também a automação dos processos de internação e hotelaria, aplicação de medicamentos e farmácia, com integração aos processos da área assistencial, trazendo redução de custos com a criação de fluxos e melhora do desempenho, uma vez que as operações passam a ser realizadas com mais precisão e redução nos erros e na execução de tarefas em duplicidade.

A expectativa é que em outubro todo o percurso do paciente no hospital esteja por meio eletrônico. “Teremos várias melhorias nos processos internos visando maior segurança aos nossos clientes, desde a assinatura de documentos por meio de tablets nas recepções até a alta do paciente. Todos os profissionais assinarão os documentos por meio de certificado digital, passando por medicação à beira leito com checagem através da leitura da pulseira do paciente e código de barras da medicação, garantindo que o medicamento foi realmente prescrito para aquele paciente, finalizando com o envio de SMS com o receituário. Com isto, poderemos afirmar que temos um prontuário totalmente eletrônico, e, por conseguinte retirar os documentos impressos, nos tornando hospital PaperLess” explica o Gerente de T.I., Webert Salvino.

As vantagens devem se estender ao hospital, como economia financeira, praticidade dos processos aos profissionais, gerando consequentemente agilidade no atendimento, e confiabilidade, uma vez que no sistema de Gestão Hospitalar e Prontuário Eletrônico (SOULMV/MVPEP), cada usuário do sistema recebe um código de acordo com sua certificação para acessá-lo.

Com essa implantação, o CSSJD tem como objetivo reduzir em 50% o número de impressões mensais, passando de 600 mil para 300 mil, isso significa uma economia de R$ 45 mil por mês para a instituição. Como um de seus pilares, com adoção dessa prática, o hospital vem ampliando mais sua atuação nas práticas de ESG, que englobam empresas com atuação permeada por princípios Ambientais, Sociais e Governança. “Essa é uma revolução que chega à Divinópolis através do CSSJD, porque apenas quem tem contato com esta tecnologia consegue perceber o avanço que teremos na gestão assistencial dos nossos pacientes, seja para uma consulta, cirurgia ou tratamento. É um valor assistencial inestimável. Fico emocionada de trazermos uma tecnologia de última geração para essa região sendo o segundo filantrópico do Estado, a possuir tal inovação que nem grandes centros de Belo Horizonte possuem, em sua vasta maioria. Novamente, é o CSSJD preocupado com a segurança e melhoria assistencial dos pacientes”, destaca a Diretora Presidente do CSSJD, Elis Regina Guimarães.

A solução é tão eficiente que tem sido um importante fator para que hospitais de diferentes localidades conquistem a certificação da Healthcare Information and Management Systems Society – HIMSS, a maior associação de informática em Saúde do mundo que, por meio do certificado Electronic Medical Record Adoption Model (EMRAM), avalia o nível de maturidade dos hospitais em relação à adoção do Prontuário Eletrônico do Paciente, sendo a expectativa do CSSJD a certificação nível 6, ainda neste ano e, para 2024 chegar ao último patamar, o nível 7, em que é preciso ser um hospital totalmente digital, ou seja, sem papel (paperless).

A implantação dessas tecnologias é vista como uma forma de garantir a segurança do paciente e promover inovação no hospital, seguindo a visão do hospital de “consolidar-se como um dos melhores Complexos de Saúde filantrópicos do Brasil em gestão assistencial promovendo conhecimento, inovação e excelência em processos”.

Entre no grupo do Whatsapp do Divinews e fique por dentro de tudo o que acontece em Divinópolis e região

comentários

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Estamos felizes por você ter escolhido deixar um comentário. Lembre-se de que os comentários são moderados de acordo com nossa política de privacidade.

Continua depois da publicidade