Diretoras da UPA Divinópolis adotam ‘Plano de Contingência’, para oficializar atrasos de atendimentos de pacientes no “Protocolo de Manchester”

Publicado por: Redação

Em oficio encaminhado ao Ministério Público, copiando também ao Conselho Regional de Medicina de Minas Gerais (CRM-MG), mais o Consorcio Intermunicipal de Saúde Oeste (SAMU), além da Secretaria Municipal de Saúde, e ainda o Diretor de Regulação em Saúde, mais o Presidente do Conselho Municipal de Saúde (CMS), e  o Presidente da Comissão de Saúde da Câmara. A Diretora Técnica da UPA de Divinópolis, Ludmila Pizzigatti,  junto com a  Gestora Hospitalar, Leila Mara Rabelo, instauraram um Plano de Contingência em Atendimento Médico da UPA Divinópolis – Sob a justificativa de que, diante do número reduzido de médicos plantonistas o formato de atendimento ao público será alterado nos próximo 15 dias, já com inicio nesta sexta-feira (09) – No documento, elas já alertam que haverá atraso no atendimento e o Protocolo de Manchester não será seguido.

Plano de Contingência

Continua depois da publicidade

O plano de contingência de um órgão público é um planejamento de caráter preventivo e alternativo. Ele tem a finalidade de atender determinado evento inesperado. Identifica as ações necessárias para que o evento impacte o mínimo possível a oferta dos serviços à população.

O plano de contingência tem que apontar de maneira clara as ações e também as responsabilidades para o enfrentamento daquele momento. O documento deve orientar, organizar e dar as respostas necessárias para intervir, controlar e combater as consequências e seus impacto. Ele é temporário e transitório.

Responsabilidade

A gestão administrativa da UPA Padre Roberto é do IBRAPP. Porém, a gestão plena é do município, por meio da Secretaria de Saúde, e do próprio prefeito. O Plano de Contingencia foi delineado pelos dois.

 

 

 

Entre no grupo do Whatsapp do Divinews e fique por dentro de tudo o que acontece em Divinópolis e região

comentários

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Estamos felizes por você ter escolhido deixar um comentário. Lembre-se de que os comentários são moderados de acordo com nossa política de privacidade.

Continua depois da publicidade