Bom exemplo: Edson Vilela, prefeito de Carmo do Cajuru diz: “Eu cuido do meu município, mas me preocupo é com a região”

Publicado por: Redação

Se é verdade a frase que diz que cada cidade tem o prefeito que merece, podemos afirmar com segurança que a população de Carmo do Cajuru tem motivos de sobra para se orgulhar. Edson Vilela vem desenvolvendo um trabalho de excelência e se tornou exemplo para o  país. Durante entrevista ao Divinews, ele comentou sobre o esforço para transformar o município e a preocupação com o desenvolvimento da região Centro-Oeste.

Edson Vilela conversou com o Divinews durante quase 1 hora e deu uma aula sobre o que deve ser de fato o trabalho de um prefeito. Destacou que, nos últimos anos, vem se empenhando para colocar Carmo do Cajuru em um outro patamar e afirmou que, atualmente, a cidade está importando mão de obra e “só não trabalha quem não quer”.

Continua depois da publicidade

O foco desse terceiro mandato de Edson é o desenvolvimento econômico de Carmo do Cajuru. Para isso, disse estar apostando em melhorias na infraestrutura da cidade. Além disso, concilia o trabalho na prefeitura com os cargos de presidente da Amvi, Associação dos Municípios do Vale do Itapecerica e de vice-presidente da ABM, Associação Brasileira de Municípios. Edson contou que o foco principal do trabalho dele é Carmo do Cajuru, obviamente, mas a intenção é atuar em favor de toda a região Centro-Oeste, contribuindo para o desenvolvimento das cidades e do estado.

O prefeito de Carmo do Cajuru enxerga que a região é “a bola da vez”. Ele diz que empresários reclamam do esgotamento da infraestrutura da região metropolitana de Belo Horizonte e, por isso, o eixo da rodovia MG-050 tem potencial para atrair investimentos e empresas. Mas para os políticos aventureiros de plantão, Edson ensina: “o resultado do trabalho não vem do dia pra noite. É um processo gradual”.

No segundo mandato consecutivo, desde 2017 Edson afirma que trabalha para mudar as legislações municipais de Carmo do Cajuru. O objetivo, segundo ele, é dar segurança jurídica ao empreendedor e, com isso, atrair mais empresas para a cidade. E o esforço tem dado certo. Inúmeras empresas que tinham sede em Divinópolis resolveram mudar de cidade e migraram pra Cajuru. A cidade também recebeu milhões de reais em investimentos com a implantação de diversas indústrias, que geraram milhares de empregos. E outros projetos estão à caminho, conforme adiantou Edson, ao dizer que em breve vai ter início a construção de uma fábrica voltada para a produção de antibióticos. A indústria fármaco-química quer atender clientes de todo o país e trabalhar também com exportação.

O crescimento de Carmo do Cajuru caminha a passos tão largos que até a Cemig tem tido dificuldade em acompanhar o desenvolvimento da cidade. Tanto é que, segundo o prefeito, um dos gargalos do município é garantir fornecimento de energia para as indústrias interessadas em se instalar por lá. Edson contou que arregaçou as mangas e foi “brigar” com a Cemig para que fosse implantada, em Cajuru, uma subestação elétrica, para conseguir suprir a demanda de energia na cidade.

Carmo do Cajuru sempre foi conhecida como se de um importante pólo moveleiro. Edson disse que a vocação da cidade para a produção de móveis continua, mas o foco da prefeitura hoje é diversificar o portfólio industrial da cidade, colocando o município em outro patamar, conquistando a atenção de investidores de vários setores. Por isso, Cajuru conquistou tantas empresas nos últimos anos.

E enquanto alguns gestores públicos inexperientes só trabalham nas redes sociais, o prefeito de Carmo do Cajuru afirma que a fórmula para conseguir transformar as cidades demanda esforço dos políticos. O desenvolvimento controlado gera empregos e aumenta a renda dos trabalhadores. Com mais dinheiro circulando, a economia de todo o município se aquece. E o ciclo de crescimento continua.

Como está no segundo mandato seguido, Edson não pode mais se candidatar à reeleição. Na disputa de 2024, ele adiantou que não irá se afastar da política e deve indicar um substituto. Alguns nomes já estão sendo avaliados e o atual prefeito afirma que pretende continuar atuando, de alguma forma, para contribuir com o desenvolvimento de Carmo do Cajuru e da região.

Edson se tornou um político requisitado. Virou exemplo e frequentemente recebe visitas de comitivas de outras cidades que querem aprender a fórmula de desenvolvimento de Cajuru. Um dos pontos mais discutidos é o projeto “Cidades Inteligentes”. O prefeito disse que a iniciativa permitiu melhorias em vários setores da cidade. Citou o caso das escolas, que já possuem reforços na segurança. Câmeras de vídeo-monitoramento foram espalhadas pelo município e interligadas com o sistema da PM. “Se um carro roubado entra em Cajuru, ele não chega nem até o centro da cidade. Imediatamente a viatura da polícia é avisada e consegue agir de forma rápida para proteger a população”, disse ele.

“Nós só vamos ser um país melhor quando educarmos as pessoas”, afirmou o prefeito durante a entrevista. Ele destacou que Carmo do Cajuru já oferece ensino integral para 50% dos alunos e pretende melhorar ainda mais os números até o fim da gestão. Para finalizar, Edson comentou a situação da linha férrea que corta Carmo do Cajuru, e mais uma vez, mostrou que tem uma visão diferenciada de gestão e liderança. O prefeito explicou que a cidade já “aprendeu a conviver” com a passagem dos trens, e que a transposição da linha férrea custaria mais de R$ 200 milhões. “Vamos pegar esse dinheiro e investir em saúde, educação e infraestrutura”, disse ele, explicando que o foco sempre será desenvolver a cidade e tornar Cajuru um lugar melhor para a população.

 

Entre no grupo do Whatsapp do Divinews e fique por dentro de tudo o que acontece em Divinópolis e região

comentários

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Estamos felizes por você ter escolhido deixar um comentário. Lembre-se de que os comentários são moderados de acordo com nossa política de privacidade.

  1. 171 disse:

    Uai divinews , tem algo de errado ai.
    estao levantando a bola e elogiando um bolsonarista, um antilula ?

    o mundo da voltas

  2. Helena sousa disse:

    Obrigado por ter feito sua cidade exemplo de competência legislativa Que tal se candidatar por Divinópolis Precisamis parar estas insinuações de
    Incomoenticia de “ tictalk

Continua depois da publicidade