Complexo de Saúde São João de Deus absorve serviços de hemodinâmica, que era terceirizado

Publicado por: Redação

Segundo informações da Assessoria de Comunicação do Complexo de Saúde São João de Deus (CSSJD), a partir da próxima terça-feira (02),  os serviços médicos de hemodinâmica, que era terceirizado à Cardiolab passará a ser prestado diretamente pela própria instituição hospitalar.

A hemodinâmica é uma área de atuação que se propõe a diagnosticar e tratar as disfunções vasculares e cardiológicas, como obstruções, aneurismas e tromboses. As técnicas de hemodinâmica utilizam cateteres para analisar os vasos sanguíneos, o que a torna um procedimento seguro e minimamente invasivo.

Continua depois da publicidade

Para marcar o início dessa nova etapa para a instituição, o CSSJD realizará uma cerimônia de reinauguração dos serviços de hemodinâmica, que ocorrerá na próxima terça-feira (02).

A hemodinâmica estuda as patologias das artérias coronárias de forma mais direta e objetiva e a ser utilizada, também, como método terapêutico. As obstruções das coronárias, que causavam os infartos, antes diagnosticadas apenas após a morte, começaram a ser descobertas em vida, possibilitando assim o tratamento através das cirurgias de Ponte de Safena, criação do argentino Favaloro. Essa descoberta mudou o conceito de que a doença coronariana só podia ser tratada através de medicação.

Também conhecida como cateterismo, a hemodinâmica compreende o conjunto dos componentes físicos inerentes ao bombeamento e à distribuição do sangue no sistema cardiovascular, sendo um serviço especializado em técnicas pouco invasivas que possibilita o diagnóstico e tratamento das doenças que afetam o sistema cardiovascular.

A moderna estrutura de atendimento em Hemodinâmica oferece suporte para realização de cateterismos, angioplastias e, além disso, uma equipe completa de profissionais disponível 24h para o atendimento de pronto socorro, de acordo com protocolos recomendados pelas Sociedades Brasileira, Americana e Europeia de Cardiologia.

ExamesA Hemodinâmica é usada na identificação de obstruções de artérias coronárias e problemas cardiovasculares congênitos ou adquiridos. O procedimento usa a mesma técnica do cateterismo e pode ter duração de 20 a 30 minutos.Podem ser realizados exames diagnósticos e procedimentos terapêuticos nas áreas de:

  1. Hemodinâmica e Cardiologia Intervencionista;
  2. Neuroradiologia Intervencionista;
  3. Eletrofisiologia;
  4. Implante de Marca-passo Cardíaco;
  5. Ablações;
  6. Angiologia e outras especialidades.

Procedimentos

1. Cateterismo Cardíaco

O cateterismo cardíaco pode ser diagnóstico, aquele que visa esclarecer ou diagnosticar as doenças do coração; ou terapêutico, que pretende tratar as patologias existentes. Assim, podem ser feito o diagnóstico das cardiopatias congênitas do coração e das doenças adquiridas no decorrer da vida.

2. Cateterismo Cardíaco Diagnóstico

Este exame pode diagnosticar doenças das valvas cardíacas, do músculo cardíaco, os defeitos de formação do coração (congênitos) e das artérias coronárias, aorta e pulmonar.

As doenças das artérias coronárias podem levar a uma angina do peito e ao infarto do miocárdio. Para o diagnóstico dessas patologias, o serviço de Hemodinâmica dispõe da coronariografia (ou angiografia coronária), exame realizado através da artéria radial localizada no pulso do paciente. É um exame simples, minimamente invasivo, no qual o paciente pode andar logo após o procedimento e ter alta poucas horas depois.

3. Cateterismo Cardíaco Terapêutico

Neste procedimento, é utilizado o mesmo princípio  dos exames diagnósticos com uso dos cateteres.

EXAMES E PROCEDIMENTOS

  • Cateterismo Cardíaco diagnóstico;
  • Angioplastia Coronária percutânea;
  • Angioplastia primária no infarto agudo do miocárdio;
  • Valvoplastias pulmonar, aórtica e mitral;
  • Fechamento de comunicações intracardíacas com implante de próteses;
  • Inserção de Balão Intra Aórtico e marca-passo cardíaco;
  • Ultrasonografia intra coronariana (IVUS);
  • Estudo da reserva de fluxo coronariano (FFR);
  • Estudo Eletrofisiológico e ou Ablação.

 

 

Entre no grupo do Whatsapp do Divinews e fique por dentro de tudo o que acontece em Divinópolis e região

comentários

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Estamos felizes por você ter escolhido deixar um comentário. Lembre-se de que os comentários são moderados de acordo com nossa política de privacidade.

  1. Jaime Martins disse:

    Fui hoje 27/04 ao pronto atendimento as 8 da manha com minha de 82 anos e porteiro me informou que PA estava fechado para atendimento.
    Unimed e não consegui atendimento tndo que procurar outro hospital.
    Minha dúvida é que vejo sempre propaganda do HSJD e infelizmente atendimento deiza muito a desejar.
    O que salva é o corpo clinico .
    Fica meu relato.

Continua depois da publicidade