Caos no Bairro Copacabana: Prefeitura não resolve problema e esgoto segue vazando em meio ao risco de despejo e foco de dengue; moradoras organizam manifestações na BR-494

Publicado por: Redação

A cena continua a se repetir e revoltar os moradores do bairro Jardim Copacabana, em Divinópolis. Mais uma vez estão circulando nas redes sociais vídeos mostrando o vazamento de esgoto na Estação de Tratamento que se transformou em uma grande poça de dejetos – Somados ao risco de que algumas famílias estão enfrentando em serem despejadas em breve e o surto de dengue com muitas pessoas doentes.  

Desde que a ETE do Copacabana foi inaugurada os vazamentos tem sido frequentes. A prefeitura já assumiu publicamente que a obra foi feita de maneira inadequada e a estrutura que custou meio milhão de reais não comporta o volume de esgoto produzido pelo bairro. Por isso o problema continua a acontecer.

Continua depois da publicidade

Para amenizar o problema, a prefeitura afirma que caminhões fazem o bombeamento do esgoto que vaza da estação. Mas, segundo os moradores, isso não resolve a situação. O mal cheiro toma conta do bairro, com o esgoto escorrendo pelas ruas. Há muitos mosquitos e o local se tornou foco do aedes aegypt. Muitos vizinhos da ETE estão com dengue e afirmam que a origem do problema está justamente no local.

Vários protestos já foram feitos no bairro. A prefeitura informou, ainda no ano passado, que uma estação elevatória seria construída para bombear o esgoto que chega na ETE do Copacabana, o que resolveria definitivamente o problema. Na prática, a Estação seria desativada. Ou seja, devido ao erro, os R$ 500 mil reais investidos na construção da estrutura vão ser jogados no ralo.

Mas até hoje as obras não começaram. Prefeitura e Copasa não chegam a um acordo a respeito de quem seria a responsabilidade pela solução do problema. O esgoto continua a vazar, os moradores do bairro seguem convivendo com o mal cheiro e com os insetos.

A incapacidade do município frente à situação está deixando os moradores revoltados. Como os caminhões usados para bombear o esgoto só vão ao bairro alguns dias da semana, o problema está se agravando. E ainda não foi divulgada nenhuma previsão para que sejam feitas as obras necessárias para resolver o problema de uma vez por todas. A situação é tão crítica, que de acordo com algumas moradoras, o esgoto está voltando dentro dos banheiros e jogando fezes no imóvel.

Por conta não apenas disso, mas também de outros problemas, como o grande número de casos registrados de dengue, os moradores do bairro que já procuraram a prefeitura e a Copasa, mas afirmam que as respostas ficam em “jogo de empurra-empurra”, e ninguém assume a responsabilidade pela situação. Em grupos de WhatsApp eles planejam fazer uma manifestação e pretendem mais uma vez fechar o trânsito da BR-494 para chamar atenção para o problema. Querem que alguém se mostre capaz de encontrar uma solução, para que a população não seja mais obrigada a viver em meio ao mal cheiro provocado pelo esgoto a céu aberto, que acaba por se transformar em foco de transmissão de doenças.

Entre no grupo do Whatsapp do Divinews e fique por dentro de tudo o que acontece em Divinópolis e região

comentários

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Estamos felizes por você ter escolhido deixar um comentário. Lembre-se de que os comentários são moderados de acordo com nossa política de privacidade.

Continua depois da publicidade