‘Universidade Aberta’ para pessoas idosas é lançada em Divinópolis

Publicado por: Redação

Foi realizada nesta quarta-feira (29) o lançamento da Universidade Aberta à Pessoa Idosa na Faculdade UNA Divinópolis, Integrante do Ecossistema Ânima. Na oportunidade, foram apresentados os cursos e os idosos presentes já puderam tirar dúvidas sobre o projeto e se inscreverem – De acordo com o coordenador do projeto, prof. Wagner Almeida, ao mesmo tempo em que o número de idosos cresce em muitas cidades brasileiras, os sentimentos de solidão assumem particular prevalência e relevância nos idosos. “É por isso que se torna tão importante ter um espaço para aprender através dos nossos cursos, mas principalmente, para conhecer novas pessoas, sair de casa, tomar um cafezinho, para vir à faculdade que é um local em que tudo respira vida” observa Wagner.

Segundo Márcia Gonçalves, vice presidente do Conselho Municipal do idoso, este projeto foi analisado e construído especialmente para os idosos do município. “Analisamos ponto a ponto e chegamos na oferta desses cursos. Esperamos que todos gostem muito” acrescenta.

Continua depois da publicidade

Para Fernanda Francischeto, coordenadora dos cursos de saúde da unidade, este projeto já vem sendo sonhado há alguns anos e agora, pode ser colocado em prática. “Tivemos adiamentos devido à pandemia e agora temos a alegria de anunciar que tudo que foi idealizado está sendo concretizado hoje. Este é um projeto que busca resgatar a presença ativa da pessoa idosa e auxiliar para que esses idosos posam voltar a ter uma rede de relacionamentos” contou Fernanda.

Quem adorou o projeto foi a aposentada, Maria Virgínia Cardoso Tavares. Ela já se inscreveu para o curso de informática e está ansiosa pelo início das aulas. “Quero me atualizar mais, e ter uma facilidade maior em conversar com a família, em especial os netos. Eu já faço atividade física, mas cursos assim é a primeira vez. Será muito importante para mim”.

 Sobre o projeto

Em Divinópolis o projeto “A terceira idade Faz, Conhece, Aprende e Joga” é realizado pelo Instituto Ânima em parceria com a Faculdade UNA e o Conselho Municipal do Idoso de Divinópolis/Prefeitura Municipal de Divinópolis. Conta com o apoio das empresas Gerdau, Itaú, SulAmérica e Visa, por meio de destinação via Lei de Incentivo Fiscal. O projeto em Divinópolis disponibilizará 2.870 vagas em diferentes opções de cursos. As inscrições já podem ser feitas através do link: https://forms.office.com/r/Gy6dDk7z00

No projeto serão disponibilizados de forma gratuita os cursos de Direito, Educação Financeira, Fitoterapia, Chi Kung, Informática e Saúde e bem-estar. Os cursos serão ministrados na UNA Divinópolis e também nos bairros Danilo Passos, Santo Antônio dos Campos (Ermida), Nossa Senhora das Graças e Jardinópolis, com a duração de um mês.

O projeto “A Terceira Idade Faz, Conhece, Aprende e Joga” (Universidade Aberta à Pessoa Idosa) já acontece nos municípios de Contagem, desde 2017, e em Belo Horizonte, desde 2018. Ambos os projetos juntos beneficiaram mais de 3.327 idosos no ano de 2019 e envolveram 68 alunos bolsistas de graduação e 37 professores, que atuam como instrutores de oficinas.

Entre no grupo do Whatsapp do Divinews e fique por dentro de tudo o que acontece em Divinópolis e região

comentários

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Estamos felizes por você ter escolhido deixar um comentário. Lembre-se de que os comentários são moderados de acordo com nossa política de privacidade.

Continua depois da publicidade