Prefeito Gleidson Azevedo, ‘bolsonarinhozinho’ de Divinópolis, usa táticas bolsonaristas para reprimir e intimidar servidores

Em resposta aos ataques sofridos pelos servidores, o Sintram lançou uma campanha de valorização da categoria

Publicado por: Redação

Foi publicado na última terça-feira (21), no site institucional do SINTRAM, uma matéria mostrando que, o governo de Jair Bolsonaro criou mecanismos e estabeleceu uma tática para aumentar a repressão e intimidação contra servidores públicos federais. A conclusão foi de uma pesquisa realizada por seis pesquisadores da Fundação Getúlio Vargas (FGV) e da Universidade de Brasília (UnB) – Entre outras ações, um dos principais instrumentos de intimidação, por exemplo, foi o aumento em quase 50% dos processos administrativos disciplinares- Em uma comparação com Divinópolis o prefeito, Gleidson Azevedo, irmão do senador também bolsonarista Cleitinho Azevedo, a mesma tática foi utilizada contra os servidores para reprimir e intimidar de forma que os calassem contra qualquer tipo de reinvindicação, fazendo-os aceitar o que está posto. Some-se ao fato que as instaurações de processos disciplinares no governo bolsonarista de Gleidson, também subiram em comparação com a gestão anterior. 

O vereador Flávio Marra, segundo o Sintram, nos dois primeiros anos da administração, ocasião em que ele ainda pertencia a base do Governo,  protagonizou diversos ataques contra os servidores do Crevisa, fazendo acusações graves contra a categoria que nunca foram provadas. Sob a cortina da defesa da causa animal, Marra atacou de forma brutal os servidores, o que motivou uma ação coletiva contra o vereador que tramita na Justiça desde dezembro de 2021.

Continua depois da publicidade

Saúde

Servidores do sistema de saúde, especialmente que atuam no atendimento direto à população, também foram alvo de ataques na Câmara. No Centro Administrativo, houve uma avalanche de denúncias de assédio moral sobre os servidores, com acusações diretas contra o gabinete da vice-prefeita, Janete Aparecida. A Secretaria de Administração também foi alvo de várias denúncias de assédio praticado pelo titular da pasta.

O prefeito também fez parte dessa campanha difamatória contra os servidores, como por exemplo durante uma manifestação pela recomposição salarial, quando Gleidson Azevedo ofendeu verbalmente todos os dirigentes do Sintram e servidores que estavam em frente ao Centro Administrativo e os classificou de “bando de vagabundos”. Ainda em público, um dos ataques mais danosos do prefeito ocorreu em julho de 2021, quando Gleidson Azevedo desautorizou a ação de  um agente de trânsito, que investido em sua autoridade de fiscalização, cumpria sua função no Bairro Esplanada. O ataque ao servidor foi compartilhado pelo próprio prefeito em vídeo nas redes sociais.

O destempero do prefeito aconteceu durante a abordagem feita pelo agente a um motorista que estava estacionado em local proibido. Além de ofender o servidor, o prefeito ainda ameaçou rasgar a multa.

Criação de Lei

O governo Gleidson Azevedo também criou mecanismos oficiais para criar novas regras de punição aos servidores, embora isso já esteja previsto no Estatuto da categoria. Em 2021, a Câmara Municipal aprovou o Projeto de Lei Complementar 04/2021, de autoria do então líder do Executivo na Câmara, vereador Edson Sousa. O projeto foi sancionado pelo prefeito em julho de 2021 e se transformou na Lei Complementar 211, que criou o Conselho Municipal de Ética Pública do Município de Divinópolis. Na prática, a lei, que continua em vigor, aumentou o arsenal de mecanismos da administração para punir servidores, embora o Estatuto da categoria já contenha regras para os casos disciplinares.

Em fevereiro do ano passado, o prefeito voltou a atacar o Sindicato e numa entrevista a uma emissora de rádio, ao ser questionado sobre a ação do Sintram na luta pela recomposição salarial, Gleidson Azevedo disparou: “para mim sindicato não tem valor nenhum, isso é só para poder mamar na teta da Prefeitura, e não agregar em nada”.

O discurso de ódio do prefeito contra os sindicalistas, era repetido na Câmara, por seu irmão, o então vereador Eduardo Azevedo (PSC). Em agosto de 2021, na campanha feita pelo  Sintram para conseguir a revisão salarial de 5,03%, o vereador atacou: “O problema é que existe uma classe sindical que só sabe mamar na teta, que não faz nada, que não produz nada”. Disse ainda que a campanha pela revisão salarial era politicagem contra o prefeito.

AÇÃO DO SINTRAM

As táticas bolsonaristas de intimidação aos servidores municipais de Divinópolis são extensas. Na gestão anterior, o Sintram procurou investigar todas as denúncias que foram formuladas pelos servidores e chegou a se reunir com a administração para tratar do assunto, especialmente sobre o assédio moral. Após a posição firme do sindicato, foi feita a promessa de que o agente público que atacasse os servidores seria punido..

De acordo com o presidente do Sintram, Marco Aurélio Gomes, a situação pouco mudou nos últimos anos. “Sabemos que servidores continuam sofrendo pressões e intimidações de chefias, que há assédio moral constante, mas o trabalhador continua temeroso em denunciar e é até compreensível diante do que essa administração já se mostrou através da truculência e do autoritarismo. Quero lembrar aos nossos servidores que o Sintram está pronto para receber denúncias e o trabalhador que se sentir ameaçado, constrangido, intimidado, deve procurar o sindicato”, disse o presidente.

No ano passado, o governo municipal sinalizou para uma mudança no tratamento aos servidores. Foi publicado o Decreto 15.245/2022, que dispõe sobre a prevenção e combate à discriminação e ao assédio moral, sexual e religioso, no âmbito da Administração Pública Municipal de Divinópolis.  O decreto tipifica as infrações de assédio no serviço público municipal, além de definir as penalidades para os infratores.

As regras contidas no decreto abrangem “servidores, agentes políticos, mandatários, titulares de cargo em comissão, empregados públicos, conselheiros tutelares, estagiários e todos que exerçam, ainda que transitoriamente, com ou sem remuneração, por eleição, nomeação, designação, contratação ou qualquer outra forma de investidura ou vínculo, mandato, cargo, emprego ou função, em qualquer nível hierárquico, na Administração Pública Direta do Município de Divinópolis”.

O decreto enumera 10 tipos de infrações que passam a ser reconhecidas como assédio moral. Veja as infrações de assédio moral, sexual e religioso definidas pelo decreto:

De acordo com o decreto, a prática de atos de discriminação ou de assédio moral, sexual ou religioso, nos termos definidos pelo documento, “configurará comportamento irregular por parte do agente público infrator e poderá ser tipificado como incontinência pública ou conduta escandalosa”. As punições para os infratores poderão ser advertência, suspensão, demissão e destituição do cargo. A aplicação das penalidades será determinada de acordo com a gravidade da conduta, conforme previsto no Estatuto dos Servidores. Quase um ano após a publicação do decreto, nenhum servidor ainda fez uso das regras.

Entre no grupo do Whatsapp do Divinews e fique por dentro de tudo o que acontece em Divinópolis e região

comentários

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Estamos felizes por você ter escolhido deixar um comentário. Lembre-se de que os comentários são moderados de acordo com nossa política de privacidade.

  1. Rogério disse:

    Parece brincadeira, né? Prefeito e vereador que cobram resultado de funcionários públicos que não dão a mínima pra população agora são agressores. Quando o Marra achou uma porrada de corpos de cachorros no freezer lá no crevisa, que sofreram eutanásia sem assinatura de médico veterinário, agora os coitadinhos dos responsáveis que ganham o triplo do salário dos cidadãos contribuintes pra fazer serviço de qualquer jeito mal feito agora são vítimas.
    Primeiro o Lewandowski derrubando o artigo da lei das estatais porque “estigmatiza” a classe política. Agora cobrar serviço bem feito de funcionário público é discurso de ódio.
    Pelo amor de Deus, onde tá indo parar essa porcaria de país.

Continua depois da publicidade