“O Sindicato Rural só quer mamar, põe os preços lá em cima e não faz nada pela população, né Irajá!”, atacou Gleidson Azevedo, prefeito de Divinópolis, comparando o pré-carnaval com a Divinaexpo

Publicado por: Redação

A vice-prefeita Janete Aparecida disse que os preparativos para o Pré-Carnaval do Divino começaram há mais de um ano. Ao contrário do que vem sendo comentado por alguns blocos, Janete disse que os próprios grupos carnavalescos sugeriram que a prefeitura alterasse o local da festa, já que a rua Pitangui não estaria comportando o volume de frequentadores. A prefeitura afirma que analisou algumas opções, incluindo a região central da cidade, a rua Pitangui e o bairro São José, mais precisamente a área no entorno do centro administrativo. Os órgãos de segurança, incluindo a Polícia Militar e Corpo de Bombeiros, opinaram sobre qual seria a melhor opção, mas foi Gleidson quem deu a canetada que transferiu o Pré-Carnaval para a rua Paraná. A própria vice-prefeita Janete chegou a dizer que foi voto vencido, dando a entender que ela também não acredita que o local seja a melhor opção para uma festa desta proporção.

Com a promessa de incentivar a festa, a prefeitura estipulou várias regras para os blocos desfilarem, o que fez com que alguns grupos desistissem de participar do pré-Carnaval. O Bloco do Cléo, precursor da folia na cidade, é um dos grupos que não vão estar presentes este ano. Durante a coletiva de imprensa, a prefeitura detalhou como será a folia, que contará com 8 blocos, incluindo um de Belo Horizonte e um de Pitangui, que inclusive irá abrir as festividades no próximo sábado. Todos os grupos vão sair em trios elétricos e serão acompanhados pelo público durante o trajeto de cerca de 1km.

Continua depois da publicidade

Para garantir a segurança dos foliões, a prefeitura reforçar a atuação nas ruas. O município diz que contratou cerca de 400 pessoas, que vão trabalhar como seguranças, brigadistas e em equipes de orientação. A Polícia Militar também vai enviar reforço. E para minimizar os transtornos para a população da região, vão ser colocados cerca de 200 banheiros químicos espalhados pela Avenida Paraná e o departamento de fiscalização de posturas promete ficar de olho nos “mijões”, que podem emporcalhar o bairro São José no próximo sábado.

Durante a coletiva de imprensa, a prefeitura garantiu ainda que a partir das 21h de sábado vai começar a desmontar a estrutura na Avenida Paraná, como alambrados e banheiros químicos. E disse que os funcionários credenciados para trabalhar no Pré Carnaval do Divino só vão ter autorização para trabalhar até este horário. Segundo a vice-prefeita, é uma forma da festa “não se misturar” com o evento particular que vai acontecer a poucos metros de distância, no Parque de Exposições. A Prefeitura afirma que o evento no parque é particular, sem nenhuma relação, nem apoio por parte do município. Porém, nos bastidores, sabe-se que a festa no Parque de Exposições, que está pegando carona no Pré-Carnaval, está sendo organizada nos bastidores por um servidor público comissionado da área de eventos, que inclusive está usando um suposto  “sócio” que foi quem assinou o contrato, mas o contato inicial e a reserva do parque foi dele, tudo para tentar disfarçar e fugir de uma possível denúncia junto ao MP.

A prefeitura também disse que “praticamente” não vai usar dinheiro público no Pré-Carnaval e afirma que o recurso para festa veio de leis de incentivo à cultura, emendas impositivas de um vereador da cidade e patrocinadores. Só uma “pequena parte” teria sido custeada com recursos do Fundo da Cultura, mas durante a coletiva de imprensa a vice-prefeita evitou falar em números e não deixou claro quanto teria sido exatamente a contrapartida do município.

Para ganhar dinheiro com a festa, a prefeitura fez todo tipo de credenciamento, incluindo de emissoras de rádio e vendedores ambulantes. O município abriu 18 vagas para restaurante e bares interessados em fornecer bebidas e comidas durante o Pré-Carnaval. 12 vagas foram preenchidas por empreendedores de Divinópolis e o restante ficou para interessados de outras cidades da região. Segundo a prefeitura, os vendedores vão ficar espalhados pela Avenida Paraná e quem deu o maior lance teve o direito de ficar nos melhores pontos. O lance mínimo era de R$ 1500,00 por bar/restaurante.

A prefeitura afirmou que irá se reunir com os representantes dos bares e restaurantes para pedir “consciência” na hora de definirem os preços de bebidas e comidas vendidas durante o Pré-Carnaval, já que a promessa é fazer uma festa acessível ao povo. Os blocos vão começar a desfilar nos trios elétricos às 11h e a festa está prevista para terminar às 21h. A prefeitura garantiu que vai escalar vários funcionários para desmontar a estrutura e fazer a limpeza da Avenida Paraná, para não deixar os moradores do bairro São José ainda mais indignados com a realização de uma festa desse porte por lá.

** O Divinews deixa o espaço aberto para o Sindicato rural, por meio do seu presidente, Irajá Nogueira, se quiser, se pronunciar a respeito da fala do prefeito.

Entre no grupo do Whatsapp do Divinews e fique por dentro de tudo o que acontece em Divinópolis e região

comentários

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Estamos felizes por você ter escolhido deixar um comentário. Lembre-se de que os comentários são moderados de acordo com nossa política de privacidade.

  1. Petrus disse:

    Olho grande na ideia de Cleo, totalmente certo ele de não participar com Cleo a diversão era espontânea sem qualquer interesse financeiro. Infelizmente é isso a alma desses que fazem parte desse sistema corrupto nesse país tem formato de $$$$
    Esse 171 que é uma festa para o povo e pior que muitos do “povo” , acreditam!!!

  2. Caetano disse:

    Falta de sossego, fizessem dentro do parque de exposições que é enorme.Quem mora próximo como eu fica como?????
    Um bairro tão tranquilo vai virar uma zorra,pq sabemos que a bagunça vai se estender para as ruas adjacentes.

  3. Andre disse:

    Olha que fala em mamar um safado desse junto com seus irmãos safado tbm mamando na teta do governo vai tomar no seu cu prefeito de merda tá reclamando de não ter carnaval pq o irmão dele não vai cantar outro safado tbm o tão do Cleitinho ou eo leitinho

Continua depois da publicidade