Dispara número de mortes por Covid em Divinópolis e cidade pode ter explosão de casos após festas de fim de ano; dezembro registra 13 óbitos

Publicado por: Redação

Desde o início da pandemia de Covid-19 Divinópolis perdeu 753 vidas para o coronavírus. A cidade enfrentou diferentes situações epidemiológicas e a aparente tranquilidade dos últimos meses parece ter feito muita gente se esquecer do perigo. Para se ter uma ideia, no mês passado houve uma morte causada por Covid-19 em Divinópolis. Já este mês, a quatro dias para o fim do mês e término de 2022,  o número de mortes disparou e já são 13 vidas perdidas. Os dados da prefeitura mostram que em dezembro do ano passado houve apenas uma morte na cidade causada por Covid-19.

Em 2022 até o momento Divinópolis teve 92 mortes provocadas pela pandemia. Dezembro é, até agora, o quarto mês com mais vítimas, ficando atrás de fevereiro, com 24 mortes, janeiro com 16, e julho com 15. É importante destacar que o mês de dezembro ainda não terminou e os números podem não representar fielmente a realidade, já que os exames que confirmam as mortes levam alguns dias para serem divulgados e só então os dados são lançados pela prefeitura.

Continua depois da publicidade

Os idosos continuam sendo as maiores vítimas do coronavírus. Das 13 vítimas em dezembro, 10 tinham mais de 60 anos de idade. 69,23% das vítimas, ou seja, 9 pessoas eram mulheres. E, segundo a prefeitura, todos os pacientes que perderam a vida para a Covid este mês tinham histórico de algum problema de saúde.

Outro dado que chama a atenção é a quantidade de pessoas vacinadas que perderam a vida para o vírus. A imunização protege e, na maioria dos casos, evita que a doença se agrave, mas infelizmente, não consegue acabar completamente om o risco. Todas as vítimas que morram este mês já tinham recebido pelo menos duas doses da vacina.

Nas últimas semanas também aumentou a ocupação de leitos para pacientes com Covid em Divinópolis. Os hospitais não estão lotados de pessoas internadas, como em épocas mais graves da pandemia, mas a situação já começa a ser preocupante. A cidade, que até alguns meses atrás praticamente não registrava mais internações pela doença, tinha nesta terça-feira (27) o equivalente a quase 35% dos leitos e enfermaria ocupados, com 25 pacientes. Nas UTI´s haviam 6 pacientes, ou seja, 13,04% de ocupação.

O que preocupa é o que está por vir nas próximas semanas. Com o fim de ano e as tradicionais festas e confraternizações desta época, muita gente está festejando, se aglomerando e esquecendo de que o perigo ainda existe. E a tendência é que em janeiro de 2023 a cidade lamentavelmente registre mais mortes causadas pela Covid-19.

 

Entre no grupo do Whatsapp do Divinews e fique por dentro de tudo o que acontece em Divinópolis e região

comentários

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Estamos felizes por você ter escolhido deixar um comentário. Lembre-se de que os comentários são moderados de acordo com nossa política de privacidade.

Continua depois da publicidade