Alexandre de Moraes: “Extremistas criminosos pretendem prejudicar a democracia”

Publicado por: Redação

O ministro e presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), Alexandre de Moraes, fez um discurso carregado de críticas a quem classificou de “extremistas”, pessoas que buscaram lançar dúvidas sobre o processo eleitoral durante o pleito deste ano. A declaração do ministro ocorreu durante a cerimônia de diplomação de Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e Geraldo Alckmin (PSB), nesta segunda-feira (12) – Ao longo do discurso, Moraes afirmou que os “extremistas e criminosos” querem prejudicar a democracia por meio da disseminação de fake news.

“Não importa, no mundo, qual seja o mecanismo eleitoral: urnas eletrônicas, voto impresso, voto por carta, esses grupos extremistas, antidemocráticos, criminosos, pretendem a partir da desinformação desacreditar a própria democracia, atacando os seus instrumentos”, declarou o presidente da Corte eleitoral. “A partir do ataque a esses instrumentos que concretizam o voto popular, pretendem substituir o voto popular por um regime de exceção, por uma ditadura.”

Continua depois da publicidade

Moraes também destacou as ações da Corte para ampliar a fiscalização sobre as urnas eletrônicas com o objetivo de coibir problemas e reafirmou a lisura do processo.

“O TSE abriu suas portas para instituições e organizações nacionais e internacionais, ampliou todos os mecanismos de fiscalização e confiabilidade, e possibilitou amplo acesso a todas as etapas do calendário eleitoral. E mais uma vez, ficou constatada a ausência de qualquer fraude, qualquer desvio ou mesmo qualquer problema. Jamais houve uma fraude nas eleições realizadas por meio das urnas eletrônicas”, pontuou.

O presidente do TSE criticou os ataques aos três pilares fundamentais do Estado Democrático de Direito: a liberdade de imprensa e a livre manifestação de pensamento, a integridade do sistema eleitoral e a independência do Poder Judiciário.

“Fruto de um pensamento antidemocrático e extremista, a utilização em massa das redes sociais foi subvertida para disseminar a desinformação, o discurso, as notícias fraudulentas, as famosas fake news”, disparou o ministro.

“Essa utilização foi desvirtuada por extremistas com o intuito de desacreditar as notícias veiculadas pela mídia tradicional. Os extremistas, criminosos, as milícias digitais passaram a atacar a mídia tradicional para desacreditar, substituir o livre debate de ideia, substituir por suas mentiras autoritárias e discriminatórias.”

 

Entre no grupo do Whatsapp do Divinews e fique por dentro de tudo o que acontece em Divinópolis e região

comentários

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Estamos felizes por você ter escolhido deixar um comentário. Lembre-se de que os comentários são moderados de acordo com nossa política de privacidade.

  1. Donizete disse:

    AGORA SÓ FALTA A ESCÓRIA DEIXAR O PODER DE DITADURA E DEVOLVER A DEMOCRACIA PARA O POVO BRASILEIRO. VAMOS COMEÇAR ACABANDO COM ESSA PALHAÇADA DE PLANTÕES ANTIDEMOCRÁTICO QUE SÓ ENVERGONHA O PAÍS….

  2. anonimo disse:

    Salve presidente LULA com sua ajuda DEMETRIUS E FABIANO TOLENTINO SERAO PREFEITO E VICE AQUI EM DIVINOPOLIS

Continua depois da publicidade