Zema é personagem de marketeiro e Kalil parece chefe de torcida organizada: os dois não tem experiência para governar Minas, diz Marcus Pestana (vídeo)

Publicado por: Redação

Marcus Pestana, candidato do PSDB ao governo de Minas, esteve na redação do Divinews nesta tarde onde participou de uma entrevista exclusiva, transmitida ao vivo pela internet. O tucano falou sobre vários temas, fez duras críticas a Zema e Kalil, comentou sobre a saída de Domingos Sávio do partido e sobre as suas propostas, caso seja eleito para governar Minas.

A visita de Marcus Pestana a Divinópolis acontece em um momento decisivo, a menos de 20 dias das eleições. Ele é economista, tem 62 anos e nasceu em Juiz de Fora, na Zona da Mata, onde começou a vida política como vereador com apenas 22 anos de idade. Depois, foi deputado estadual, deputado federal por dois mandatos e também foi Secretário Estadual de Saúde em Minas Gerais durante 8 anos. A experiência de 40 anos na vida pública dá a ele a confiança de garantir estar preparado para assumir o comando do estado.

Continua depois da publicidade

Pestana diz que a eleição deste ano “está morna, devagar quase parando, não entrou no radar das pessoas”. Ele também não poupou críticas aos principais oponentes na disputa, Romeu Zema, do Partido Novo, e Kalil, do PSD. Apesar de afirmar que a briga não é contra os rivais e sim contra os problemas que atingem Minas Gerais, o tucano garantiu ser muito mais preparado que os rivais. Sobre o atual governador de Minas, Marcus Pestana disse se tratar de um personagem caricato criado por estratégia de marketing. “Zema não é esse mineiro ‘simpleszinho’, que lava a própria roupa. Isso é estratégia de marqueteiro. É um governo medíocre, ausente, não há política pública. Ele faz um governo voltado só para os ricos” disse Pestana. Para ele, a gestão Zema corroeu a confiança da segurança pública, desfez importantes programas ambientais e acabou com projetos importantes na área da educação e da saúde.

Em relação ao ex-prefeito de Belo Horizonte, também não faltaram críticas. “Zema peca pela falta, o Kalil peca pelo excesso. Parece um chefe de torcida organizada. Tem um gênio difícil, não sabe dialogar”, pontuou o candidato do PSDB, que disse que tanto Kalil quanto Zema não tem a experiência necessária para governar Minas Gerais. “Kalil tem 6 anos de experiência, o Zema tem 4. Eu tenho 40. Já ocupei cargos importantes em Minas, em Brasília, fui ministro interino, e ofereço minha experiência e clareza de ideias, que é o que eu acho que falta nesse governo”, disse Pestana durante a entrevista.

Na primeira vinda a Divinópolis durante a campanha eleitoral, o foco de Marcus Pestana foi a saúde pública. O primeiro compromisso dele na cidade foi uma visita às obras do Hospital Regional de Divinópolis, que começou a ser construído em 2010 e está com as obras paradas desde 2016. Pestana destacou que era Secretário de Estado de Saúde na época de elaboração dos projetos para construção de 8 grandes hospitais em Minas e que 6, incluindo o de Divinópolis, estão com as obras abandonadas. “Quando eu saí, deixamos os projetos nos trilhos. Já era para estar funcionando e atendendo a população, mas deixaram acontecer isso. É lamentável” disse o candidato durante a visita às obras no bairro Realengo.

Em seguida, Pestana esteve no Hospital São João de Deus acompanhado de outras autoridades, incluindo Eduardo Azeredo, ex-governador de Minas, e o deputado federal Jaime Martins. Eles foram recebidos por Elis Regina, presidente do Complexo de Saúde São João de Deus, que falou sobre os problemas que a instituição ainda enfrenta, as ações adotadas por ela desde que assumiu a direção da unidade, em 2016, e os planos para tornar a unidade uma referência em Minas Gerais. Elis também disse que o São João de Deus tem interesse em assumir o Hospital Regional de Divinópolis e trabalhar de forma conjunta, para atender principalmente os pacientes do SUS. O candidato disse que espera reestabelecer um diálogo com a UFSJ, Universidade Federal de São João del Rei, que tem campus em Divinópolis. Ele também destacou a importância de que o Hospital Regional funcione de forma integrada com o Hospital São João de Deus, para otimizar o uso de recursos públicos e garantir o melhor atendimento possível aos pacientes.

“Pedi a Domingos Sávio para se manter fiel à própria história”

Outro ponto discutido por Pestana durante a entrevista ao Divinews foi a debandada de políticos do PSDB. Um dos exemplos foi o ex-deputado federal Domingos Sávio, que após 34 anos no partido, abandonou a legenda para se filiar ao PL, o então partido do presidente Jair Bolsonaro. “Eu conversei com o Domingos Sávio quando ele disse que deixaria o PSDB e pedi que ele se mantivesse fiel à própria história. Mas, por circunstâncias eleitorais, ele acabou indo pro PL. Alguns políticos são como o vento, sopram de um lado pro outro”, disse Pestana, que garantiu manter respeito e consideração ao ex-deputado, apesar de visivelmente lamentar a decisão dele na troca de partidos.

Sinalizando uma possível mudança na visão de Domingos Sávio em relação ao presidente Jair Bolsonaro, Pestana disse que acredita que em breve o ex-deputado vá rever as escolhas e “voltar para o ninho tucano”. Será que teremos em breve uma traição a Bolsonaro? Vamos aguardar as cenas dos próximos capítulos.

Entre no grupo do Whatsapp do Divinews e fique por dentro de tudo o que acontece em Divinópolis e região

comentários

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Estamos felizes por você ter escolhido deixar um comentário. Lembre-se de que os comentários são moderados de acordo com nossa política de privacidade.

Continua depois da publicidade