Nota de Esclarecimento da Prefeitura de Divinópolis sobre a Vila Vicentina, não conta toda verdade dos fatos. Como maus tratos aos idosos

Publicado por: Redação

Ainda na noite deste último domingo (17),  a Prefeitura de Divinópolis emitiu uma Nota de Esclarecimento, já se antecipando aos fatos, que inevitavelmente  viriam à tona a partir desta segunda-feira, em consequência de uma denúncia que foi feita sobre a situação de atendimento aos idosos da Vicentina, que vai de suspeitas de maus tratos e até mesmo mortes, passando por ministração de remédios vencidos entre outros maus tratos. Sem que houvesse até então uma fiscalização eficaz, desde o início do mandato.

A Nota de Esclarecimento sobre os fatos “apenas”  informa que foram encontradas várias irregularidades e que diante disso a vice-prefeita convocou uma reunião para encontrar uma solução e sanar as irregularidades.

Continua depois da publicidade

O fato é que, há mais de um ano, segundo fonte do Divinews as gravíssimas irregularidades que estavam ocorrendo na Vila Vicentina estavam sendo ignoradas.

A divulgação neste momento é uma tentativa de proteção da omissão da secretária de Assistência Social, Juliana Coelho, que foi ex-assessora de Janete quando ainda vereadora e por ela foi indicada, e até agora não havia dado a devida atenção à denúncia.

O fato é tão grave que a responsável direta pela Instituição foi afastada na última quarta-feira, logo após a reunião que ocorreu na Prefeitura, e que teve a presença de vários secretários, e mesmo vereadores e alguns representantes dos mesmo, com a vice-prefeita socializando a responsabilidade, e solicitando que o fato não fosse divulgado para não “atrapalhar”. Os presentes que viram as fotos ficaram horrorizados com os maus tratos. 

Posteriormente a Nota, a secretária de governo Janete Aparecida confirmou a existência de medicados vencidos, higiene do local e numero de profissionais não suficiente para atender 81 idosos.  Disse também que o Ministério Público acompanha o caso. 

Porém, seguiu sem falar aos maus tratos aos idosos, que segundo fonte de informação, com exibição de imagens mostradas na reunião da última terça-feira (13)


Nota de Esclarecimento: Vila Vicentina (Prefeitura)

A Prefeitura de Divinópolis, por meio da Secretaria de Governo, informa que no dia 12 de abril a Vigilância Sanitária compareceu nas Obras Sociais São Vicente de Paulo ( Vila Vicentina), para Inspeção regular feita em várias ILPIs.

Durante a ação foram constatadas varias irregularidades e, para tanto, no dia 13 de abril, a Vice-Prefeita e Secretaria de Governo, Janete Aparecida, convocou uma reunião com a Vigilância Sanitária, representantes do Conselho do Idoso e da Saúde, Comissão de Saúde e do Idoso da Câmara Municipal, Assistência Social, Representantes  da Instituição São Vicente de Paulo entre outros. Na oportunidade, foi apresentada e discutida a situação para, de forma conjunta, tentarem  encontrar uma solução e sanar as irregularidades sanitárias encontradas após a vistoria realizada pela Vigilância Sanitária. As medidas a serem tomadas estão sendo discutidas e serão resolvidas dentro da legalidade .

Todo o histórico e procedimento está sendo acompanhado pelo Ministério Público.

O Município não medirá esforços para garantir o bem estar dos idosos da cidade, seja em clínicas particulares ou instituições filantrópicas.

 

 

Entre no grupo do Whatsapp do Divinews e fique por dentro de tudo o que acontece em Divinópolis e região

comentários

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Estamos felizes por você ter escolhido deixar um comentário. Lembre-se de que os comentários são moderados de acordo com nossa política de privacidade.

  1. Geraldo Diniz Santos disse:

    A prefeitura, em caso de essas irregularidades serem comprovadas, tem de apurar e punir os responsáveis. O que não pode ocorrer é deixar fechar a única entidade que cuida dos velhinhos menos favorecidos e na maioria dos casos, abandonados por seus familiares.

  2. Moa10 disse:

    Parabéns a quem denunciou, tem que pagar todos, principalmente, diretoria e os funcionários de alto escaláo,

  3. Joao disse:

    Uma Vergonha deixar 81 idoso em maus tratos eu moro aqui a 23 anos e nunca foi assim, tem que afastar logo do cargo mesmo se não tem competencia

  4. Anônimo disse:

    E não fica só nisso não, cadê o dinheiro da Frederido Ozanan que foi repassado para vila vicentina. Será que não dava pra resolver isso.
    E o caso dos gatos que dormiam dentro da dispensa por causa das chuvas.
    E os 70% do benefício dos idosos que não é repassado para eles, onde foi esse dinheiro?

    Tem mãos sabemos de mais coisas

  5. RICHARD MELO disse:

    É lamentável que os nossos idosos pobres sejam tratados desta maneira… torço muito para que essa situação seja revertida rapidamente e que eles recebam o máximo de carinho, conforto e cuidados que merecem, depois de uma vida de sacrifícios…

  6. Anônimo disse:

    Triste ver o nome da Juliana Coelho maudosamente na reportagem. Ela tem feito a melhor gestão da política de assistência social que o município já teve. Implementou vários serviços.
    Não há perfeição e ainda tem muita coisa que precisa mudar, como por exemplo a proteção de antigos servidores que todos sabem possuem costas quentes há vários mandatos e não saem, mesmo aprontando.
    Mas não há dúvidas que a equipe no geral é muito boa e trabalha muito.
    Estão sempre prontos para tirar as dúvidas e possuem conhecimento da política.

    1. Anônimo disse:

      Falar da Vila Vicentina é fácil, difícil é achar quem pegue pra fazer o mesmo trabalho que eles já fazem há anos. O município devia é dar mais suporte. Cuidar não é fácil, é quem está de fora só vê os erros. A Vila do Afonso Pena já fechou, deixa essa aí fechar pra ver a falta que faz.

Continua depois da publicidade