Novo presidente da AMM é eleito sob racha, com menor quórum de comparecimento às urnas da história da entidade; Julvan deu tiro no pé, e nova associação pode ser criada

Publicado por: Redação

A eleição que ocorreu na última sexta-feira (1/4) para escolher a nova diretoria da Associação Mineira de Município, que guindou ao cargo o prefeito de Coronel Fabriciano, Marcos Vinicius da Silva, como o novo prefeito da entidade para o triênio 2022 / 2025. Segundo informações foi a eleição com o menor quórum da história da entidade, com menos de 40% das presenças dos prefeitos, isso como resultado de um racha dos que ficaram insatisfeitos com o processo eleitoral, que foi  conduzido diretamente pelo ainda presidente Julvan Lacerda, prefeito de Moema, que parcialmente colocou na Comissão Eleitoral pessoas comissionadas que trabalham na AMM  como seus subalternos, e que rechaçaram a homologação da chapa concorrente “Renovação Democrática”, criando com isso para o meio externo, a imagem de chapa única, de uma união e um  consenso inexistente. Tanto é que a eleição foi judicializada.

O Divinews entrevistou neste último sábado o prefeito de Machado, Maycon Willian, que expressou seu descontentamento com o que ocorreu. Explicando que o processo foi judicializado e que aguardaram a posição da justiça, no pedido que foi feito anterior a eleição, solicitando a prorrogação da mesma. Para após a decisão judicial decidir o que será feito. Existe a cogitação de que uma nova associação poderá ser criada. A AMAP (Associação Mineira de Agentes Políticos), que congregará os chefes de executivos municipais, que não concordaram com o processo eleitoral. Maycon lembrou que o resultado das eleições com 310 votantes, 305 votaram na chapa não representando a maioria dos municípios mineiros que somam 853 municípios, sendo que filiados a AMM não são todos, são cerca de setecentos e poucos.

Continua depois da publicidade

Maycon avalia que a baixa adesão sinaliza que os municípios mineiros desejam novos rumos para a associação.

O Divinews conversando com alguns prefeitos, obteve deles a análise de que Julvan Lacerda, em pleno ano eleitoral e almejando ser candidato ao senado, conseguiu dar um tiro no pé, ao dividir a AMM. E ainda que neste momento ele não deveria ter tomado partido da chapa A ou da chapa B, não foi sábio em se manter neutro. Contudo, é da característica dele “aparecer, se sobressair e isso poderá lhe custar caro” às suas pretensões políticas.

Não existe questionamento sobre a idoneidade e a capacidade do presidente eleito, o que existe foi a condução do processo eleitoral, com a responsabilidade direta de Julvan Lacerda.

O presidente da AMM e vice-presidente da CNM, Julvan Lacerda, fez a abertura oficial da votação, quando agradeceu a presença dos prefeitos de diferentes regiões do Estado e exaltou a importância da união de todos em prol de uma gestão independente, que tem como objetivo trabalhar pelo fortalecimento e desenvolvimento dos municípios mineiros.

“Que a AMM possa dar sequência ao trabalho e que vocês possam receber o fruto desse trabalho em cada administração municipal no nosso Estado. O objetivo da AMM é esse, fortalecer o municipalismo, dar condições para os gestores executarem o trabalho, corrigir as desigualdades, a concentração de recursos nos outros entes, em detrimento dos municípios, trabalhar institucionalmente para mudar a legislação. Porque conseguimos mudar algumas, mas ainda tem muito a ser feito e, para isso, precisamos estar juntos. E não é só a diretoria que precisa estar unida, precisamos da união de todos vocês”, reforçou Julvan Lacerda.

O presidente da AMM reforça, ainda, que a presença dos prefeitos, vice-prefeitos, vereadores e deputados, que se deslocaram de regiões distantes da capital para a eleição da entidade, mostra a força da Associação. “Tudo isso para podermos, juntos, decidir quem vai fazer esse trabalho nos próximos três anos e defender o interesse dos municípios, que é defender o interesse do cidadão, das pessoas”, defendeu Julvan.

Outro ponto altamente negativo, na avaliação de alguns prefeitos, e  que o Divinews teve conhecimento, é de um suposto acordo em que o presidente Eleito, Marcos Vinicius da Silva, ficaria só Hnerique fum ano e meio na presidência e posteriormente Hideraldo Henrique, eleito como primeiro vice-presidente assumiria a titularidade como presidente da entidade.

Eleição

A eleição para a nova diretoria da AMM aconteceu, segundo o Edital de Convocação, nesta sexta-feira, 1º de abril, das 9h às 16h. A Assembleia Geral foi, em primeira chamada, às 9h, e, em segunda chamada, às 10h, com a presença de sócios natos quites com suas obrigações estatutárias. A votação foi concluída às 16h e a apuração dos votos processada imediatamente após o encerramento do processo.

O presidente eleito da AMM e prefeito de Coronel Fabriciano, Marcos Vinícius da Silva Bizarro, afirmou que, desde o início, trabalhou para uma chapa de consenso para dar continuidade ao trabalho do presidente Julvan Lacerda. “A AMM, nos últimos anos, conquistou seu espaço por entender a importância do fortalecimento das políticas públicas municipais. Partindo dessa premissa, pretendemos dar continuidade a esse trabalho, bem como garantir um diálogo mais estreito e resolutivo com os outros órgãos para buscar melhorias e qualificação”, garante Dr. Marcos.

Após a consolidação como novo presidente da instituição, o prefeito quer implantar projetos importantes para melhorar e ampliar a gestão dos municípios. “Além de ampliar a qualificação, vamos garantir a criação do Núcleo de apoio Jurídico (NUDEP) para prefeitos com o objetivo de evitar abusos cometidos por outros entes federados. Também vamos fortalecer os consórcios públicos de Minas, por entender que os municípios consorciados trazem um serviço de maior qualidade para os munícipes com custo baixo. Vamos criar o consórcio público intermunicipal AMM para compras conjuntas de medicamentos e tecnologia, e, por meio de parcerias, levar a AMMTV para canal aberto, entre outros projetos que vamos construir em conjunto com os prefeitos”, ressaltou.

Posse

A posse da nova diretoria será durante o 37ª Congresso Mineiro de Municípios, a ser promovido pela AMM, nos dias 1º e 2 de junho de 2022, no Expominas, em Belo Horizonte.

Perfil do presidente

Marcos Vinícius da Silva Bizarro é médico, com especialização em geriatria. Antes de se eleger prefeito, atuou pelo SUS durante oito anos no então Hospital Siderúrgica, atual Hospital Doutor José Maria Morais, do qual foi diretor clínico; e trabalhou também em algumas unidades de saúde nos bairros da cidade e no município de Timóteo.

Entrou para a política para defender uma causa: lutar pelo Hospital Siderúrgica que encerrou as atividades por falta de apoio da gestão pública municipal. Em 2016, se candidatou ao cargo de prefeito de Coronel Fabriciano, com apenas 3% de intenções de votos, e foi eleito com 47,7% dos votos válidos. Desde que assumiu o executivo fabricianense, se destacou com uma gestão moderna e corajosa.

Um dos desafios foi incentivar o empoderamento do cidadão de maneira que consiga recuperar sua autoconfiança e que, dessa forma, a cidade passe a ser reconhecida no cenário estadual e nacional com o município em posição de destaque pelos seus 110 mil habitantes e pelos projetos desenvolvidos e em ampliação. Em 2020, foi reeleito prefeito de Coronel Fabriciano com 83,75% dos votos válidos.

Dr. Marcos Vinícius é vice-presidente da Associação Mineira de Municípios (AMM), desde 2017, e assumiu este desafio com a meta de resgatar, em todos os cenários, a posição de destaque da cidade, a “terra mãe” do Vale do Aço, apresentar o que tem de melhor e, simultaneamente, trazer para dentro do município o que encontrar de mais moderno em termos de gestão. É também presidente do Consurge (Consórcio Intermunicipal da Rede de Saúde de Urgência e Emergência do Leste de Minas).

Atua, ainda, como vice-presidente de Tecnologias da Saúde da Frente Nacional de Prefeitos (FNP) e integra a Comissão de Saúde da Confederação Nacional de Municípios (CNM).

Conheça os integrantes da chapa “Unidos pelo Municipalismo”

 

CARGO PREFEITO MUNICÍPIO
CONSELHO DIRETOR:
Presidente Marcos Vinicius da Silva Bizarro Coronel Fabriciano
1º Vice-Presidente Hideraldo Henrique Silva Boa Esperança
2º Vice-Presidente Luís Eduardo Falcão Ferreira Patos de Minas
3º Vice-Presidente Luiz Fernando Alves Itamarandiba
4º Vice-Presidente Edson de Souza Vilela Carmo do Cajuru
1º Secretário Wirley Rodrigues Reis Itapecerica
2º Secretário Célio Santana Buenópolis
1º Tesoureiro Luiza Maria Lima Menezes Nepomuceno
2º Tesoureiro John Wercollis de Morais Pratinha
Diretores Regionais:
Região Central
[1] Luiz Paulo Glória Guimarães Curvelo
[2] Diego Alvaro dos Santos Silva São José da Lapa
[3] Ozéas da Silva Campos Pompéu
Região Sul
[1] Alexandre de Cássio Borges Ibitiura de Minas
[2] Rodrigo Alves de Oliveira Camanducaia
[3] Walter José Lessa São Lourenço
Região Noroeste
[1] Fabiano Magella Lucas de Carvalho São Gonçalo do Abaeté
[2] Geraldo Magela Gomes Natalândia
[3] Igor Pereira dos Santos Paracatu
Região Triângulo
[1] Francisco Lourenço Borges Neto Tupaciguara
[2] Elisa Gonçalves de Araújo Uberaba
[3] Marcel Vieira Rodrigues da Cunha Prata
Região Alto Paranaíba
[1] Denise Abadia Pereira Oliveira São Gotardo
[2] Fernando Breno Valadares Vieira Coromandel
[3] Paulo Giovani Silveira de Melo Serra do Salitre
Região Centro-Oeste
[1] Lucas Vieira Lopes Iguatama
[2] Mateus Marciano dos Santos Pedra do Indaiá
[3] Bertolino da Costa Neto Bom Despacho
Região Zona da Mata
[1] Alex Andrade Anzolin Argirita
[2] Jucélio Fernandes de Oliveira Chácara
[3] Walace Ferreira Pedrosa São Francisco do Glória
Região Norte
[1] Valmir Morais de Sá Patis
[2] Jose Nilson Bispo de Sá Padre Carvalho
[3] Rutílio Eugênio Cavalcanti Filho Urucuia
Região Jequitinhonha/ Mucuri
[1] Evaldo Lucio Peixoto Sena Medina
[2] Milton Coelho de Oliveira Novo Cruzeiro
[3] Ademir Costa Gobira Almenara
Região Rio Doce
[1] Andre Luiz Coelho Merlo Governador Valadares
[2] Wlater Júnior Ladia Boerborema Nova Módica
[3] Lucas Coimbra Donadia Itabirinha
CONSELHO FISCAL:
03 (três) membros Efetivos:
Conselheiro Hélio Márcio Campos Ouro Branco
Conselheiro Higino Zacarias de Sousa Ritápolis
Conselheiro Paulo Cezar de Almeida Campos Altos
03 (três) membros suplentes:
Conselheiro Pedro Henrique Soares Braga Buritizeiro
Conselheiro Aleandro Francisco da Silva Cachoeira Dourada
Conselheiro Geraldo Donizete de Lima Itaguara

 

 

 

 

Entre no grupo do Whatsapp do Divinews e fique por dentro de tudo o que acontece em Divinópolis e região

comentários

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Estamos felizes por você ter escolhido deixar um comentário. Lembre-se de que os comentários são moderados de acordo com nossa política de privacidade.

Continua depois da publicidade