CIS-URG Oeste e Hospital São João de Deus recebem a primeira residente em Medicina de Emergência

Publicado por: Redação

Em cooperação conjunta, o Consórcio Intermunicipal de Saúde da Região Ampliada Oeste para Gerenciamento dos Serviços de Urgência e Emergência (CIS-URG Oeste) e o Complexo de Saúde São João de Deus, em Divinópolis, com credenciamento do Ministério da Saúde, iniciam o programa de residência médica na área de urgência e emergência.

Para José Márcio Zanardi, secretário executivo do CIS-URG Oeste, essa parceria será muito importante para a região. “Uma experiência ímpar para o Consórcio. A gente espera que dê tudo certo e, com isso, aos poucos, ter o aumento de médicos residentes na área. Uma especialização a ser utilizada não só no SAMU, mas nas portas de urgência e emergência de toda a região. Ficamos muito agradecidos a todos do Complexo de Saúde São João de Deus, os diretores, os médicos, que oportunizaram essa possibilidade de ampliação da formação dos médicos na área”, destaca.

Continua depois da publicidade

“Duas vagas foram abertas e os interessados participaram de um processo seletivo para esta residência que terá duração de três anos. A primeira etapa, que chamamos de R1, será feita mais dentro do Complexo de Saúde São João de Deus, com participação na sala vermelha, centro cirúrgico, ginecologia/obstetrícia, sempre com o foco em medicina de emergência. A partir do R2 e no R3, entra o pré-hospitalar, onde os residentes tripulam as ambulâncias do SAMU, participam da regulação.”, conta o Dr. Marco Aurélio Lobão, diretor técnico do CIS-URG Oeste e Coordenador do Programa de Residência em Medicina de Emergência.

Dr. Júlio César Veloso, Supervisor da Residência conta que é uma especialidade ainda recente no Brasil. “Em nosso país são 10 cidades que oferecem essa especialização. Em Minas Gerais são só quatro locais e aqui será um deles. Em Minas Gerais temos só 30 médicos emergencistas, ou seja, com essa especialização em urgência e emergência os médicos terão uma formação ainda mais completa para atendimento tanto da emergência intra-hospitalar como extra-hospitalar. Uma grande oportunidade, não só de aprendizado, mas também de atuar no atendimento das emergências com uma outra visão.

A médica Laura Rabelo começará a residência já no mês de março e está muito animada. “Trabalhando, vamos vendo a área dentro da profissão escolhida que a gente mais se identifica, e isso aconteceu comigo na emergência. Estou muito animada para contribuir com o início da especialização, dedicarei para que seja algo cada vez melhor, que seja um curso bem proveitoso e propicie melhoria no setor de urgência e emergência da região.

Marco Antônio Expedito, diretor Clínico do SAMU conta que a novidade foi recebida com muito entusiasmo. “Nossa expectativa é bem grande para o início das atividades da residência. Será muito proveitoso para a nossa região. O SAMU vai ganhar muito com isso, teremos colegas novos e especializados junto de nós. Já o São João de Deus, enquanto Sala Vermelha e outros setores, quando tiver uma emergência, vai ganhar muito, se tornando um centro acadêmico para a medicina de emergência, que é uma área promissora. No que pudermos contribuir, estamos à disposição”, comemora.

Entre no grupo do Whatsapp do Divinews e fique por dentro de tudo o que acontece em Divinópolis e região

comentários

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Estamos felizes por você ter escolhido deixar um comentário. Lembre-se de que os comentários são moderados de acordo com nossa política de privacidade.

Continua depois da publicidade