Com agências bancarias de Divinópolis descumprindo lei, Roger Viegas quer que PROCON pare de fazer “vista grossa” e fiscalize

Publicado por: Redação

O Vereador Vice-Presidente da Casa Legislativa, Roger Viegas (Republicanos), em plenário, na Reunião Ordinária de ontem, terça-feira (09) solicitou que o PROCON saia de sua inércia e faça com que as agências bancárias cumpram a Lei 4.901/2000, que dispõe sobre o atendimento bancário. Roger destacou que os bancos não estão cumprindo a lei e deixando os consumidores dos serviços bancários esperando por horas nas filas.

“É um desrespeito o que as agências bancárias estão fazendo. Com a pandemia acabando, a vida voltando ao normal, mas para os bancos não. Continuam fazendo pouco caso daqueles que necessitam dos seus serviços. Até diminuíram a quantidade de colaboradores. É desumano o que acontece nestes estabelecimentos bancários” – declarou Roger.

Continua depois da publicidade

O Vereador destacou que o órgão municipal responsável por esta fiscalização é o PROCON, que tem em sua gerência Roberta Carrilho, e esse órgão tem feito vista grossa para o que acontece nas agências.

“O PROCON, como determina a legislação, é o responsável pelos atos de fiscalização, e não vejo a atuação deste órgão. Por isso, fiz um Requerimento para solicitar informações sobre os atos fiscalizatórios, na cobrança para que os bancos cumpram a lei com rigor”. – disse Viegas.

A Lei determina um prazo razoável para atendimento bancário, e cria penalidades para a agência que não a cumpra.

“O atendimento bancário, conforme a lei, tem um prazo de 15 minutos, em dias normais, 45 minutos em véspera ou depois de feriados prolongados e 30 minutos em dia de pagamento de funcionários público, concessionárias de serviço público e de recebimentos de tributos, e não é essa a realidade do cidadão, que paga os seus impostos, está vivendo” – relatou o Vereador.

De autoria do Vereador Roger Viegas, a Lei nº 8.930, de 22 de novembro de 2021, atualiza e penaliza, com mais rigor, as agências bancárias que não cumprirem o que determina o preceito legal.

“A Lei 8.930/2021 atualiza a Lei 4.901/2000, trazendo mais rigor nas possíveis penalidades a serem aplicadas, mas se o PROCON não atuar, não fiscalizar, a lei torna-se sem eficácia nenhuma. Criei-a foi para ser imposta àqueles que não a cumprirem. Se for por falta de denúncia, eu estou denunciando, e rogo a população que faça o mesmo. A Lei está ai para ser cumprida” – concluiu Roger.

Entre no grupo do Whatsapp do Divinews e fique por dentro de tudo o que acontece em Divinópolis e região

comentários

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Estamos felizes por você ter escolhido deixar um comentário. Lembre-se de que os comentários são moderados de acordo com nossa política de privacidade.

  1. Emerson disse:

    Na última segunda feira (07/03)2022), depois de múltiplas tentativas de realizar o serviço pelo telefone/app, compareci a CAIXA ( o pior banco na minha opinião), para uma simples mudança de número de telefone nos cadastros. Mudança essa necessária para cancelamento de um cartão de crédito VENCIDO, que ainda gerava boletos de anuidade depois de quase 1 ano. Cheguei às 10:30 e saí às 15:00 horas, será que isso acontece apenas comigo? Acho que não.

  2. Shely disse:

    O INSS de Divinopolis está muito pior, mal tentaram voltar só falaram de alguns casos imediatamente pararam de trabalhar. Tenho certeza que eles não ficaram nenhum dia sem ir a festas, Carnaval, e praias. Muito pior tanta gente precisando de perícias de voltar trabalhar principalmente receber e eles não estão nem aí.

  3. Fernanda disse:

    Falta tudo a começar pela educação e comodismo. Hoje em dia temos quase todos os serviços na palma da mão mas a população insiste em pegar longas filas… esquecem a senha 5 minutos após cadastrar, perdem seus cartões, celular, insistem no dinheiro físico para tentar sonegar impostos entre tantos outros problemas. Se fosse ao banco somente quem realmente precisa 15 minutos seria suficiente. Agora com a falta de saber ler e interpretar uma mensagem ou buscar informações antes de se dirigir ao banco para saber se tem um dinheiro do governo para eles, nem com muitos atendentes não resolverá o problema. Se cada um realmente cuidasse com apreço da própria vida a vida de todos melhoraria em todos os aspectos.

  4. Anônimo disse:

    Preguiça de vereador

  5. Cintia Rafaela disse:

    PROCON em Divinópolis é um lixooooo

  6. Gil Vicente disse:

    Finalmente um de coragem pra falar por nós. Quinta feira passada passei 4 horas na fila do Banco do Brasil. Passou da hora de fazerem alguma coisa.

  7. Maria Gaerd disse:

    O atendimento é MUITO RUIM!
    Os bancários ainda vivem no mundo da fantasia e parece que são preguiçosos e não querem trabalhar!
    Podiam atender a população bem e eu confio que podem!

  8. Roberta disse:

    Tem filas muito mais preocupantes que a dos bancos. Vai na UPA pra ver quanto tempo tem que ficar lá pra conseguir uma consulta.
    Vá aos hospitais em geral….
    Tenta resolver um problema na própria prefeitura…
    Muito fácil apontar o problema dos outros. Será que todas as filas das repartições municipais estão andando rápido? Quanto tempo gasta pra aprovar um projeto de construção na prefeitura? Quanto tempo gasta pra calcular o ITBI de uma transação imobiliária?
    Penso que antes de vcs se preocuparem com os bancos deveriam resolver os problemas internos.
    Preocupem-se em tapar os buracos das ruas que estão acabando com os carros dos cidadãos divinopolitanos.
    Antes de olhar o cisco no olho alheio, veja a trave que está no seu.

    1. Anônimo disse:

      Muito bem Roger, por isso votei em vc, quanto as outras filas elas existem tb a tempos, resolva esse problema, que vai ajudar muito ao povo mesmo, porque essas instituições do dinheiro só pensam em ganhar mais e mais dinheiro, deixando os clientes sempre mau atendidos, com pouca mão de obra humana, poucos e velhos terminais eletrônicos e etc….sem mencionar que eles insistem em não aceitar o tamanho da nossa cidade e tem tão pouco a nos oferecer, taxas exorbitantes e serviços péssimos, isso mesmo, pega no pé deles….obrigado….obs…Roger continue fazendo pelo povo, independente do problema, gente pra retrucar sempre vai existir, então faça por nós e não perca tempo em ouvir …..estamos juntos….

  9. Thiago disse:

    Infelizmente as agências bancária de Divinopolis, está caído em pedaços. Tanto é que você pode chegar em qualquer uma delas e ver como está a situação dos caixas eletrônicos, tem equipamentos soltando até teclas, fora os que estão ultrapassado também. Só querem o dinheiro do povo,não oferecer um serviço bom e de qualidade, está longe disso.

    1. Marcio Garcia disse:

      Muito bem Roger, por isso votei em vc, quanto as outras filas elas existem tb a tempos, resolva esse problema, que vai ajudar muito ao povo mesmo, porque essas instituições do dinheiro só pensam em ganhar mais e mais dinheiro, deixando os clientes sempre mau atendidos, com pouca mão de obra humana, poucos e velhos terminais eletrônicos e etc….sem mencionar que eles insistem em não aceitar o tamanho da nossa cidade e tem tão pouco a nos oferecer, taxas exorbitantes e serviços péssimos, isso mesmo, pega no pé deles….obrigado….obs…Roger continue fazendo pelo povo, independente do problema, gente pra retrucar sempre vai existir, então faça por nós e não perca tempo em ouvir …..estamos juntos…..sempre

  10. Gil disse:

    Como sempre, jogando para a plateia. Poderia aproveitar e fazer alguma coisa de útil para a cidade e seus cidadãos

    1. JOÃO PAULO TAVARES disse:

      ISSO MESMO ROGER!
      BANCOS SÓ LUCRAM NAS NOSSAS COSTAS… ELES TEM QUE DAR O MÍNIMO DE RESPEITO E ATENDIMENTO REGULAR A QUEM SUSTENTA ELES.

      1. Emerson disse:

        Na última segunda feira (07/03)2022), depois de múltiplas tentativas de realizar o serviço pelo telefone/app, compareci a CAIXA ( o pior banco na minha opinião), para uma simples mudança de número de telefone nos cadastros. Mudança essa necessária para cancelamento de um cartão de crédito VENCIDO, que ainda gerava boletos de anuidade depois de quase 1 ano. Cheguei às 10:30 e saí às 15:00 horas, será que isso acontece apenas comigo? Acho que não.

Continua depois da publicidade