Vereadora Lohanna deduz que se outro candidato tivesse sido eleito prefeito de Divinópolis, os defensores da atual administração estariam dando piruetas dentro dos buracos

Publicado por: Redação

Na reunião ordinária de terça-feira (15), na Câmara de Divinópolis, a vereadora Lohanna França (CDN) criticou a falta de competência e entendimento técnico da atual gestão, no que diz respeito aos buracos da cidade, tendo por base uma explicação técnica que lhe foi passada. Ela disse que o composto asfáltico que estão usando para tapar buracos é uma “capinha” por cima do que de fato é asfalto mesmo e que o problema principal não é resolvido, que é a drenagem pluvial. Com isso a tendência é que com o passar do tempo os buracos retornarão – A vereadora questionou a postura inerte de alguns políticos diante do caos da cidade: “Será que se o Fabiano Tolentino, ou Laiz Soares, ou ainda Marquinhos Clementino, Professora Helena e mesmo Galileu Machado, um deles tivesse vencido a eleição, a gente estaria igual um cordeirinho aqui dentro desse jeito? Eu incluo o deputado Cleitinho Azevedo, o Gleidson, a Janete, que foi oposição ferrenha nessa casa. Eu incluo também alguns vereadores que aqui estão. Eles estariam fazendo piruetas dentro dos buracos, dando um twist carpado”. ironizou a vereadora – Lohanna foi mais critica ainda quando falou da tentativa dos Azevedo querer calar a voz do povo em manifestações de descontentamento, citando como exemplo o vídeo de Cleitinho quando disse que as câmeras tinham identificado quem colocou uma placa. E quando a vereador fez o pronunciamento sequer tinha sido divulgado o vídeo de Gleidson constrangendo  uma senhor que reclamou da condição de uma estrada rural, e o prefeito foi lá tirar satisfação.

 

Continua depois da publicidade

No inicio do seu pronunciamento, Lohanna pontuou o quão complicado está trafegar pela cidade. “Eu não posso deixar de falar sobre um assunto que eu nem gosto de falar. Eu nem fui eleita falando disso. Mas a realidade bate na porta, não é gente? A gente tem que falar das coisas que nem são da nossa área. Eu tenho que falar de buraco. Está difícil demais de andar em Divinópolis.”, pontuou.

A vereadora pondera que não é culpa dos servidores, nem da EMOP e questiona se a gestão está dando o melhor que pode. “Quando a gente está falando em buraco em Divinópolis, vamos falar a verdade. Hoje a prefeitura já fez vários recapeamentos, já fez vários tapa-buracos. Eu respeito muito nossos trabalhadores da EMOP, da Prefeitura. É gente que ganha pouco. Gente que estão tendo seu reajuste negado enquanto servidor. Os que não são da EMOP e sim da Prefeitura. E essas pessoas estão fazendo um trabalho muito bom, dentro do que elas conseguem.”, ponderou.

França então pede para ser exibida uma imagem do que é  composto o asfalto. Ela reproduz uma explicação técnica para ajudar a Prefeitura a entender o problema. “Mas o que eu estou aqui para perguntar é. Será que Divinópolis não consegue fazer melhor? – Comunicação da Câmara exibe imagem de uma composição asfáltica a pedido da vereadora – Isso daí gente, são as camadas do asfalto. A gente tem uma ‘capinha’ em cima que é asfalto mesmo. A gente tem leito, tem sub-leito. Tem um monte de coisa. Como esse mandato é feito de muitas pessoas, aqui eu agradeço o Luiz Umbra. Engenheiro que me ajudou explicando um monte de coisa, para eu poder argumentar esse assunto de forma técnica.”, explicou.

Lohanna complementa. “Gente, quando eles estão recapeando os buracos, eles tão tampando só a parte de cima. E a gente tem um monte de problema, que é de base, que é do leito e que não é resolvido. Aí eu pergunto para vocês. Quando a Prefeitura faz um post dessa Comunicação que é rápida para responder vereador, mas lenta para responder outros pedidos formais, tipo requerimentos. Eles fazem assim. ‘8.000 toneladas de asfalto em Divinópolis foram colocadas pela atual gestão.’ O gente, eu quero perguntar para vocês. Quanto vocês acham que ficou depois da chuva? Ficou foi nada. Não ficou foi nada. Estão rasgando nosso dinheiro.”, complementou.

Em continuidade, a edil destaca a desproporção e até mesmo inexistência da drenagem pluvial em Divinópolis, na quantidade adequada  “Estão rasgando o nosso dinheiro porque não querem enfrentar o problema da forma que ele precisa ser enfrentado. Que é com obra debaixo da terra e que não dá voto. Mas é isso que a cidade precisa. Que são as obras de drenagem pluvial.”, destacou.

A agente política convida a população a conferir o problema que ela levanta. “Eu vou convidar os servidores que nos honram com a presença, as pessoas de casa e cada vereador que está aqui a abrir a janela de casa e ver se encontra um bueiro quando abre a janela. Da minha janela eu não vejo bueiro. Essa cidade tem uma rede de drenagem mínima perto do que precisa. E se o prefeito ficar calçando, asfaltando, recapeando, gente… Pode vir a usina de asfalto que for. Pode aplicar o melhor asfalto do mundo. Sem rede de drenagem, o asfalto não vai durar. E vão continuar rasgando o nosso dinheiro. Porque é isso que eles estão fazendo.”, levantou.

Lohanna frisa outra vez que a crítica não se dirige aos servidores, cumpridores de uma hierarquia. E sim a gestão. França torna a provocar a Prefeitura, ao salientar um quadro publicado no site da Administração, em que a gestão por meio da Comunicação, rebate cobranças dela e de outros agentes. “Isso não é culpa da EMOP. Isso não é culpa dos servidores que estão lá na ponta e seguindo ordens. Isso é uma questão de gestão. E aqui eu falo para o prefeito e para vice, que tem R$ 15 milhões em caixa da Vale, e querem sair calçando e asfaltando rua sem fazer drenagem. Fazendo as coisas porque dá muito voto, porque não sei o quê. Quanto tempo isso vai durar, gente? Então não tem dinheiro para o servidor não tem dinheiro para capacitação, não tem dinheiro nem para comprar extintor de incêndio que tá tudo vencido nos postos. Mas para rasgar dinheiro desse jeito eles tem. Hoje sai um ‘Compromisso com a verdade’ contra mim lá no perfil da Prefeitura.”, frisou e provocou.

A vereadora afirma que é preciso tratar os problemas na base. “Então gente, vamos falar das coisas com a seriedade que o assunto exige. Vamos tratar dos problemas na base, porque é isso que a gente precisa fazer. Até porque eu vou falar aqui dois prontos críticos de buraco na cidade, que todo mundo conhece. Quando a gente fala da ponte do Porto Velho ou perto do Tiro de Guerra. Pensou em buraco, não pensou? Quando a gente fala do Esplanada. Pensou em buraco, não pensou? E Rio Grande do Sul? Todo ano tapam buraco ali. E todo ano vai ter que tapar de novo. Porque tem problema de drenagem. E precisa ser resolvido, se não o asfalto não vai durar.”, afirmou.

Lohanna ponta que a cidade requer uma gestão que pense e ironiza que a Prefeitura e entusiastas precisam sair da internet e garantir soluções técnicas para os problemas. “Além disso, tem que fazer sarjeta de concreto do lado, porque se não a água infiltra em uma daquelas camadas que o Dorel mostrou no nosso vídeo. Então tem muita coisa que tem que ser feita para o asfalto durar.  E isso aí, gente, requer uma gestão que pense. Não uma gestão que o povo fique batendo cabeça na ‘República do WhatsApp’ lá na Prefeitura. Porque hoje a gente vive na ‘República do WhatsApp’, em Divinópolis.”

A vereadora parcela parte da culpa com a Copasa e sugere uma alternativa para auxiliar a gestão a não desperdiçar mão de obra, tempo e principalmente recursos públicos. “Bota-se muito a culpa na Copasa. E a Copasa tem culpa de muita coisa mesmo.  Parece que eles não podem ver um asfalto novo que eles falam: ‘Opa! Vou furar.’. E isso pode ser resolvido com uma comunicação melhor. Isso pode ser resolvido exigindo que a Copasa envie para a Prefeitura as próximas obras que eles vão fazer. As obras de emergência não dão para eles enviarem. Mas tudo aquilo que é programado, pode ser enviado. Para evitar que a Prefeitura asfalte e duas semanas depois a Copasa vá lá e fure o asfalto.”, parcelou e sugeriu, a agente política.

A edil indaga se alguns políticos da cidade estariam tendo a mesma postura inerte ou compactuada com a atual gestão, caso outra candidatura tivesse saído vencedora na eleição municipal. A vereadora novamente, cita a incapacidade de resolução dos problemas por parte do comando da Prefeitura “Para terminar, o que eu quero falar com vocês é o seguinte. Se a gente tivesse aqui na cidade outro candidato a prefeito vitorioso. Aí eu queria que todos refletissem junto comigo. Se o Fabiano Tolentino tivesse vencido. Se a Laiz Soares tivesse vencido. Se o Marquinho tivesse vencido. Se a Professora Maria Helena tivesse vencido. Se qualquer candidato tivesse vencido. Se o Galileu tivesse vencido… Será que gente que está igual cordeirinho aqui dentro estaria desse jeito? Tem político e eu me incluo. E aí eu não tô desrespeitando a pessoa. Eu tô falando da atuação política. Eu incluo o Cleitinho, eu incluo o Gleidson. Eu incluo a Janete, que foi oposição ferrenha nessa casa. E eu incluo alguns vereadores que aqui estão. Estariam fazendo pirueta no buraco. Duplo twist carpado. Se esses buracos fossem, ou na mão do Fabiano Tolentino, ou na mão do Marquinho, ou da Laiz ou do Galileu ou de qualquer outro candidato. A verdade é que há por parte de alguns políticos, medo de admitir que resolver as questões da Administração Pública, não era só questão de boa vontade.”, citou e indagou.

Por fim, Lohanna França relutantemente aponta que não queria tocar neste tema, porém, sem menção direta e numa crítica contumaz ao deputado estadual Cleitinho Azevedo (CDN), a vereadora defende que as pessoas tenham seu direito garantido para se manifestar desde que de forma condicente e pacífica. A agente política relembra que os deputados irmão do prefeito, antes mesmo de ser eleito para vereador em 2017, usava das placas – a qual o mesmo criticou em uma manifestação no último fim de semana, para se promover politicamente e agora tenta coagir o povo de criticar a ele ou seus irmãos. “Então eu vou falar só mais uma coisa que eu não queria falar. Em uma manifestação legítima de um cidadão. Foi colocada uma placa num buraco aqui da cidade. O deputado Cleitinho postou um vídeo e depois ele apagou, acho que num ato de sabedoria de ter apagado. Falando em um tom que parecia uma tentativa de coação. Parecia. Pode ser que não era. Mas era isso que parecia. Uma tentativa de coação. ‘Eu sei quem é você que colocou a placa. Cleitinho, eu quero te lembrar que você começou sua trajetória chutando placa.”, apontou e relembrou, a agente política.

Conclui a vereadora. “As pessoas tem direito de protestar contra o prefeito. Desde que isso seja respeitoso. Não xinguem a família dele. Os que não estão na política. Porque os que estão na política colocaram o rosto para bater. Não persigam e não agridam ninguém fisicamente. Não inventem mentiras. Falar do buraco é legítimo. As pessoas tem esse direito. E ninguém, nem um vereador, nem um deputado, nem um governador. Ninguém tem direito de coagir a população. População, coloquem as placas que vocês quiserem. Se algum político coagir algum de vocês, eu tô aqui e a gente não vai deixar isso acontecer não. Divinópolis pode até não ter prefeito. Mas tem vereador.”, concluiu.

 

Entre no grupo do Whatsapp do Divinews e fique por dentro de tudo o que acontece em Divinópolis e região

comentários

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Estamos felizes por você ter escolhido deixar um comentário. Lembre-se de que os comentários são moderados de acordo com nossa política de privacidade.

  1. Anônimo disse:

    Muito bem colocado. A cidade está abandonada.
    Os prefeitos anteriores e o atual não renovam os asfaltos como deveria ser feito, apenas maqueiam por cima. Não fazem o escoamento pluvial adequado. O resultado é o caos que está aí.
    E esse prefeito que está aí não tem qualificação nenhuma para exercer o cargo de prefeito. Fica igual retardado fazendo vídeos e rebolando. Não tem postura nenhuma de prefeito.
    Aí invés de buscar investimentos para a cidade e trabalhar firme para melhoria da mesma, fica igual palhaço fazendo vídeos e distribuindo pelo Whatsapp. Mais uma decepção para a cidade.
    Divinópolis está uma tristeza, várias firmas fecharam, cheia de imóveis para alugar, péssimo estado as ruas, praças e campos abandonados. Muitas pessoas foram embora daqui. Lamentável.

    1. Gil disse:

      Concordo plenamente com sua opinião exceto na questão de imóveis para locação.
      A grande maioria dos imóveis fechados não são alugados porque os proprietários querem valores que não correspondem com a realidade atual, além é claro, de transferir o IPTU para o locatário.
      E a tendência é piorar pois a prática comercial está mudando muito rápido, principalmente no comercial: ter loja física pra quê se existe o e-commerce?
      Nas grandes cidades do país o quadro é o mesmo. Belo Horizonte, por exemplo, viu a Savassi comercial acabar por causa de preços de aluguel.

  2. Anônimo disse:

    Com esses políticos Divinópolis vai virar uma Sucupira .
    O ultimo que passar apague a luz.

    1. Gil disse:

      Acho que a culpa é dos eleitores da cidade que os colocaram lá, será que não?

  3. Davi disse:

    E por que os veterano sempre ganhou eleições, os nomes que a vereadora citou, essa eleição cleitinho foi uma surpresa pra muitos inclusive, para os concorrentes que teve que mudar todo o discurso em uma emissora de rádio, que apoia o então candidato que prdeu

  4. Dorisvaldo Pereira do Vale disse:

    Parabéns Vereadora é isso aí o deveres de vcs é fiscalizar a Administração desse nosso Prefeito que só sabe ficar postando vídeo fazendo gracinha

  5. Cícero José da fonseca disse:

    Falar até papagaio Fala, tem q agir. Vc e os outros são porta vozes da população, então faz jus o salários q vcs ganham. É cobrem do prefeito q é um inútil q faça o serviço dele.

    1. Lili disse:

      Política e uma palhaçada atrás da outra , eu tenho 62 anos nasci e vivo aqui até hoje. Tem vereadores que estão no terceiro ou mais mandato , prefeito que tb passaram mais de uma vez pela cadeira da prefeitura e vcs nunca cobraram nada a esse respeito e agora vem cobrar dessa gestão problemas de vários anos. Faz jus aos altos salários de vcs e se une pra fazer uma Divinópolis melhor para o bem da população e deixa as críticas e picuinhas de lado e cobram desses deputados que não fazem e nunca fez nada pela nosso cidade. Só conhece o povo em época de eleição

  6. Sulamita disse:

    Exatamente isso. Eles podem criticar à vontade. Mas não sabem receber críticas, intimidando às pessoas que o fazem. Lohanna nos mostra com transparência e tranquilidade pq está mostrando e falando a verdade para o povo. Se fosse outro que tivesse sido eleito, estariam fazendo vídeos de 5 em 5 minutos. Triste realidade, pois em nada melhoraram a cidade e nem vida do povo de Divinópolis.

    1. Wanderley disse:

      Eu ouvi apenas 1 minuto deste vídeo,e foi o suficiente pra concordar com esta garota!e refórso.
      Cadê prefeito seu bosta!
      Vc criticou o outro, agora mostra serviço,vc disse que era fácil, agora faça.
      Por isso que eu não defendo esta corja, não venha por a culpa na natureza…disto já sabemos,desde que o mundo é mundo desastres acontecem.
      Obs. Pessoas inteligente não entram em briga de políticos e nem defendem esta corja, são todos iguais….
      Obsll, democracia não significa colocar qual quer hum no comando de uma cidade, estado, país ou nação.,todos podemos…desde que temos competência pra tal. é +- isto que o filósofo dizia a +- 400 anos antes de Cristo.
      Enquanto o mundo não parar de praticar votos de compadres,o mundo não terá jeito (votar no calor a emoção) só pq o cara foi alí e publicou um videosinhos de merda,a população achou que era o cara ideal pra governar uma vida de mais de 230.000 habitantes…tenha santa paciência Divinópolis.
      Divinópolis está entregue as moscas,muito barulho e pouco resultado,assim como o nosso Brasil, situação triste de se ver.
      O povo se quiser,eles sabem votar… é só ver o histórico do candidato.
      Chega de político corruptos e compadres e cachaceiros que vão em busca de votos nos butecos das periferias.
      Chega de políticos de carreiras que sabemos que passaram a vida inteira roubando(Divinópolis tá cheio destes).
      Vamos por gente nova…mas com capacidade(Aki… não venha candidatos novos,apoiados pelos velhos e empresários e cabo eleitorais que apoião em trocas de secretarias não eim!)
      Se vc se acha capaz, vai sozinho/a faça valer a sua experiência.
      Não prometa só trabalhe!
      Tenha em mente um plano diretor,um de cada vez.

  7. Gil disse:

    Admiro o trabalho da vereadora mesmo não sendo seu eleitor.
    Mas, a bem da verdade, discordo sobre a fala sobre o problema dos buracos.
    Todas as cidades estão com problemas, algumas com menos outras com mais, tanto em função das chuvas como em consequência de gestões incompetentes no passado.
    Como Divinópolis é uma cidade grande em população e pequena em recursos financeiros a situação realmente fica mais difícil.
    E sem lideranças políticas capazes de amealhar recursos piora mais ainda.
    A atual administração não pode ser responsabilizada pelos problemas atuais uma vez que cidade foi abandonada, literalmente, nas oito ou nove últimas gestões.
    Só faziam manutenção meia boca, sem compromisso com a qualidade e com a resolução definitiva dos problemas.

  8. Elton dos Reis Rodrigues silva disse:

    Parabéns vereadora falou tudo certinho assim como eles sempre tiveram o direito denunciar manifestar e criticar agora tem que aceitar contra eles parabéns.

  9. Manoel Rodrigues disse:

    Parabéns… Falou tudo… 👏👏👏

    1. Sinesio Pacheco disse:

      Parabéns, é a pura realidade e tudo que se eu tivesse oportunidade falaria para a atual administração, precisando de mais pessoas assim que expõe a verdade de forma coerente e de forma que todos entendam onde está o erro e como deveria ser solucionado, parabéns têm o meu apoio.

  10. REGINALDO GOMES DA SILVA disse:

    Essa vereador é muito corajosa e sabe o que fala. Muito bom.👏👏👏👏👏

    1. Carlos disse:

      Mas esse dinheiro da vale senão me falha memória era pra terminar o hospital público que agoniza no tempo e o povo precisando de melhorias urgentes na saúde… é tudo igual mesmo… falta vontade… comprometimento… amor e carinho pela cidade e pelo povo.

Continua depois da publicidade