Divinópolis – Urgente: CEMIG abrirá comportas da barragem de Cajuru e região baixa do Bairro do Candelária será inundada (video)


A Prefeitura de Divinópolis, por meio de um vídeo com a vice-prefeita Janete Aparecida (PSD) e o secretário de Trânsito e Transporte, Lucas Estevam, pediram para a população ribeirinha do bairro Candelária deixar suas casas imediatamente.

O pedido se deve a abertura das comportas da barragem da Companhia Energética de Minas Gerais em Carmo do Cajuru, onde o volume está no limite. Devido a isso, haverá uma enorme vazão de água no Rio Itapecerica nas próximas horas.

No comunicado, é suplicado que os moradores saiam dos imóveis o quanto antes e leve somente o necessário, como documentos, receitas médicas e os medicamentos em si. Os munícipes dessa região devem procurar abrigo nas casas de parentes ou nas casas de acolhimento divulgadas pela própria Prefeitura.

A CEMIG emitiu a seguinte Nota. “Devido às elevadas afluências ao reservatório da PCH Cajuru (500 m³/s às 11h de 10/01/2022), com previsão de aumento de afluências ao longo do dia e da terça-feira (previsão de 630 m³/s de média diária na terça-feira), será necessário ampliar a defluência da usina, atualmente no patamar de 310 m³/s. Será feito um primeiro patamar de ampliação às 14:00 para 380 m³/s, ampliando gradativamente em seguida para o patamar de 450 m³/s, que deve ser atingido até o final do dia. As Defesas Civis municipais e o Corpo de Bombeiros de Divinópolis têm o mapa de inundação para estas vazões, sendo que para este patamar de vazões já é necessário que a população na região mais próxima ao Rio deixe suas casas.”, diz o comunicado.

 

Vinícius Xavier

Formado em Comunicação Social/Jornalismo pela Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG) - Unidade Divinópolis. Com 10 anos de carreira, começou a escrever para o Divinews em fevereiro de 2021. Repórter multieditorial. Interesse em pautas da ciência, cultura, entretenimento, futebol e política.

7 comentários em “Divinópolis – Urgente: CEMIG abrirá comportas da barragem de Cajuru e região baixa do Bairro do Candelária será inundada (video)

  • 11 de janeiro de 2022 em 11:56
    Permalink

    É cada uma viu? A Barragem de Carmo do Cajurú não tem nada a ver com o Rio Itapecerica e sim com o Rio Pará. A água no encontro dos dois rios é abaixo do bairro Candelária e não afeta em nada o bairro.

    Resposta
  • 10 de janeiro de 2022 em 16:53
    Permalink

    Onde a barragem do cajuru que está no Rio Pará tem haver com o Rio Itapecerica?
    Eles se encontram bem abaixo do Candelária.

    Resposta
  • 10 de janeiro de 2022 em 16:04
    Permalink

    E ainda tem coragem de contar taxa de escassez nas nossas contas.

    Resposta
  • 10 de janeiro de 2022 em 14:43
    Permalink

    Desculpe minha falta de inteligência, mas a vazão de água da barragem em Cajuru não seria no rio Pará? O Itapecerica vai retornar no Candelária? É esse o motivo?

    Resposta
    • 10 de janeiro de 2022 em 21:54
      Permalink

      O rio para está ao lado esquerdo do rio Itapecerica sendo assim tem sim o aumento de água se a água for de grande escala

      Resposta
  • 10 de janeiro de 2022 em 13:04
    Permalink

    Mas a usina desagua no Rio Pará, não?
    Como que o Itapecerica vai subir de nível? A Água vai voltar?
    Fiquei confuso…

    Resposta
    • 10 de janeiro de 2022 em 21:53
      Permalink

      O rio para está ao lado esquerdo do rio Itapecerica sendo assim tem sim o aumento de água se a água for de grande escala

      Resposta

Comentários

O seu endereço de e-mail não será publicado.

  −  5  =  1

PODCAST: escuta essa!!