Bispo da Diocese de Divinópolis e Conselho Presbiteral transferem nove padres de paróquias

Publicado por: Redação

O Bispo da Diocese de Divinópolis e o Conselho Presbiteral anunciaram nesta última quarta-feira (29) as transferências de nove padres que pertencem à  área de sua atuação – Dom José Carlos, explicou que a competência das mudanças são exclusivamente dele e do Conselho e que as comunidades não podem ingerir mas transferências, seja por vínculos positivos ou negativos de algum padre

Texto Oficial da Diocese

Continua depois da publicidade

As transferências são da competência do Bispo e do Conselho Presbiteral. Elas acontecem porque se atingiu um tempo estabelecido pelo Direito Canônico ou pelas normativas diocesanas. Na nossa Diocese de Divinópolis, seis anos para o Pároco. Elas podem acontecer também porque algum padre pediu sua recolocação paroquial ou de função, ou porque vimos como necessária a transferência por algum motivo que julgamos sensato e sério.

Neste ofício específico de fazer transferências, não é possível consultar as comunidades acerca das mudanças, seja pelos vínculos positivos ou negativos que elas têm com algum padre, seja pela total improcedência de consultar quem a comunidade deseja que seja colocado lá como Pastor daquela porção do rebanho. Ainda não é assim na Igreja! Quem sabe será um dia!

Estamos lidando com os padres que temos na nossa Diocese, enviados por um tempo determinado a uma paróquia, desempenhando um ministério sempre passível de avaliação, o que não significa troca imediata devido a insatisfações iniciais. Todos aprendemos aos poucos, em comunhão, no diálogo e na convivência.

Conclamamos as comunidades envolvidas nas transferências que recebam seus novos Pastores, sem comparações e sem resistências precoces, com evangélico senso de acolhida, fraternidade e docilidade.

Pedimos também aos caros sacerdotes que, chegando às comunidades para as quais foram designados e aceitaram, que se coloquem inicialmente e por um razoável tempo à escuta e na observação daquela realidade, na experiência do já existente, buscando valorizar o caminho percorrido pela comunidade e pelos sacerdotes anteriores, as iniciativas pastorais em andamento, os conselhos existentes.

E os conselhos necessariamente precisam existir e funcionar. As mudanças não devem vir na primeira hora! Devem ser construídas na comunhão e no consenso!

Depois de reuniões do Conselho Presbiteral Diocesano e de conversas pessoais com os referidos sacerdotes, ficam definidas as seguintes transferências para o início de 2022 (janeiro/fevereiro). Peço que rezem desde já por eles, seus ministérios e suas novas funções:

  1. Catedral e Paróquia do Divino Espírito Santo, em Divinópolis: Pe. Paulo Sérgio Diniz Mendes, como Administrador Paroquial.
  2. Paróquia de Nossa Senhora do Desterro, em Marilândia/Itapecerica: Pe. Carlos Eduardo de Morais Filho, como Administrador Paroquial, cooperando também na Paróquia do Divino Espírito Santo, como Vigário Paroquial.
  3. Paróquia do Sagrado Coração de Jesus e Santuário Diocesano de Nossa Senhora da Conceição, em Conceição do Pará: Pe. Geraldo Menezes da Silva, como Administrador Paroquial e Reitor do Santuário.
  4. Paróquia de São Vicente de Paulo, em Divinópolis: Pe. Luís Carlos Amorim, como Vigário Paroquial.
  5. Paróquia de Santo Antônio, em Igaratinga: P Claudinei Cristiano Pereira, como Administrador Paroquial.
  6. Paróquia de Nossa Senhora Aparecida, em Divinópolis: Pe. João Batista Gomes, como Vigário Paroquial.
  7. Pe. Jair Simão: Capelão do Hospital São João de Deus, em Divinópolis.
  8. Pe. Adriano José de Oliveira: enviado em missão à Diocese de Kildare e Leighlin, na Irlanda, por dois anos.

 

Dom José Carlos de Souza Campos | Bispo Diocesano

 

Entre no grupo do Whatsapp do Divinews e fique por dentro de tudo o que acontece em Divinópolis e região

comentários

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Estamos felizes por você ter escolhido deixar um comentário. Lembre-se de que os comentários são moderados de acordo com nossa política de privacidade.

Continua depois da publicidade