Entenda a engenharia financeira que tornou Ronaldo Fenômeno acionista majoritário do Cruzeiro

Publicado por: Redação

Neste sábado (18), o hoje empresário Ronaldo Nazário acertou a compra de parte das ações da SAF (Sociedade Anônima do Futebol) que comandará o futebol do clube a partir de 2022 – A aquisição ocorre um dia depois do clube aprovar mudança no estatuto que permitiu a venda de até 90% das ações da S.A.

A porcentagem das ações adquiridas pelo pentacampeão do mundo ainda não foi divulgada. No entanto, ele será acionista majoritário da SAF.

Continua depois da publicidade

Desta forma, Ronaldo se tornará um dos donos da equipe na qual começou a carreira profissional, em 1993, antes de ser vendido em 1994 ao futebol europeu.

Segundo a corretora XP Investimentos, que atuou como intermediária, a empresa de Ronaldo, Tara Sports, fará investimentos de R$ 400 milhões ao longo dos próximos anos.

Os detalhes da negociação foram acertados nesta manhã, em São Paulo, onde Ronaldo, Sergio Santos Rodrigues (Presidente do Cruzeiro) e Pedro Mesquita (XP) se encontraram. Na noite de sexta-feira, foi realizada uma assembleia que aprovou uma alteração no estatuto do Cruzeiro. Com isso, ficou permitida a venda de 90% das ações da Sociedade Anônima de Futebol (SAF), registro feito pela diretoria há duas semanas para formalizar seu projeto de clube-empresa.

Pedro Mesquita, sócio e head do Investment Banking da XP, disse que a empresa conta com uma equipe dedicada e especializada em esportes e a estratégia foi fator fundamental para o sucesso do negócio em tempo recorde. “Nos últimos anos, construímos uma empresa focada em entregar as melhores soluções aos nossos clientes. Somos hoje o único Investment Banking do Brasil com uma área totalmente dedicada ao esporte, com profissionais altamente qualificados e especializados. A nossa meta é assessorar os maiores clubes brasileiros na construção do melhor campeonato de futebol do mundo nos próximos anos. Afinal, somos os únicos pentacampeões e temos os melhores jogadores do planeta”, afirma.

 Em live com o presidente da Raposa, Sérgio Santos Rodrigues, o ex-camisa 9 celebrou a aquisição.

“Feliz demais de ter concluído a operação. Obrigado, Sérgio, que teve um papel fundamental nisso tudo. Quero dizer que tenho muito o que retribuir ao Cruzeiro. Levar o Cruzeiro ao lugar onde merece estar. A gente tem muito trabalho pela frente”, afirmou Ronaldo.

“Peço ao torcedor que se conecte outra vez ao clube, que volte a frequentar, ir ao estádio. A gente vai precisar de toda a força e união da torcida cruzeirense. A gente tem muito trabalho pela frente. Não temos nada o que comemorar por enquanto. Mas a gente tem muito trabalho e ambição de fazer o Cruzeiro gigante novamente”, completou.

O mandatário cruzeirense também festejou.

“Ronaldo será nosso acionista majoritário Cruzeiro SAF. Obrigado. Estamos certos que aqui é um projeto que será pioneiro para o futebol brasileiro”, salientou.

Vale lembrar que, na Europa, o “Fenômeno” também é dono do Valladolid, da Espanha – atualmente, o time está na 2ª divisão local.

Cabe também salientar que, antes da mudança, o estatuto dizia que o Cruzeiro sempre deveria possuir 51% de seu capital social. Após a alteração, o clube pode ficar com 10% das ações e negociar o resto.

Com 10% das ações, a Raposa sempre terá uma cadeira no Conselho de Administração da SAF e poderá, entre outras coisas, preservar marca, cor e outros itens de sua identidade.

Com: ESPN

Entre no grupo do Whatsapp do Divinews e fique por dentro de tudo o que acontece em Divinópolis e região

comentários

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Estamos felizes por você ter escolhido deixar um comentário. Lembre-se de que os comentários são moderados de acordo com nossa política de privacidade.

Continua depois da publicidade