Deputado federal Domingos Sávio, em Audiência Pública reivindica que FCA / VLI realize ações de melhorias nas cidades cortadas pela ferrovia (vídeo)

Publicado por: Redação

Segundo o deputado federal Domingos Sávio (PSDB), o parlamentar mais comprometido com o desenvolvimento de Divinópolis, independente de coloração partidária e que foi o responsável por levar a  Audiência Pública da Câmara Federal a Câmara de Divinópolis em reunião realizada nesta última sexta-feira (10), que teve como pauta a discussão da renovação do contrato da concessionária Ferrovia Centro-Atlântica por mais 30 anos, para continuar passando seus trilhos pelos municípios mineiros, e não apenas de Divinópolis e região, mas todo estado, fez sua avaliação:“Foi uma Audiência Pública extremamente importante. E que a presença, não só de prefeitos da região, vereadores da região, mostram que essa preocupação é de milhares de pessoas. A ferrovia é importante para nós. A nossa história tem a ver com a ferrovia. A nossa oficina da antiga ferroviária federal hoje, a oficina da FCA, da VLI, ela é importante, gera emprego. Mas não podemos continuar convivendo com os problemas da ferrovia e pior, ter uma renovação, por mais trinta anos com problemas de mobilidade urbana.

Domingos ressaltou as travessias sobre a linha férrea, sem segurança. Problemas da ausência de terminal de carga, de terminal de passageiro. “Eu costumo dizer que a gente fica com o barulho do trem, só. Com as vantagens, com os benefícios, fica a empresa que opera. Não é justo isso. Nós precisávamos de ter aqui terminal de cargas, não só para receber mercadorias, como para exportar mercadorias”

Continua depois da publicidade

E continuou: “O setor siderúrgico aqui, as condições, a moda, o setor moveleiro de Carmo do Cajuru e vai por aí a fora, o setor agrícola que está crescendo, não se beneficiam da ferrovia. As cidades não se beneficiam da ferrovia. Ela passa pelas cidades e não para gerar benefícios. Isso está errado! Vai renovar a concessão? Vamos sentar e ver o que precisamos. Viadutos sobre a linha férrea. Abertura de novas passagens de nível com sinalização e cancelas eletrônicas. E onde for possível, é claro, trincheiras, viadutos, melhorando a segurança, a mobilidade urbana e principalmente que a ferrovia seja indutor de desenvolvimento, de geração de emprego. E não de problemas e de lucros para alguns poucos”

O parlamentar lamentou a injustiça que a FCA comete com os municípios: “Não é justo renovar uma concessão, um patrimônio do povo brasileiro, por mais trinta anos, sem que nós sejamos ouvidos. Quem vive na cidade tem que ser ouvido. Por isso eu trouxe essa Audiência Pública para cá”

Falou especificamente sobre a reunião: “A audiência despertou muito interesse. Acabou sendo cinco horas de audiência, ininterruptas. Podendo ouvir desde o cidadão mais simples que quis falar e que não ocupa cargos, mas que sofre com os problemas. Até o vereador, o prefeito, o deputado. Todos com a mesma igualdade. Unidos para buscar a solução. E agora vou insistir lá em Brasília. Vou brigar lá em Brasília. Para que nós sejamos ouvidos e tenhamos os investimentos aqui.”

Domingos ao finalizar criou condicionantes para a renovação: “Vamos renovar a concessão?  Vamos renovar, mas com a garantia de investimentos. Eu cito por exemplo, a saída do bairro São Roque, lugar que vamos ter a Cruz de Todos os Povos. Não tem cabimento se passar sobre a  linha férrea, colocando em risco a vida das pessoas ou as vezes tendo que parar para esperar a máquina. É preciso ter um belo viaduto, bem projetado, seguro, que resolvermos o problema da mobilidade urbana, para convivermos com a linha férrea, de uma maneira a não prejudicar a vida do cidadão. Esse objetivo eu não tenho dúvidas que foi alcançado. Agora é continuar lutando por Divinópolis e região.”

Reclamações

Na Audiência,  foram muitas as reclamações contra a empresa FCA / VLI, desde representantes de outros municípios, como exemplo Betim que já tem uma ação ajuizada, até os vereadores de Divinópolis, como o vereador Edsom Sousa, que foi o mais ácido da concessionária dos trilhos que cortam o município e que nada fazem em prol da cidade.

Presenças

Além de quase todos os vereadores de Divinópolis que estiveram presentes compondo a mesa, o ex-deputado federal Jaime Martins filho, um profundo conhecedor do assunto que em seu mandado presidiu a Comissão de Viação e Transporte da Câmara Federal, e muito contribuiu para o debate na Audiência Pública, também estiveram presentes diversos representantes de outras cidades, e prefeitos, entre eles o de Carmo do Cajuru, Edson Vilela autor de um manifesto do seu município com reivindicações para a FCA. O deputado estadual João Leite, representou a Assembleia Legislativa de Minas. Já o deputado Cleitinho Azevedo não compareceu. Gleidson Azevedo, prefeito de Divinópolis compareceu, contudo, foi o primeiro a se ausentar da reunião – Representando a VLI Logistica compareceu Flávio Gomes de Oliveira, analista de Relações Institucionais Municipais.

Ao final da Audiência, o deputado federal Domingos Sávio concedeu uma entrevista exclusiva ao Divinews fazendo um balanço da Audiência Pública.

Entre no grupo do Whatsapp do Divinews e fique por dentro de tudo o que acontece em Divinópolis e região

comentários

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Estamos felizes por você ter escolhido deixar um comentário. Lembre-se de que os comentários são moderados de acordo com nossa política de privacidade.

  1. Anônimo disse:

    Eu sou a favor da retirada total da VLI e no lugar fazerem um VLT ( VEICULO LEVE SOBRE TRILHOS) o investimento seria pequeno em estações e o veículos, aproveitaria toda a estrutura e ajudaria demais no transporte péssimo de Divinópolis.
    Agora para quem é bom entendedor do novo sistema ferroviário do Brasil, sabe que o futuro da ferrovia em Divinópolis estão com seus dias contados. A oficina da VLI , localizada em Cariacica/ES, esta melhor em localização que a nossa cidade , melhor custo e maior produção. E ainda vem a turminha de políticos e população ajudando a fuder o resto, e quem perder é a cidade, a população com seus empregos.
    Infelizmente é a triste realidade, as noticias de novos investimentos estão nas mídias , lê quem quer.

  2. Anônimo disse:

    Ainda bem q temos um deputado q trabalha sério

    1. Gil disse:

      Concordo plenamente.
      Lembrando que ele teve pouco mais de três mil e quinhentos votos na ultima eleição.
      Vamos se os eleitores aprendem na próxima.

Continua depois da publicidade