Divinópolis: Com pesar noticiamos o falecimento de Flávia Mourão

Publicado por: Redação

Faleceu no inicio da madrugada deste sábado (20) vitimada por um câncer de mama, Flavia Mourão, carinhosamente conhecida como Flavinha, como era chamada pelos amigos e com quem com ela trabalhava na Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Politicas Urbanas, da Prefeitura de Divinópolis, onde exerceu a função de Gerente de Interface Jurídica – Flávia era servidora pública de carreira há vários anos, e muito respeitada por sua atuação eminentemente   técnica. Participou também da Comissão de Uso e Ocupação do Solo, além do Conselho Municipal de Conservação e Defesa do Meio Ambiente (CODEMA). Nos dois órgãos ela marcava posição com pareceres que nem sempre agradavam, pois se baseava essencialmente na lei.

O velório ocorrerá a partir das 12 horas no Cemitério Parque da Serra, onde também será o sepultamento às 16 horas.

Continua depois da publicidade

O Divinews em nome do seu editor, Geraldo Passos e sua esposa Sandra Passos, se condoem com o passamento  de Flavinha. Que Deus console toda família enlutada.

Flávia Mourão em 2019 deu uma declaração quando participou do projeto “Vitória” ocasião em que abordou sua doença.

Eu sou a Flávia, servidora pública, tenho 53 anos, casada há 38 anos e mãe de dois filhos. Em relação às ações de prevenção eu não era muito assídua, minha filha é mais controlada do que eu e às vezes eu a acompanhava nos preventivos, mas já tinha três anos que eu não fazia mamografia e tudo aconteceu muito rápido.

Dia 17 de maio 2019, cozinhando em casa, senti uma dor e achei que tinha dado uma distensão na mama. Na segunda fui ao mastologista que fez pedidos de mamografia, ultrassom de mama e biopsia. Fiz tudo isso no mesmo dia. Na quarta-feira voltei ao mastologista, que na mesma consulta, já conseguiu a oncologista. Na sexta, 25 de maio, saiu o resultado da biopsia de que realmente era câncer de mama, de um tipo agressivo e invasivo, mas graças a Deus não tinha metástase. Em poucos dias fiz a primeira sessão de quimioterapia vermelha, de um total de quatro e depois mais 12 brancas. Tive que começar rápido o tratamento, pois pelo tamanho do nódulo, eu não podia esperar. No 14º dia meu cabelo caiu.

Quando descobri o câncer, a primeira coisa que eu perguntei, era qual a chance que eu tinha de viver com qualidade e os médicos disseram 90%, então encarei o tratamento de frente. Para meus pais e tios, que são mais velhos, a notícia foi pesada. O que mais pesou para mim foi pensar quem vai olhar meus pais e tios que tem mais de 70, 80 anos. Meu marido foi a pessoa que ficou mais abalada de todos.

O que mais pesa no tratamento para mim, é que ele cerceou minha liberdade, pois tenho compromisso com o tratamento. Tem dia que eu chorar, não sentir sabor de nada, mas tudo vai passar. Como não estou sentindo gosto, procuro comer tudo o que eu não gosto, por que eu preciso das vitaminas.

O que me mantém em pé é que também sou casada com meu trabalho, me sinto realizada profissionalmente e isso me dá força. Trabalho onde não fico exposta e estou tendo o reconhecimento de tudo o que eu fiz profissionalmente durante meus 25 anos de carreira.

Só uso touca para trabalhar, mas eu não tenho nenhum problema com o espelho, pra mim é a parte menos doída. Me sinto vitoriosa, pois as reações estão sendo suportáveis. Tenho muita fé, apoio familiar e uma característica minha é que eu acho minha vida fantástica, Deus me deu tudo o que eu preciso! Eu hoje tenho que ter um foco e o foco é meu tratamento. Se eu tenho uma pessoa negativa do meu lado, eu saio de perto.

Se alguma pessoa a minha volta receber a notícia de que está com câncer eu diria: Respira fundo e pense que tudo tem esperança. Viva na melhor qualidade, pois você não sabe o dia de amanhã. Existem dores piores do que a de um tratamento de câncer, que é a dor da alma.

Entre no grupo do Whatsapp do Divinews e fique por dentro de tudo o que acontece em Divinópolis e região

comentários

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Estamos felizes por você ter escolhido deixar um comentário. Lembre-se de que os comentários são moderados de acordo com nossa política de privacidade.

  1. marcio pato roco disse:

    Meus sentimentos iara toda família. Descanse em paz Flávia. Sempre admirei.

  2. Jader disse:

    Tive o prazer de trabalhar com ela. Uma pessoa fantástica.

Continua depois da publicidade