Ensino superior e técnico de Divinópolis divergem sobre retomada das aulas presenciais; UFSJ, Pitágoras, UEMG, UNA e CEFET


O novo entendimento da Secretaria do Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG), por meio do Comitê Estadual de Enfrentamento à covid-19, determinou que todas as escolas municipais e estaduais retornassem as atividades presenciais a partir desta segunda-feira (03). Assim, professoras (es), estudantes e demais profissionais da educação tiveram que voltar, ainda que com uma série de recomendações sanitárias como o uso obrigatório de máscaras e instalação de recepientes com álcool em gel de livre acesso, além da constante lavagem das mãos. Em Divinópolis, a movimentação deste público foi grande durante a manhã e a tarde, o que ficou visível no tráfego de transportes escolares, ônibus coletivos e mesmo os pais que foram levar ou buscar seus filhos.

Sem um posicionamento coletivo por parte do Governo de MG a respeito da retomada presencial no ensino superior, o Divinews ouviu as faculdades e universidades da cidade. A Una Divinópolis, Faculdade Pitágoras – Unidade Divinópolis, Universidade Federal São João Del Rey (UFSJ) – Campus Dona Lindu, Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais (CEFET-MG) – Campus Divinópolis e a Universidade do Estado de Minas Gerais – Unidade Divinópolis divergem a respeito das datas e das determinações. Algumas instituições de ensino públicas e particulares já tem retomado as aulas de forma gradual, enquanto outras ainda não retornaram parcial ou totalmente. (Confira a seguir as notas enviadas e as determinações de cada uma delas)

CEFET-MG – Campus Divinópolis

“O retorno presencial gradual teve início no dia 13 de outubro, com parte dos alunos e servidores de volta à Instituição, dando-se prioridade às atividades não adaptáveis ao modo remoto, como disciplinas práticas e teórico-práticas. Sobre o protocolo adotado, atualmente, os campi do CEFET-MG, inclusive Divinópolis, têm adotado o Plano de retomada de atividades presenciais.”

Faculdade Pitágoras – Unidade Divinópolis

“A Faculdade Pitágoras informa que retornou às aulas presenciais de maneira gradativa em 16 de agosto, seguindo os decretos estaduais e municipais e respeitando os protocolos sanitários do setor da Educação. Para preservar a saúde de todos, a instituição está seguindo rígido protocolo de segurança, com higienização, medidas de proteção e distanciamento, conforme recomendações da Organização Mundial de Saúde (OMS).

Entre essas medidas estão: uso obrigatório de máscaras, checagem de temperatura, disponibilidade de álcool gel para higienização das mãos e tapetes desinfetantes na entrada dos ambientes. A unidade realizou ainda maior distanciamento entre alunos nas salas de aula, clínicas e laboratórios, além da readequação dos intervalos e espaços coletivos para evitar aglomerações.

O retorno das aulas presenciais foi bem aceito pela comunidade acadêmica e sem registro de ocorrências. Importante destacar que a Faculdade Pitágoras mantém o ensino remoto para aqueles alunos que optaram por ainda não retornar. As aulas presenciais são transmitidas para esses estudantes.”

UEMG – Unidade Divinópolis

“As atividades acadêmicas da UEMG Divinópolis serão retomadas assim que toda a comunidade acadêmica (estudantes, professores e servidores administrativos) estiver 100% imunizada, o que deverá ocorrer no próximo semestre. Neste semestre letivo, as atividades continuam sendo realizadas de forma remota.”

UNA Divinópolis

“Em atenção ao questionamento do Portal Divinews, a Una esclarece que trabalhou em um plano consistente para o retorno seguro das aulas presenciais, mantendo o compromisso com a qualidade, segurança e bem-estar de toda sua comunidade acadêmica.

A retomada está acontecendo em etapas, de forma gradativa, de acordo com o plano estabelecido pelo Comitê instaurado desde o início da pandemia. À medida que os índices estão melhorando, a presencialidade vem sendo ampliada para mais unidades curriculares, disciplinas e áreas de conhecimento, até que possa atingir a sua totalidade.

A instituição segue atenta às normas gerais de prevenção a Covid-19 estabelecidas pela Organização Mundial da Saúde, seguindo também os moldes propostos pelo Governo do Estado de Minas Gerais e as regras estabelecidas pelo município de Divinópolis.

A Una segue o compromisso com a máxima qualidade do ensino como atributo essencial de atuação, contribuindo assim para a realização do sonho de formação dos estudantes.”

UFSJ CCO – Dona Lindu

“Em reunião realizada em 22/10/2021, a Comissão Local de Retorno Gradual das Atividades Presenciais do Campus Centro-Oeste Dona Lindu deliberou positivamente sobre a progressão para a Fase 5 do Plano de Retorno Gradual das Atividades Presenciais da Universidade Federal de São João Del-Rei.

Trata-se de um grande passo rumo ao retorno das atividades administrativas, aulas teóricas de graduação e de pós-graduação, biblioteca, reuniões de grupos e entidades (empresas juniores), etc, conforme resolução CONSU 18/2021.

Após aprovação da Vigilância Sanitária local, as novas diretrizes serão amplamente divulgadas. A Comissão Local de Retorno Gradual das Atividades Presenciais do Campus Centro-Oeste Dona Lindu vem desenvolvendo desde agosto 2021 um trabalho muito consciente, primado por um retorno seguro e gradual.

Está é uma conquista de toda a comunidade CCO que tem respeitado as normas estabelecidas e fizeram com que esse passo fosse possível.”

Por: Vinícius Xavier

Um comentário em “Ensino superior e técnico de Divinópolis divergem sobre retomada das aulas presenciais; UFSJ, Pitágoras, UEMG, UNA e CEFET

  • 4 de novembro de 2021 em 13:07
    Permalink

    Resumindo
    Universidades FEDERAL e ESTADUAL nao volta pq esta garantido o dindin
    Universidades particular, TEM CONTAS A PAGAR, ja voltaram.
    isso é o Brasil que eu quero.

    Resposta

Comentários

O seu endereço de e-mail não será publicado.

32  +    =  33