Por Laiz Soares e RANGO: Quem tem fome tem pressa

Publicado por: Redação

A semana passada foi dura, logo na segunda-feira Esta semana já começou dura, logo na segunda-feira (18)  fomos expostos a realidade brasileira com o vídeo viralizado nas redes sociais onde nove pessoas em Fortaleza buscaram alimentos dentro de um caminhão de lixo. Ver essa cena me deixou indignada, e pior ainda é saber que não foi um caso isolado.

Duas semanas atrás, àquela cena, algo parecido aconteceu no Rio de Janeiro onde minutos depois que o caminhão estacionou foi formada uma fila para recolher os ossos e pelancas de supermercados da cidade.

Continua depois da publicidade

Estamos em uma situação de calamidade na alimentação brasileira, voltamos para o mapa da fome! A Rede Brasileira de Pesquisas em Segurança Alimentar e Nutricional mostrou que mais de 116,8 milhões de pessoas vivem hoje sem acesso pleno e permanente a alimentos. Estes dados não podem ser ignorados, eles são vidas, são pessoas que merecem dignidade, que merecem seus direitos básicos.

Em Divinópolis essa realidade também está presente nas nossas ruas. Enquanto as vidas de diversos brasileiros encontram-se vulneráveis, são as organizações civis que se mobilizam pelos direitos humanos e pela vida.

Fui apresentada ao RANGO (Revoluções Alimentares Não Governamentais), no começo de 2021, conhecer este projeto me trouxe ânimo e comprovou algo que já sabia, independente da ineficiência do poder público, Divinópolis se movimenta pelos direitos humanos. No RANGO vi afeto, vi uma luta social, vi o impacto para tantos divinopolitanos.

O RANGO começou pela idealização de alunos da UEMG Divinópolis na luta por um Restaurante Universitário e em 2021 transpôs os muros da universidade, se transformando em um coletivo que distribui refeições de qualidade e com muito carinho para pessoas que passam fome em Divinópolis. Mas não somente isso, o coletivo também luta pela conscientização e informação dos direitos das pessoas em situação de invisibilidade.

Quer ser um voluntário deste projeto tão necessário?

Entre em contato com o RANGO pelo Instagram @rango.div

Entre no grupo do Whatsapp do Divinews e fique por dentro de tudo o que acontece em Divinópolis e região

comentários

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Estamos felizes por você ter escolhido deixar um comentário. Lembre-se de que os comentários são moderados de acordo com nossa política de privacidade.

Continua depois da publicidade