Macrorregião Oeste e a Microrregião, ambas com apenas quatro pontos no Programa Minas Consciente mantêm Divinópolis e todo Estado na Onda Verde, longe da amarela

Publicado por: Redação

Na tarde desta sexta-feira (15), o Comitê Municipal de Enfrentamento à covid-19 se reuniu mais uma vez e foi definido que Divinópolis permanecerá na Onda Verde do Plano Minas Consciente. Assim sendo, não haverá a edição de Decreto ou de Nota Técnica Explicativa, visto não ter tido alteração na classificação de onda. Foi informado ainda que reunião do Comitê Municipal passa a ser quinzenal seguindo os mesmos critérios do Comitê Estadual. A Macrorregião que estava com sete pontos na quinzena passada, subiu para oito pontos na semana anterior, e reduziu para quatro pontos, essa semana. Já a Microrregião, que estava com nove pontos, na quinzena passada reduziu para sete pontos na semana passada e reduziu ainda para quatro pontos essa semana. Com essa pontuação foi deliberado hoje na reunião para que o município siga classificado na Onda Verde. 

Ressalta-se que apesar de estar classificado assim, ainda há muitos casos notificados e casos confirmados. E também uma grande preocupação com a variante Delta o que é problemático. Enquanto não houver a vacinação completa e de um grande público, todo cuidado é pouco.

Continua depois da publicidade

Nesta semana, atingiu-se a marca de 649 óbitos, enquanto quinze dias atrás eram 633.

Vacinação para participar de eventos

Foi novamente tema de discussão no Comitê Municipal , a exigência do comprovante de vacinação, para que as pessoas possam participar de eventos em salão de festas, boates, clubes sociais, e similares. Conforme determinação do Sr. Prefeito o Município não fará essa cobrança, respeitando o livre arbítrio do cidadão. Cabendo ao promotor do evento decidir se vai adotar a exigência ou não do comprovante de vacinação.

Atestado médico por telefone

Foi tambem matéria de discussão no Comitê a questão do atestado médico por telefone. Hoje através da rede Telessaude Minas Gerais, com a parceria entre o Município e a UFSJ, o paciente pode ter uma consulta via telefone, e tambem pegar um atestado médico pelo celular. Entretanto , com a quantidade de fraudes apuradas nesse processo, e em virtude dos números da Micro e Macro Região estarem agora sob controle, será analisado a continuidade do atendimento por telefone, mas sendo necessário o atestado médico esse será fornecido somente com atendimento presencial com o médico no posto de saúde.

Retorno das aulas presenciais

Também foi discutido hoje sobre a questão do retorno as aulas. Nas escolas municipais e estaduais o sistema continua híbrido, não havendo previsão para alteração esse ano, visto que pouco tempo falta para as férias e o público é o que não tomou a vacina. Voltando de forma segura em fevereiro. Já as faculdades e escolas particulares a participação é de 100% presencial, entretanto respeitando o limite de distanciamento de 90 cm. entre os alunos.

Cautela

O município continuará seguindo as normativas constante no Minas Consciente. A expectativa é de que continuando seguindo com essas normas, possamos reduzir o índice de contaminação, diminuindo ainda mais a ocupação dos leitos nos hospitais e podendo regressar mais ainda nessa pontuação, e consequentemente podendo retornar as nossas atividades como antes do vírus.

Aconselhamento

Ainda recomenda-se estar sempre obedecendo as normas de prevenção, como uso de máscara, uso de álcool gel, evitar as aglomerações, festas e etc.

Denúncias

A sociedade toda deve se unir nesse momento. Fechar ou não fechar, morrer ou não morrer, depende das atitudes e ações. Continua havendo a prerrogativa das denúncias às festas clandestinas para ajudar o poder Público. As denúncias anônimas poderão ser feitas pelo WhatsApp da Vigilância Sanitária (37)99111-0030.

Entre no grupo do Whatsapp do Divinews e fique por dentro de tudo o que acontece em Divinópolis e região

comentários

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Estamos felizes por você ter escolhido deixar um comentário. Lembre-se de que os comentários são moderados de acordo com nossa política de privacidade.

Continua depois da publicidade