112 leitos da Macrorregião Oeste com mais 18 de Divinópolis são desmobilizados pela Secretaria de Saúde de Minas Gerais

Publicado por: Redação

Nesta quarta-feira (29), a Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG) emitiu uma Nota de Esclarecimento a cerca da desmobilização de 130 leitos covid na Macrorregião Oeste, a qual Divinópolis e outras 53 cidades pertencem. 48 destas vagas eram para Unidade de Terapia Intensiva (UTI’s) e as 82 restantes eram nas Enfermarias. Oito vagas de UTI e 10 de Enfermaria das que foram desmobilizadas pela pasta eram do Complexo de Saúde São João de Deus (CSSJD). Segundo o SES, essa manutenção se deu devido aos enquadramentos seguidos por dois meses consecutivos da região na Onda Verde do Minas Consciente. Atualmente, os municípios que integram a macrorregião possuem 169 leitos de UTI e 266 de Enfermaria. 

Leia a Nota de Esclarecimento na íntegra

Continua depois da publicidade

NE:135/2021 – nota percentual de leitos na Macrorregião Oeste

29/09/2021

A Secretaria de Estado de saúde de Minas Gerais, por meio da Regional de saúde de Divinópolis, esclarece que foram desmobilizados 48 leitos de Unidade de Terapia Intensiva(UTI) e 82 de enfermaria para atendimento covid. Reforçamos que o Comitê Macrorregional Oeste avalia o cenário epidemiológico semanalmente e continuará verificando a necessidade da manutenção de todos leitos disponibilizados para atendimento covid-19, assim como a necessidade de ampliação. 

Destacamos que o cenário atual tem permitido a redução do quantitativo. Isto se dará sempre que puder ser feito de forma eficiente e segura. Com a alteração a Macrorregião Oeste conta, atualmente, com 169 Leitos de UTI exclusivos para Covid e outros 266 de enfermaria.

Assim, a taxa de ocupação da Macrorregião Oeste na data de ontem, (28.09) estava em 29% de UTI e 27% de enfermaria. Não havia pacientes aguardando vaga.

 As portas de UTI que não figuram no plano operativo de enfretamento à covid são: Hospital São Luiz de Formiga (7 leitos de UTI), Santa Casa de Campo Belo ( 3 leitos de UTI), Complexo de Saúde São João de Deus ( 8 leitos de UTI), Santa Casa de Santo Antônio do Monte (10 leitos), Hospital de Campanha de Formiga (10 leitos de UTI), Hospital São Carlos de Lagoa da Prata (10 leitos de UTI). 

As portas de enfermaria, ou clínicas, que foram desmobilizadas são: Santa Casa de Itaguara (6), Santa Casa de Misericórdia de Itapecerica (6), Hospital Carlos Chagas de Candeias (10), Hospital Municipal Santo Antônio de Cristais (10) Hospital Nossa Senhora Aparecida de Luz (10), Complexo de Saúde de São João de Deus (10 leitos), Santa casa de Santo Antônio do Monte ( 10 leitos), Hospital de Campanha de Formiga ( 20 leitos).

Vale destacar que, com exceção dos leitos do Hospital de Campanha de Formiga, que houve fechamento deles, os outros leitos foram direcionados para atendimento de outras clínicas. Ou seja, apenas deixam de ser referência e porta covid.

Entre no grupo do Whatsapp do Divinews e fique por dentro de tudo o que acontece em Divinópolis e região

comentários

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Estamos felizes por você ter escolhido deixar um comentário. Lembre-se de que os comentários são moderados de acordo com nossa política de privacidade.

  1. VIVA O SUS disse:

    TEM BURRO QUE NÃO ACREDITA NA VACINA A PROVA TA AI…. FOI SÓ A POPULAÇÃO TER ACESSCO A VACINAÇÃO QUE TUDO ESTÁ NORMALIZANDO. OBS: TUDO TEM EXCESSÃO.

Continua depois da publicidade