Divinópolis quebra recorde negativo e ultrapassa 100 mil notificações suspeitas para a covid-19

Publicado por: Redação

Divinópolis alcançou na quinta-feira (23) mais um recorde negativo a cerca da covid-19. Segundo o Boletim Epidemiológico, o município contabilizou 100.215 notificações suspeitas para a doença desde o início da pandemia em março de 2020, tendo sido 281 situações assim apenas nas últimas 24 horas. A cidade tem 20.292 casos confirmados. 50 deles foram registrados na atualização do informativo, entre quarta-feira (22) e ontem. Ainda conforme os dados disponibilizados pela Secretaria de Saúde, 20.090 divinopolitanas (os) se recuperaram da infecção, 625 pessoas foram vitimadas e outras três mortes em decorrência do agravamento dos sintomas estão sendo investigadas. A taxa de letalidade é de 2,98% e o ritmo de contágio é de 0,63. O que indica que 100 contaminados podem retransmitir o vírus para 63 outros possíveis pacientes.

Taxa de ocupação dos leitos covid-19, dentre as vagas públicas e privadas nos hospitais de Divinópolis

Continua depois da publicidade

A taxa de ocupação de UTI é de 35,71%, com 30 pessoas internadas entre os 84 leitos da cidade disponíveis para tratamento da Covid-19. No setor de enfermaria, a taxa é de 43,61%, com 58 leitos ocupados entre os 133 totais do município.

A Unidade de Pronto Atendimento(UPA) Padre Roberto está com 26,67% dos leitos ocupados no CTI, com oito dos 30 leitos ocupados. Na enfermaria, a ocupação é de 78,13%, com 25 de 32 leitos.

A área atendida pelo SUS no Complexo de Saúde São João de Deus opera com 66,67% de sua capacidade, com oito leitos ocupados entre os 12 no CTI Adulto. Na enfermaria, 15 dos 30 leitos estão ocupados, representando 50%.

Na saúde suplementar, o Hospital São Judas Tadeu há um leito ocupado entre os seis instalados na unidade, com 16,67%. O Hospital Santa Mônica conta com dois leitos ocupados entre os cinco disponíveis no CTI Adulto, o que equivale a 40%.

A área suplementar do Complexo São João de Deus conta com 50% de hospitalizados no CTI Adulto, com cinco leitos ocupados entre os 10 totais. O Hospital Santa Lúcia opera com 40% dos leitos vagos no CTI Adulto, com quatro leitos ocupados entre os 10 existentes.

Painel interativo com dados do vírus na cidade

Divinópolis, por intermédio da Secretaria de Saúde e a Diretoria de Vigilância em Saúde, disponibiliza à população, um painel com dados de todas as mortes decorrentes de coronavírus no município desde o início da pandemia, em março de 2020. Para acessar e consultar, basta clicar aqui.

No infográfico, constam as informações gerais, como óbitos por faixa etária, etnia, sexo, comorbidades e fatores de risco. Na opção “Linha do Tempo”, é possível observar dados de cada semana epidemiológica, dados mensais e dados diários. O usuário também pode selecionar um período específico na parte superior direita do gráfico para coleta de dados deste tempo.

A população também pode verificar dados sobre fatores de risco e sintomas apresentados pelas pessoas que perderam a vida para a doença. Na seção “Idosos”, o usuário poderá observar dados específicos de pessoas acima de 60 anos, com informações sobre proporcionalidade com pessoas não-idosas, além de comparações mensais, semanais e anuais.

Em “Dados Hospitalares”, é possível verificar o tempo pré-internação, o período de internação com dias em enfermaria e/ou dias internados no Centro de Terapia Intensiva (CTI), o tipo de suporte respiratório e os exames de radiografia/tomografia de cada paciente que veio a óbito.

O painel também disponibiliza um mapa interativo com informações dos 30 bairros com maior número de óbitos com Covid-19. Há a opção de selecionar o bairro no mapa e coletar informações sobre número de óbitos, idade média e pessoas com comorbidades.

A diretora de Vigilância em Saúde, Érika Camargos, ressalta a importância de “É um mecanismo que desenvolvemos e que leva transparência ao cidadão, de uma maneira fácil e interativa de observar o número de óbitos por bairro, idade, gênero, em tempo real”, afirmou.

Entre no grupo do Whatsapp do Divinews e fique por dentro de tudo o que acontece em Divinópolis e região

comentários

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Estamos felizes por você ter escolhido deixar um comentário. Lembre-se de que os comentários são moderados de acordo com nossa política de privacidade.

  1. angela maria disse:

    100 mil? é pouco! basta dar um espirro, ou tossir, ir na upa, que é suspeita de covid.

Continua depois da publicidade