Aos vereadores, Presidente da Fundação Geraldo Corrêa desmente diretor da Secretaria de Saúde de Divinópolis, de que haja fraude no Hospital São João de Deus

Publicado por: Redação

Após denúncias na Câmara Municipal em Audiência de Prestação de Contas, médicos e diretoria do Hospital São João de Deus solicitam reunião para esclarecer os fatos – Vereadores se reuniram no final da tarde desta terça-feira (21 de setembro), com os Médicos e Diretoria do Hospital São João de Deus (HSJD), para apresentar os esclarecimentos sobre a denúncia feita pela Secretaria de Saúde da Prefeitura, em Audiência Pública de Prestação de Contas.

A reunião e participação dos vereadores foi convocada pelo presidente da Casa, vereador Eduardo Print Júnior (PSDB), atendendo o pedido da Diretora do Hospital, Elis Regina, por entender que as denúncias feitas pelo servidor público durante Prestação de Contas da Semusa, na última semana na Câmara Municipal, precisavam ser esclarecidas pelo Hospital São João de Deus.

Continua depois da publicidade

Na oportunidade, Print destacou que ouvir os dois lados é função dos vereadores e, posteriormente, tomar qualquer decisão em relação a denúncia.

“É um direito democrático! A Diretora do hospital se sentiu ofendida por uma fala que aconteceu aqui dentro da Casa, e me pediu o tempo necessário para mostrar aos parlamentares como é feito o trabalho na nefrologia do HSJD. Eu convoquei os parlamentares para estarem presentes e essa demonstração foi feita, com a presença de todos. Agora cabe a Comissão de Saúde fazer a análise da fala e ambos, do hospital e Semusa, e tomar as providencias cabíveis”, destacou o presidente da Câmara.

Durante sua fala, a Diretora do HSJD, Elis Regina, juntamente com os médicos do Hospital, apresentaram os dados de como são feitas as requisições para procedimentos via SUS.

“Fomos surpreendidos na última semana com a acusação de que nossos médicos estivessem fraudando os SUS. Isso é muito sério. Por isso, os médicos ficaram muito incomodados e todos eles me pediram uma Audiência aqui na Câmara para esclarecer os fatos aos vereadores. E foi isso que fizemos. Os médicos explicaram de foram detalhadas como funciona nosso sistema de inteligência, que já existe há 15 anos. Há divergências entre o que os médicos especialistas realizam e o que o supervisor da Secretaria de Saúde diz. Mas não estamos conseguindo encontrar esse meio termo. Mas não há de forma alguma fraude”, destacou Elis.

O Presidente da Comissão de Saúde, vereador Zé Braz, destacou que foi justa a apresentação do hospital, tendo em vista que em um regime democrático é necessário ouvir os dois lados.

“Já ouvimos a denúncia da Semusa e agora a versão do Hospital. Segundo a Secretária, há um superfaturamento nas Autorização de Internação Hospitalar (AIH), que após o fechamento e auditoria, há uma queda grande no valor. No entanto, hoje, o HSJD mostrou o motivo de algumas contas terem valor reduzido, já que muitas vezes o código que o SUS fornece no primeiro instante não atende o procedimento que o médico vai realizar efetivamente, podendo reduzir ou aumentar aquela conta”, enfatizou Braz.

Após as explanações, a Comissão de Saúde da Câmara deve se reunir para analisar todas as falas e documentos apresentados por ambos, Semusa e HSJD. Se necessário, será convocada Audiência Pública para discutir mais profundamente o caso.

Leia também

‘Inteligência’ da Secretaria de Saúde de Divinópolis denuncia o hospital São João de Deus por suspeita de superfaturar centenas de procedimentos médicos (vídeos)

Ao mesmo tempo em que a presidente da Fundação Geraldo Corrêa, e a diretoria do hospital estavam no plenarinho da Câmara, um grupo de funcionários do hospital se manifestavam  ao lado do lado de fora, com palavras de ordem de apoio a instituição.

Entre no grupo do Whatsapp do Divinews e fique por dentro de tudo o que acontece em Divinópolis e região

comentários

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Estamos felizes por você ter escolhido deixar um comentário. Lembre-se de que os comentários são moderados de acordo com nossa política de privacidade.

  1. Mariana Rios disse:

    No caso das vans a Presidente jogou a culpa no deputado, agora vem defender o corpo clínico, como se ela não soubesse de nada. Elis Regina, sua ambição e vaidade irão te derrubar!

Continua depois da publicidade