Nota de Repúdio contra vereador Eduardo Azevedo (PSC) é lida na Câmara de Divinópolis e causa tumulto no plenário (leia)

Publicado por: Redação

A Nota de Repúdio que até então estava somente postada no site do Sindicato dos Trabalhadores Municipais de Divinópolis e Região Centro-Oeste (SINTRAM), contra o vereador Eduardo Azevedo (PSC) virou voz na tarde desta quinta-feira (26) por meio do vereador Hilton de Aguiar (MDB) que em seu pronunciamento leu literalmente o seu conteúdo por pedido do sindicato. Logo a seguir Eduardo Azevedo se manifestou contra os servidores que estavam presentes no plenário da Câmara dizendo para eles que estava defendendo a atitude do seu irmão prefeito Gleidson baseado na Lei 173, e reafirmou sua fala dizendo que a atuação dos servidores é politicagem, e questionou por que razão o sindicato ainda não judicializou a reivindicação salarial até hoje. E seguiu dizendo que os funcionários dele do Varejão é quem paga os salários deles a partir dos impostos que pagam, e também alegou a inviolabilidade da fala do vereador em plenário.

Em tom desafiador, o vereador se dirigiu para a câmera dizendo aos que sofreram com a pandemia e que estão desempregados, que o salário dos servidores está em dia, e que já recebeu até a primeira parcela do 13º salário.

Continua depois da publicidade

“Olha para vocês ver a covardia e a politicagem que eles fazem, enquanto você não tem o que comer dentro da sua casa o deles está em dia”

A partir de então, formou-se um bate-boca, que o presidente em exercício, Roger Viegas teve que intervir por diversas vezes, quase suspendendo a reunião.

Veja a Nota de Repúdio

A diretoria do Sintram vem a público repudiar mais uma vez a fala do vereador Eduardo Azevedo, que no último dia 24 de agosto, ocupou a tribuna da Câmara Municipal de Divinópolis, com o objetivo de desqualificar e atacar o trabalho executado por essa diretoria em favor dos cinco mil servidores públicos municipais de Divinópolis e mais 30 cidades do Centro-Oeste de Minas Gerais.

É lamentável perceber que um representante do povo, muito bem remunerado, gasta o valioso dinheiro público e seu tempo de fala aos cidadãos divinopolitanos para distribuir ataques gratuitos e sem fundamentos a colegas em plenário, a representante de Conselho, a professor e agora ao sindicato. Para Eduardo Azevedo, que nunca em seu histórico de trabalho teve que lutar por direitos trabalhistas, é fácil menosprezar o trabalho de um Sindicato em defesa de seus servidores, já que o vereador sempre ocupou posição privilegiada na relação trabalhista, a de “patrão”.

O Sintram com mais de 30 anos de história de luta por seus trabalhadores é hoje um dos maiores sindicatos de Minas Gerais com mais de cinco mil associados. Sua força e atuação são referência para muitas outras instituições/sindicatos do segmento trabalhista.  Toda essa trajetória se fez com o trabalho executado pela diretoria do Sindicato, que é composta de servidores eleitos, democraticamente de quatro em quatro anos pelo funcionalismo municipal, para exercício do mandato classista, o qual está expresso em lei municipal e na Constituição Federal.

Os diretores do Sintram cumprem rigorosamente com  a missão, que lhes foi confiada, atendendo prontamente todas as demandas dos servidores, estando em contato com Câmaras, Prefeituras, Institutos de Previdências, para defesa dos interesses do funcionalismo,  além da luta no âmbito federal para evitar modificações/criações de legislações, que prejudiquem o servidor público municipal.

Em Divinópolis, por exemplo, foi essa diretoria, que buscou no Ministério Público do Trabalho e na Justiça o devido cumprimento da entrega de Equipamentos de Proteção Individual – Epis e o respeito a todos os protocolos de segurança à Covid-19. Com poucos meses de mandato, a gestão Gleidson foi omissa ao gerar aglomerações,  inclusive essa omissão foi o que ocasionou um surto de Covid-19 no Centro de Atendimento ao Cidadão, o qual foi fechado após interferência do Sintram. Para conhecimento do senhor vereador, foi essa diretoria, que ajuizou ação coletiva contra o ataque público do prefeito Gleidson Azevedo a classe dos agentes de trânsito, após o gestor municipal interferir e querer jogar a opinião pública contra um agente de trânsito, no pleno exercício de sua função de fiscalizador das normas de trânsito.

Essas são uma das várias ações executadas diariamente pela diretoria do Sintram. Além disso, são esses servidores, cedidos ao sindicato, que gerenciam o corpo de funcionários do Sintram e suas subsedes para devida execução e atendimento de todos os serviços e benefícios oferecidos aos trabalhadores municipais.

É preciso deixar claro ao senhor vereador Eduardo, que atacar o sindicato é atacar o  servidor municipal. O Sindicato é o somatório de todos seus servidores. Todas as ações relativas à Campanha Salarial em Divinópolis são definidas em assembleia. Não cabe ao vereador determinar ao sindicato se a questão da revisão salarial será judicializada e o momento que será. Isso compete ao trabalhador municipal e seu sindicato, não há que haver interferência política no âmbito sindical, isso é garantia constitucional.

Em campanha eleitoral, a gestão Gleidson Azevedo/Janete Aparecida garantiu a valorização e respeito aos direitos do funcionalismo municipal, como isso não está sendo efetivado, mas ao contrário o que está ocorrendo é descumprimento de direitos dos trabalhadores (Lei do Gatilho, que é anterior a lei 173/2020), a precarização do serviço público e o assédio moral,  logo se faz necessária a luta sindical  em favor dos servidores.

Não há politicagem, há sim direitos trabalhistas e a defesa ferrenha para sua efetivação! Esse é o trabalho dos sindicalistas, esse é o trabalho do Sintram, que continuará sempre atuando na defesa do servidor publico municipal de Divinópolis e Região Centro-Oeste.

Por fim, bons gestores têm como premissa básica o respeito e cumprimento dos direitos de seus trabalhadores. Neste contexto, utilizando as próprias palavras do senhor vereador, Eduardo Azevedo, se o seu irmão, prefeito, não consegue ser um bom gestor: pede para sair!

Entre no grupo do Whatsapp do Divinews e fique por dentro de tudo o que acontece em Divinópolis e região

comentários

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Estamos felizes por você ter escolhido deixar um comentário. Lembre-se de que os comentários são moderados de acordo com nossa política de privacidade.

  1. Anônimo disse:

    Muito bate boca para pouca ação na justiça

  2. Francisco disse:

    É notório perceber, pelo olhar dos três mosqueteiros como eles são Esquizofrenicos, aquele olhar calculista, longe, como que vão fazer alguma besteira e não estão nem um pouco preocupado com as consequências, e assim teremos mais 3 anos e 4 meses pela frente……

  3. Fabricio R R disse:

    ta muito feio chega a ser ridiculo o q esta fazendo esse sintram….. por mais q seja direito dos servidores mais nao é o momento…..

  4. José disse:

    Já foi tudo calculado, o aumento que os pobres servidores teriam direito, simplesmente foi efetuado para os ricos servidores, só não podemos ver isso de concreto, porque foi dada ordem para os salários dos servidores desta prefeitura não aparecer no portal da transparência no site da própria prefeitura, senão apareceria as gratificações gigantesca dos funcionários do primeiro escalão, confere lá Sintram….

  5. Maria disse:

    Esse vereador é um desses que não têm nem um pingo de traquejo pra diálogo , com quem pensa diferente de sua maneira de ver as situações conflitantes!
    Penso que está faltando um curso de boas maneiras pra quem exerce um cargo político! Além de conhecimento dos direitos trabalhistas !

Continua depois da publicidade