Divinópolis tem saldo positivo na abertura de empresas

Publicado por: Redação

Um relatório apresentado pelo Instituto Vitaltec à CDL Divinópolis, com base nos dados do Ministério da Economia, em Divinópolis, no mês de julho de 2021 existiam 32.298 empresas ativas e foram constituídas 695 empresas. 252 foram extintas, registrando um saldo positivo de 443. Após apresentar dois meses seguidos de elevações no número de empresas abertas, em julho houve uma retração de 3,4% no total de empresas constituídas em relação a junho. No entanto, em doze meses o total de empresas constituídas no município apresentou um aumento de 13,5%.

O número de empresas fechadas registrou o terceiro mês de elevações, com médias superiores em relação ao mesmo período de 2020. Em julho, houve um aumento de (1,6%) em relação ao mês de junho, em comparação a julho de 2020 houve majoração de (20%) no número de empresas fechadas. Nesta análise estão considerados todos os tipos de natureza jurídicas das empresas.

Continua depois da publicidade

Comércio e serviços se destacam na abertura de novas empreendimentos

Analisando os segmentos econômicos com maior número de empresas constituídas na cidade, nota-se como no resto do país, uma forte associação com os setores de serviços e comércio. As atividades que mais se destacaram na abertura de novas negócios na cidade, em julho foram: promoção de vendas, comércio varejista de acessórios do vestuário, transporte rodoviário, serviços de cabeleireiros e manicures e obras de alvenaria.

De janeiro até julho de 2021 foram registrados aumentos significativos de empresas caracterizadas como empresário individual na cidade. Do total de empresas constituídas em julho (84,72%) eram caracterizadas por empresários individuas, (14,12%) de sociedades limitadas e somente (0,87%) Eireli.

Microempresas se destacam na abertura de novos negócios

Com relação ao porte das empresas, em julho, foram registradas a abertura de 675 microempresas e somente 12 empresas de pequeno porte. No acumulado de 2021 já foram abertas 4.280 microempresas na cidade de Divinópolis.

Nova Serrana fica na frente

Dentre as maiores cidades da região Centro-Oeste, a cidade de Nova Serrana apresentou o maior saldo de negócios constituídas com 444, em seguida ficaram Divinópolis 443, Pará de Minas com 184 unidades constituídas e 71 extintas, saldo 113 e Itaúna com 167 empresas abertas, 66 unidades fechadas e saldo de 101.

Fonte: CDL Divinópolis

Foto de capa: Vinícius Xavier

Entre no grupo do Whatsapp do Divinews e fique por dentro de tudo o que acontece em Divinópolis e região

comentários

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Estamos felizes por você ter escolhido deixar um comentário. Lembre-se de que os comentários são moderados de acordo com nossa política de privacidade.

Continua depois da publicidade