Divinópolis tem saldo positivo de 506 novos empregos em novembro

Publicado por: Redação

De acordo com informações da CDL-Divinópolis, pelo quinto mês consecutivo, Divinópolis registrou saldo positivo na geração de empregos formais. Foram abertos 506 novos postos de trabalho no mês de novembro, segundo dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged).

A partir do mês de julho a cidade demonstrou o mesmo comportamento da média nacional, gerou saldos positivos no mercado de trabalho formal em julho, 253, em agosto 384, uma leve desaceleração em setembro 219 e uma forte aceleração em outubro, com 616 e novembro. Em doze meses o município já registrou sete meses de admissões maiores que as demissões.

Continua depois da publicidade

No mês de novembro, todos os setores econômicos demonstraram saldos positivos na geração de empregos formais, em Divinópolis. O setor que mais criou empregos na cidade foi o comércio com 248 novos postos de trabalho, seguido do setor de serviços com 184 admissões e indústria com 72.

Tal tendência de crescimento das criações emprego no comércio se deve ao fato de que no quarto trimestre do ano com a aproximação das datas comemorativas do final de ano, há uma elevação da demanda e aumento de empregos temporários.

Nova Serrana se destaca na retomada, porém Divinópolis apresenta o melhor resultado em novembro

Analisando-se o comportamento do mercado de trabalho nas principais cidades da região Centro-Oeste, destaca-se a rápida retomada das atividades da cidade de Nova Serrana até o mês de setembro, no entanto, em outubro e novembro observa-se uma clara desaceleração da atividade econômica. Em novembro, a cidade de Divinópolis ficou em primeiro lugar na geração de empregos com 506 novos postos, seguida por Formiga com 286 e Itaúna 265.

Média Nacional
O Brasil registrou saldo positivo na criação de vagas de empregos formais pelo quinto mês consecutivo em 2020. De acordo com o Caged, foram criados 414.556 novos postos de empregos formais, resultado de 1.532.189 admissões e 1.117.633 desligamentos.

No mês de novembro, o país registrou o melhor desempenho do ano na criação de postos de trabalho, tal sinal aponta para uma importante melhora do mercado de trabalho formal após a forte retração do início do ano, causada pela pandemia da COVID-19.

Mesmo com o bom desempenho, na análise dos valores acumulados no ano, Divinópolis registra um número de desligamentos superior aos números de admissões. No Brasil em 2020, foram criados 227.025 postos de trabalho, no estado de Minas Gerais, 36.577 enquanto Divinópolis ainda possui saldo negativo de 473 vagas.

Confira o relatório completo elaborado pelo Instituto Vitaltec, a partir dos dados de novembro do Caged.

Entre no grupo do Whatsapp do Divinews e fique por dentro de tudo o que acontece em Divinópolis e região

comentários

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Estamos felizes por você ter escolhido deixar um comentário. Lembre-se de que os comentários são moderados de acordo com nossa política de privacidade.

Continua depois da publicidade