Deslizamento de talude na barragem da Itaminas em Sarzedo – MG assusta população (Imagens)

Publicado por: Redação

Agentes da Defesa Civil da cidade de Sarzedo, na Região Meteopolitana de Belo Horizonte (Grande BH), estão fazendo vistoria, na tarde desta segunda-feira (9), em uma obra de infraestrutura da mineradora Itaminas, onde houve um deslizamento de terra de parte de um talude*, por volta das 11h30 de hoje. Depois do crime ambiental cometido pela Samarco próximo a Mariana e em 2019, na Barragem do Córrego do Feijão da Vale, em Brumadinho, o deslizamento deixa a população de sobreaviso. Isto porque também na RMBH, em Congonhas, é o local onde está a maior barragem da América Latina com potencial de desastre gravíssimo e muito maior do que os acima citados.

De acordo com a equipe que esteve no local, não se trata de um rompimento de barragem e sim de um deslizamento de terra. “Trata-se de um deslizamento de terra, não tem água, nem rejeito de minério, foi um processo perto de um filtro de uma obra da Itaminas”, disse um agente que atua na vistoria.

Continua depois da publicidade

(Veja fotos ao fim da reportagem)

A Defesa Civil do município informou que, com o deslizamento, um caminhão, uma retroescavadeira e um carro foram soterrados, mas não havia ninguém dentro dos automóveis no momento do acidente. Até o momento as informações é de que ninguém se feriu no acidente.

A assessoria da Defesa Civil relatou que não há risco de um novo deslizamento no local. Ainda conforme repasse, por volta das 15h32, a DC estadual de Minas Gerais informou que uma equipe estava a caminho do local.

Os bombeiros disseram às 15h14 que não haviam sido acionados para o acidente. No entanto, às 16h11, a assessoria de imprensa do Corpo de Bombeiros informou que uma viatura chegou ao local da obra onde ocorreu o deslizamento. Os militares farão uma vistoria no local.

Às 16h09 a Itaminas publicou em uma rede social que “as informações circuladas em redes sociais sobre possível rompimento de barragem não são verdadeiras. O evento trata-se de um escorregamento de aterro de obra civil, não havendo vítima ou dano ambiental nem tampouco qualquer relação com as barragens, que mantém os níveis de segurança dentro dos padrões exigidos. Todas as medidas corretivas estão sendo tomadas”.

 

 

 

*Talude é um terreno inclinado que serve para dar sustentação e estabilidade ao solo próximo de um platô. Os taludes construídos pela ação humana resultam de cortes em encostas, de escavações ou de lançamento de aterros. Os cortes devem ser executados com altura e inclinação adequadas, para garantir a estabilidade da obra. O projeto depende das propriedades geomecânicas dos materiais e das condições de fluxo.

Fonte: G1 MG/Globo Minas

Entre no grupo do Whatsapp do Divinews e fique por dentro de tudo o que acontece em Divinópolis e região

comentários

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Estamos felizes por você ter escolhido deixar um comentário. Lembre-se de que os comentários são moderados de acordo com nossa política de privacidade.

Continua depois da publicidade