Professor de imunologia da UFSJ esclarece que exames feitos por Delano Santiago não comprovam ineficácia da vacina CoronaVac ou qualquer outra

Publicado por: Redação

Rafael Gonçalves Teixeira Neto, professor de imunologia no Campos Centro-Oeste Dona Lindu, da Universidade Federal de São João Del Rei (UFSJ) em Divinópolis, por meio de um áudio postado nas redes sociais, e depois diretamente ao Divinews, se posicionou contra o entendimento do médico Delano Santiago de que a vacina CoronaVac não teve o efeito desejado por um teste que ele (Delano) fez de “anticorpos neutralizantes anti-sars-cov-2” – De acordo com o professo, a Sociedade Brasileira de Imunologia, assim como a Organização Mundial de Saúde, nem tão pouco o CDC dos Estados não aconselham a utilizar teste sorológicos para a detecção de imunoglobulina totais  ou neutralizante como teste determinante de eficácia da vacinação contra a covid-19.

(Áudio do Professor de imunologia)

Continua depois da publicidade

Em seu áudio, o professor de imunologia da Universidade Federal de São João Del Rei, diz que a primeira coisa que deve ficar bem claro, é que nem a sociedade brasileira de imunologia, nem a organização mundial de saúde, nem o centro de controle de prevenção às doenças, que é o CDC dos Estados Unidos, aconselham utilizar testes sorológicos seja para detecção imunoglobulina totais ou neutralizante como determinante de eficácia da vacinação contra covid 19.

E por que isso? Diz ele: Primeiro que devemos imaginar, é que a questão de produção de imunoglobolina, não é a linha exclusiva de enfrentamento a uma infecção viral. O nosso sistema imunológico é formado de diversas frentes de batalhas, temos a produção de anticorpos neutralizante como uma dessas frentes, mas a gente tem também a resposta celular, baseada nos linfócitos T.  Existem também papeis importantes baseada em respostas inatas no controle das infecções, principalmente as infecções virais. Então basear a eficácia de uma vacina no simples fato de se verificar uma concentração de anticorpos, é errado.

Alguns fatores devem ser levados em consideração. Primeiro que os testes que são usados para detectar os anticorpos. Normalmente eles não têm uma eficácia muito alta. Então um indivíduo as vezes que tenha um exame negativo após a vacinação pode acreditar que a vacina não funcionou de forma errada. Assim como também o indivíduo que tenha a concentração elevada desses neutralizantes pode acreditar que está totalmente protegido contra a doença e isso pode não ser a realidade.

Por isso, esses órgãos de regulamentação  não aconselham a realização dos testes sorológicos para determinar se uma vacina foi realmente eficaz.

O que determinamos para comprovar a eficácia de vacina? São os ensaios de fase clinicas e o estudo de populações imunizadas. Nos estudos de fase clinicas já se determina qual o percentual que um indivíduos vai  ser protegidos durante um processo de imunização

Além disso após a aprovação pelas agencias controladora, vários estudos são desenvolvidos nas populações que são imunizadas e esses estudos vem confirmando que as vacinas contra covid tem uma alta eficácia do ponto de vista coletivo

Uma coisa que deve ser deixado muito claro é que, a vacina é um bem coletivo, não é um bem individual. Ela protege quando uma grande concentração da população é vacinada. Então determinar se um indivíduo ou outro não tá imunizado através de um teste de sensibilidade baixa, isso é muito errado, por que a pessoa pode se sentir no direito de tomar a vacina de outras pessoas que ainda não foram imunizadas. E a gente deve destacar a necessidade coletiva de imunização. E quanto mais pessoas se imunizarem, melhor vai ser para todo mundo.

É assim que a gente determina a eficácia vacinal através dos estudos coletivos e não individuais.

Mas uma questão que foi abordada: foi como devemos proceder após a vacinação? Se a gente deve continuar ou não usando máscaras? e os cuidados referentes ao indivíduo não imunizado. Minha resposta é sim, a gente deve continuar usando máscaras e continuar com os cuidados de assepsia.

Isso por que as vacinas não impedem o indivíduo de se infectar, ela só os tornam mais resistentes, por consequência, os infectados não vão desenvolver uma forma clinica grave. Mas esse indivíduo que foi imunizado adquirir a infecção, e também gerar uma carga viral potencial para transmitir a outras pessoas. Então é muito importante que ele permaneça usando equipamento de proteção para evitar a contaminação e consequentemente a disseminação da doença.

Audio professo UFSJ

 

Entre no grupo do Whatsapp do Divinews e fique por dentro de tudo o que acontece em Divinópolis e região

comentários

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Estamos felizes por você ter escolhido deixar um comentário. Lembre-se de que os comentários são moderados de acordo com nossa política de privacidade.

  1. Ricardo Ribeiro disse:

    Uma coisa é fato, sexta(09/07/2021) passado faleceu Meu tio, empresário, dono da Ciclo Ribeiro, em Campo Grande MS. Ele foi imunizado com as 2 doses da Coronavac. Ainda, a sogra dele havia falecido 15 dias antes dele e detalhe, ela tomou as 2 doses da Coronavac.
    Joga um Google q tu acha pessoas imunizadas com essa vacina sofrendo com a covid, como se estivesse sem nenhuma vacina.

  2. Ana Cristina Bello de Sousa Bezerra disse:

    Ninguem até o momento tem explicaçao plausível. Já falei com o Ministerio da Saúde, Sus do RJ, inclusive ressalto que fui muito bem atendida por uma assistente social da Ouvidoria na Barra da Tijuca. Mas, o que resta é esperar que eles comprovem essa imunidade ou tomem alguma outra providencia.

  3. Ana Cristina Bello de Sousa Bezerra disse:

    Já fiz 3 testes na minha mae e nada de anticorpos. Concordo com o Dr Delano em numero, genero e grau. A Coronavac nao funciona na grande maioria, principalmente nos idosos acima de 70/80 anos. Se minha mae está imunizada entao que Dr Rafael Gonçalves Teixrira Neto, me mostre a prova onus. Já que segundo venho pesquisado nao existe nenhum exame até o momento que comprove que sem anticorpos haja imunizaçao. Acrescento que perdi uma tia, imunizada em jameiro/fevereiro numa casa de repouso com 79 anos com Coronavac. Contraiu a doença em meados de março e faleceu em abril. Imunidade celular, eu quero comprovaçao! Leiga, mas estudiosa no assunto.

    1. Paulo Rodrigo de Pinho disse:

      Li materia publicada há dias atrás que o Ministro da Saúde irá retirar a Coronavac e substitui-la pela vacina nacional produzida pelo próprio Butantã.
      O motivo alegado é que a Coronavac têm uma eficácia menor no grupo de pessoas com maior idade. Disse ainda que está ocorrendo novos casos de infecção da Covid mesmo naqueles que tomaram as duas doses dessa vacina.
      Aff, eu tomei a Coronavac.

  4. Dr. Jose Maria Menezes disse:

    Entendo que a imunidade é um consequencia de ações assim como o imunologista descreve neste artigo, mas é para se notar na narrativa, a insegurança quanto a confirmar se o cidadão vacinado e que apresente resultados negativos para anti corpos, estejam verdadeiramente imunizados. Isto registro, ante o contorcionismo para dizer que se o resultado for positivo, mesmo assim ele não poderá afirmar que está imunizado.

  5. André Jorge Franco disse:

    Meus pais foram vacinados em Abril de 2021 com as duas doses de Coronavac, e estavam contaminados com Covid e aí Dr????
    A vacina da Coronavac não tem eficácia acho melhor o Dr. ir para linha de frente se atualizar.

    1. Carlos Alberto disse:

      Andre jorge, eles pegaram e faleceram ?

  6. Luis Carlos disse:

    Mas o doutor só quer ser vacinado novamente pois está na linha de frente

  7. Luiz Sobrinho disse:

    É uma vergonha um Médico ficar espalhando esse tipo de Fake News. Era pra ele saber bem que não tem testes que determinam com certeza se você está ou não imunizado. Ele precisa ser responsabilizado, isso é crime! Veja a explicação no link: https://www.youtube.com/watch?v=E76WPxPrbOM&ab_channel=Ol%C3%A1%2CCi%C3%AAncia%21

  8. Anônimo disse:

    Parabéns ao Doutor Professor. Absurdo um médico, nessa altura do campeonato, botar terror dessa forma.

  9. Anônimo disse:

    Excelente matéria! A população precisa ouvir profissionais sérios, que estudam, respondem com base científica e não oportunista ,que não estuda e só gosta de aparecer. parabéns Geraldo, esta é uma matéria que acrescenta à vida e formação das pessoas. Diferente daquela do “doutor”.

  10. Carlos disse:

    Delano tá inventando um caô para tomar a terceira dose

    1. Glauco Edmo Tonon disse:

      Quem tem razão eu não sei pois não sou médico,o que sei é que todos os dias vejo notícias de várias pessoas indo a óbito devido a Covid 19 e que já foram vacinados com a segunda dose eu tenho 69 anos e também fui vacinado com 2 doses da Coronavac porém continuo fazendo o tratamento profilático com Ivermectina,zinco,vitamina D e estou tranquilo.

  11. José de Souza Santos disse:

    Fiz esse teste também no mesmo laboratório! O resultado foi quase que igual ao apresentado pelo Dr! Aliás foi no mesmo laboratório!;
    Fui ao local,onde fui vascinado lá no estacionamento da prefeitura no bela vista, conversei com a enfermeira que estava vacinando, ela, chamou chefe que disse o mesmo que o Dr infectologista! Fiquei calado,porém, muito confiante!

    1. André Jorge Franco disse:

      Meus pais foram vacinados em Abril de 2021 com as duas doses de Coronavac, e estavam contaminados com Covid e aí Dr????
      A vacina da Coronavac não tem eficácia acho melhor o Dr. ir para linha de frente se atualizar.

      1. Carlos Alberto disse:

        Andre jorge, eles pegaram e faleceram ?

    2. Sergio disse:

      Um diz que a vacina não funcionou.
      O outro diz que os órgãos aconselham a não fazer este tipo de teste e re outros entendimentos.
      Nengum dos dois lados apresentam provas conclusivas.
      Ou seja, me parece apenas mais uma questão de posicionamento ideológico de ambos os lados.

      1. Carlos Roberto Valereano disse:

        A Verdade é que: Todos os Brasileiros devem protegerem-se, munidos de todos os meios possíveis e disponíveis contra este terrível Vírus Chinês. Se o médico julgar conveniente, mesmo as pessoas que foram vacinadas, tomarem medicação antiviral precoce, que assim seja feito. Pois só temos uma vida e a que temos é muito valiosa. Diante disso, devemos proteger da melhor forma possível e salve-se quem puder. Abraços virtuais a todos.

      2. Lúcia disse:

        O Sr governador de São Paulo, tomou está vacina e teve covid.

Continua depois da publicidade