“Prefeitura de Divinópolis quer ampliar indústria de multas com informatização e privatização do estacionamento rotativo” diz vereador Ademir Silva (imagens)

Publicado por: Redação

Na reunião ordinária da Câmara de Divinópolis dessa última terça-feira (29), em regime de urgência foi incluído na pauta de votação, o projeto de autoria do Executivo, o EM-031/2021, que a partir da sua aprovação, com onze votos favoráveis e apenas dois contrários, dos vereadores presentes em plenário no momento da votação, foi autorizado que o estacionamento rotativo nas vias públicas de Divinópolis seja privatizado e informatizado, possibilitando com isso um maior controle das vagas, que segundo o vereador Ademir Silva (MDB) que apresentou uma emenda que minimizaria a emissão de multas, mas que foi rejeitada por todos os seus pares, exceto os vereadores Roger Viegas e Israel da Farmácia, vai decuplicar (multiplicar por dez) o número de multas desse tipo de infração, ampliando com isso a indústria de multas na cidade.

Segundo o projeto de autoria do Executivo, assinado pelo prefeito Gleidson Azevedo, que no passado junto com outros membros de sua família foram críticos com relação a atuação da Secretaria de Trânsito em frente ao Varejão Azevedo, desta vez defendem uma ação ao contrário, já que estão no poder.

Continua depois da publicidade

Também no passado, o agora deputado estadual Cleitinho Azevedo, também foi veementemente contra a atuação dos agentes do SETTRANS, chegando a gravar um vídeo neste sentindo junto com o ex-vereador Matheus Costa, por ocasião da Divinaexpo, quando ambos naquela ocasião atacaram o Executivo Municipal, pelo mesmo motivo, ou seja, aplicação de multas.

No projeto de Lei EM-031 é explicado que a concessão ou prestação dos serviços relativos ao estacionamento rotativo pago será mediante contrato, precedido de licitação, na modalidade de concorrência, à pessoa jurídica ou consórcio de empresas que demonstre capacidade para seu desempenho, por sua conta e risco e por prazo determinado.

A emenda do vereador Ademir Silva (MDB) previa que antes da multa ser efetivada o infrator teria um prazo de 10 dias para a regularização da infração, ou seja, teria que pagar o valor devido do estacionamento dentro deste prazo sem que houvesse o pagamento direto da multa.

Votaram favoráveis à aprovação do projeto do Executivo, todos os vereadores, exceto o autor da emenda, Ademir Silva, mais o presidente da Câmara, o vereador Eduardo Print Junior, que regimentalmente só vota quando ocorre empate e mais o vereador Roger Viegas.

Veja o projeto e a justificativa, na íntegra

Leia agora a Emenda do vereador Ademir Silva (MDB)

 

 

 

Entre no grupo do Whatsapp do Divinews e fique por dentro de tudo o que acontece em Divinópolis e região

comentários

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Estamos felizes por você ter escolhido deixar um comentário. Lembre-se de que os comentários são moderados de acordo com nossa política de privacidade.

  1. Cris disse:

    Tá fácil de resolver é só a população parar de fornecer matéria-prima para a indústria que ela quebra rapidinho. É só parar de estacionar em porta de garagem, ponto de ônibus, carga e descarga, vagas exclusivas para idosos e pessoas com necessidades especiais entre outras. Estacione em local permitido e da maneira adequada que a indústria quebra rapidinho.

    1. Gil disse:

      Concordo plenamente. Nunca vi uma cidade com tanto motorista sem educação e espertinho!
      A Prefeitura tem que ampliar, e muito, a fiscalização pois com o quadro que tem no seu efetivo não consegue fiscalizar nada. Também é necessário treinar os agentes, é claro.
      É só andar pelas ruas no hipercentro da cidade ( para não andar muito) e ver que quase ninguém usa o cartão de estacionamento porque sabe que a fiscalização é escassa.

  2. thiago disse:

    ESPERO QUE SEJA IMPLANTADO NA PORTA DO VAREJÃO
    O ESTACIONAMENTO ROTATIVO PRA VER ONDE O CAIPIRA
    VAI ESTACIONAR SEUS AUTOMÓVEIS , QUERO FICAR LÁ NA PORTA
    F I S C A LI Z A N D O …

  3. Anônimo disse:

    privatizar estacionamento? teremos nossa própria bhtrans, roubando a vontade

  4. Anônimo disse:

    Uma vergonha essa setrans.

  5. GIL disse:

    Não sei qual a preocupação do vereador Ademir. Grande parte dos motoristas da nossa cidade são folgados e não respeitam nada de nada: não respeitam vagas de garagem, estacionam em locais proibidos e querem estacionar seu veiculo sem pagar e pelo tempo que quiserem. Sem contar o uso de celulares ao volante e as paradas em mão dupla (” só um pouquinho”).
    A Prefeitura tem que cobrar a taxa sim para que todos posam usar, deve multar quando for devido multar e deve fiscalizar o dia inteiro para ensinar para sua população que o direito de estacionar é de todos.
    Este papo de indústria de multa é pra inglês ver. é uma babaquice desse vereador que, na falta de coisa mais importante pra fazer, fica arrumando polêmica onde não tem. Infelizmente a fiscalização em todos os setores tem ser pesada e constante pois a cidade é cheia de artistas e espertinhos.

    1. Anônimo disse:

      A Prefeitura tem que cobrar a taxa sim para que todos posam usar, deve multar quando for devido multar e deve fiscalizar o dia inteiro para ensinar para sua população que o direito de estacionar é de todos.
      sr. Gil esta corretissimo tambem concordo, o grande problema é o grande despreparo da Settras, eles nao sabem a diferença entre inflações leves e graves, somente querem multar e nada de conscientizar os motoristas, as vezes eles mesmos provocam a situação para multar.
      Não existe um sistema para educar e sim para multar, esta é a diferença e contra o sistema nao tem argumentos temos de pagar.
      mais tome cuidado pau que bate em chico bate francisco tambem, o senhor ainda podera ser multado por nao ter entendido ou feito nada de errado.
      depois nao reclama.

      1. Gil disse:

        Pode até acontecer um dia, mas dirijo todos os dias, e há muitos e muitos anos, e até hoje nunca paguei multa por motivo nenhum, nem nas cidades onde estive nem em estradas. Procuro fazer o certo. Até agora deu certo e se acontecer não vou reclamar, com certeza.
        Quanto à SETTRANS acho que treinamento é sempre bem vindo e cabe aos agentes fiscalizar e multar, quando for o caso. Não devem ficar batendo boca com motorista em momento algum , pois os motoristas sempre vão achar que estão certos e a fiscalização é que está sempre errada. Infrações LEVES ou PESADAS são infrações passiveis de puniçôes e multas.

  6. Francisco Martins disse:

    Essas corjas estão todos fechados com os Azevedos.

    Sem oposição é terrível pra cidade.

    Divinópolis virou piada política.

    1. Ewerton disse:

      Acho uma coisa compricada, já temos muitos impostos como IPVA e taxa de licenciamento
      Com dinheiro que não retorna em melhorias pra população. Pra se fazer algo assim tem que ter um critério, pra onde vai o dinheiro das multas, e como será usado, não ter isenção pra político seja quem for
      Porque pra parar o carro na rua já tem que se pagar taxa sem nenhuma segurança, só olhar os índices de roubos de veículos na cidade, sem contar que que ganhar a licitação vai cobrar um absurdo de taxa pra estacionar porque lógico que a prefeitura terá uma porcentagem nas multas
      Então as pessoas devem analizar primeiro os projetos antes de tomar partido, porque o que não é interessante pra população é votado e aprovado com muita facilidade
      Vamos olhar onde está indo o dinheiro público
      E analizar vantagens e desvantagens de cada projeto pra população
      Outra coisa já tem a polícia militar pra multar esse projeto é mais um imposto desfarsado pra arrecadação

  7. Tata disse:

    CONCORDO COM O EDIL
    SEGUNDO BOCA DE MATILDES O CERCO VAI FECHAR VAI MULTAR MESMO .
    O MUNICÍPIO ESTÁ QUEBRADO .
    UM VEREADOR SOZINHO NAO VENCE A BATALHA EM PROL DE TODOS
    MAS UM LÁZARO SÓ ESTRESSOU QUASE 300 MILITARES ATÉ SER ABATIDO
    EITA DIVI

    1. Gil disse:

      Motorista sem educação e que gosta de dar um jeitinho, de tirar proveito de situação, tem que ser multado mesmo, e com multa bem pesada. E o mais temos por aqui é motorista que sabe ler placas de sinalização. O que o Lázaro tem com isto?

  8. Anônimo disse:

    Isso é ótimo, bao para os idiotas que votaram nele tomar no cu literalmente a culpa é desses otarios que num sabe votar, colorem um acefalico no poder.

    1. Ana disse:

      Esse prefeito é uma porcaria.

Continua depois da publicidade