OBITUÁRIO: Morre Ricardo Moreira, ex-secretário de Governo de Galileu Machado e ex-vereador da Câmara de Divinópolis

Publicado por: Redação

Faleceu nesta sexta-feira (25), Ricardo Moreira,  ex-secretário de Governo do ex-prefeito de Divinópolis, Galileu Machado – Segundo informações do Presidente da Câmara de Divinópolis, vereador Eduardo Print Junior (PSDB), ele teve um infarto  no momento em que os dois conversavam. Ocasião em que Print estava entregando a ele um livro dos 109 anos de Divinópolis em que o presidente da Câmara o escolheu para homenageá-lo – Ao Divinews, o parlamentar afirmou estar muito abalado, e que em breve a Câmara de Vereadores emitirá uma Nota de Pesar e decretará luto na Casa Legislativa. 

Ricardo Moreira era um dos principais conhecedores da questão cadastral e urbanística de Divinópolis. Foi secretário de cadastro, Secretário de Governo e vereador, além de ser o responsável técnico pela elaboração de alguns dos principais projetos topográficos de urbanização e de instalações empresariais do município e na região. Destaca-se pela capacidade de articulação e negociação, pautando-se sempre pelo diálogo e bom senso.

Continua depois da publicidade

Ricardo também trabalhou em um das melhores administrações de Divinópolis, a emblemática gestão do ex-prefeito Antônio Martins.

Leia a seguir parte do livro  “109 Histórias Marcantes” escrito em homenagem ao aniversário de 109 anos de Divinópolis, organizado por  Welber Skall e Sonia Terra, em que o vereador Print Junior homenageou Ricardo Moreira.

Ricardo Moreira: uma enciclopédia viva

Ocupar um cargo de confiança e alta responsabilidade na Prefeitura de Divinópolis logo aos 22 anos não é para qualquer um. Um desafio grandioso, especialmente para um jovem que iniciava sua carreira pública no início dos anos 70, com a missão de modernizar o modelo de trabalho e gestão da principal cidade do Centro-Oeste de Minas.

Pela introdução, quase definimos a figura de um Prefeito. E pela credibilidade que lhe foi confiada por cinco majoritários que marcaram história na cidade, não seria absurdo que Ricardo Moreira, nascido e criado em Divinópolis e hoje com 69 anos, ocupasse um cargo de maior destaque no município. Responsável direto pela informatização do setor de cadastro da Prefeitura Municipal, ainda na gestão do ex-prefeito Antônio Martins, em 1973, Ricardo marcou seu nome como um dos funcionários mais bem avaliados em diferentes gestões.

Quem viveu no mesmo ambiente de trabalho, enxerga em Ricardo Moreira um exemplo de dedicação e amor pela cidade. Conhecendo Divinópolis como poucos, Ricardo tem um lugar específico onde tem milhares de informações desconhecidas por grande parte da população: a própria memória.

Ora diretor de cadastro, ora secretário de governo, Ricardo sempre esteve presente nas principais administrações municipais nos últimos 50 anos. Depois do trabalho feito com Antônio Martins, foi braço direito ainda dos ex-prefeitos Fábio Notini, Domingos Sávio, Demétrius Pereira e Galileu Machado. No último mandato, em 2018, ocupou, por um ano e três meses, o cargo de secretário de governo, até precisar se afastar para tratar de um problema de saúde.

DIVINÓPOLIS AAM / DIVINÓPOLIS DAM

Ricardo lembra com carinho do seu primeiro trabalho na Prefeitura, e acredita que Divinópolis possui duas histórias: Antes de Antônio Martins e Depois de Antônio Martins. Nesta época, em 1973, Ricardo foi convidado a ocupar a diretoria de cadastro. Mas um importante detalhe: antes de sentar numa das mais importantes cadeiras do Executivo, trabalhava numa empresa em Belo Horizonte, onde era responsável pelo setor de cadastro de algumas cidades, como Contagem. Veio para a Prefeitura com um objetivo: informatizar e modernizar o sistema de cadastro como vinha sendo feito nestes municípios.

Se hoje este setor na Prefeitura conta com ampla automatização e melhoria no sistema de arquivos, muito se deve ao trabalho de Ricardo Moreira, que classifica a gestão de Antônio Martins como um divisor de águas por ter promovido essa modernização.

CRESCIMENTO

Divinópolis conta hoje com mais de 240 mil habitantes. O crescimento em ritmo acelerado nas últimas décadas tem participação importante de todas as repartições públicas, que buscaram o desenvolvimento em diversas vertentes, transformando a cidade em pólo industrial e confeccionista. E o setor de cadastro tem papel fundamental neste crescimento.

Já foi em Santo Antônio dos Campos? A querida ‘Ermida’, como é conhecida, vem se desenvolvendo rapidamente nos últimos anos. Um dos motivos pelo qual se tornou atrativa é o fácil acesso. Ricardo Moreira, quando trabalhou na Ruralminas (Fundação Rural Mineira Colonização e Desenvolvimento Agrário), foi responsável por toda a estrutura de base e sub-base da estrada de Ermida.

LEGISLADOR

Paralelamente às ações na Prefeitura, Ricardo Moreira ainda tinha um trabalho para qual foi destinado por Deus: o de pai. Tendo Ana Carolina, Vitor e Sandro (com quem mantém hoje uma empresa contábil) como seus alicerces, Ricardo sempre buscou ser um exemplo para toda a família. Hoje, os três filhos possuem carreiras formadas, sólidas e bem traçadas.

Nos anos 90, um novo desafio: o da vereança. A vida pública sempre atraiu Ricardo para novos rumos, e a Câmara de Vereadores o recebeu, na legislatura de 1993-1996. Mesmo conhecedor dos trâmites burocráticos da Prefeitura pela sua vasta experiência nas duas décadas anteriores, a Câmara também marcou sua carreira pública.

BONS AMIGOS

O coração batia mais forte pelo setor no qual sempre ganhou destaque.

Não à toa, após os quatro anos como vereador, voltou a ser convidado a ocupar o Cadastro da Prefeitura, que na época contava com o hoje Deputado Federal Domingos Sávio como Prefeito recém-eleito.

Foram cinco prefeitos diferentes e com amizades duradouras. Sua boa ligação com todos que o cercaram durante as décadas na vida pública, aliadas à sua experiência e invejável memória, fizeram de Ricardo uma verdadeira enciclopédia divinopolitana. Mesmo longe dos holofotes, ainda é requisitado por quem ocupa o cargo que um dia foi exercido com maestria por um dos servidores mais dedicados à cidade em toda a história.

Para o futuro, fica o desejo: uma cidade cada vez mais evoluída e que continue seguindo o legado deixado por quem fez história.

 

 

 

 

 

 

Entre no grupo do Whatsapp do Divinews e fique por dentro de tudo o que acontece em Divinópolis e região

comentários

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Estamos felizes por você ter escolhido deixar um comentário. Lembre-se de que os comentários são moderados de acordo com nossa política de privacidade.

  1. Mariana disse:

    Pelo histórico relatado aqui, era um homem visionário. Com habilidades em planejamento urbano. Que nossa cidade tem uma parcela de seus trabalhos aplicados em nossas ruas, construções. Infelizmente o Mundo está ficando cada dia mais carente de pessoas inteligentes, que fazem a diferença.
    Meus sentimentos aos familiares. Que seu legado seja respeitado e aplicado em busca de uma cidade melhor.

  2. Márcio Martins disse:

    Este sim um grande divinopolitano,vai fazer muita falta para a comunidade,meus sentimentos a família

  3. GIL disse:

    Uma grande pessoa e um excelente servidor. Uma grande perca.

  4. darcio abud lemos disse:

    Perdemos um grande SERVIDOR para a população de Divinópolis; parceiro do cidadão e defensor das ações públicas. Sempre agiu com honestidade e presteza às causas públicas. Meu sentimento aos familiares e amigos.

Continua depois da publicidade