Por recomendação do Ministério da Saúde, Divinópolis suspende vacinação das doses AstraZeneca às gestantes

Publicado por: Redação

Após a recomendação da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), foi suspendida nesta terça-feira (11), a utilização da vacina contra a Covid-19 da AstraZeneca/Fiocruz, em mulheres gestantes de Divinópolis e de todo país. Segundo a Secretaria de Saúde, até segunda ordem, as grávidas deixarão de receber as vacinas no Centro Administrativo e na Sede Campestre do Divinópolis Clube.

Divinópolis, assim como os demais municípios brasileiros, havia iniciado a vacinação contra Covid-19 em gestantes atendendo às recomendações da 6ª edição do Plano Nacional de Operacionalização da Vacinação contra Covid-19 definido pelo Ministério da Saúde.

Continua depois da publicidade

O Ministério da Saúde definiu gestantes, com comorbidades, como grupo prioritário a ser vacinado e no item 4.4 da Nota Técnica nº 467 de 26 de abril de 2021 foi definido que a vacinação neste público poderia ser realizada com qualquer vacina de plataforma de vírus inativado, de mRNA ou de vetor viral (plataforma utilizada pela vacina Astrazeneca/Fiocruz).

Conforme a Anvisa, a utilização da vacina AstraZeneca precisa seguir a orientação da bula, conforme o Programa Nacional de Imunização (PNI). A recomendação é resultado do monitoramento de eventos adversos feito de forma constante sobre as vacinas contra Covid em uso no país.

Ainda de acordo com a nota da Anvisa, o uso off label de vacinas, ou seja, em situações não previstas na bula, só deve ser feito mediante avaliação individual por um profissional de saúde que considere os riscos e benefícios da vacina para a paciente.

De acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS), não existe informações suficientes para uma decisão final sobre o uso das doses em grávidas. Em outros grupos, a vacinação com o imunizante AstraZeneca continua normalmente.

Tão logo a Prefeitura receba novas orientações sobre o assunto, um comunicado direcionado às gestantes será divulgado. A Secretaria Municipal de Saúde orienta que, todas as gestantes que apresentem qualquer tipo de evento adverso pós-vacinal, devem se encaminhar à unidade básica de saúde mais próxima para notificação e avaliação por profissional de saúde.

Entre no grupo do Whatsapp do Divinews e fique por dentro de tudo o que acontece em Divinópolis e região

comentários

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Estamos felizes por você ter escolhido deixar um comentário. Lembre-se de que os comentários são moderados de acordo com nossa política de privacidade.

  1. Anônimo disse:

    E agora José?
    Eis a questão, quem vai querer salvar?
    Desde inicio a anvisa e o governo ja falaram do perigo de tomar uma vacina precoce, mais a mídia e outros grupos por uso politico preferiu utilizar o risco por conta do presidente.
    Uma vacina demora anos para ser finalizada todos os testes, um exemplo a AIDS, ate hoje ainda não temos uma vacina eficaz.
    Mais quando começar as mortes ou contra indicações da vacina contra covid-19 ja temos nosso culpado né.
    Temos uma questão muita estranha e ate perigosa que poucas pessoas ja pensaram , a virus veio da china(dizem que por um animal) e a infa( materia prima) é produzida somente na china e índia, muuuuuito estranho.

    Maiss a culpa é do Bolsonaro kkkkkkk, e vamos tomar a vacina.

Continua depois da publicidade